Notícias

Tempo de Brincar agita Semana das Crianças

“Na pracinha”, projeto de BH, promove evento virtual, com programação inclusiva, e gratuito para todo o Brasil

Tempo de Brincar, encontro nas nuvens, acontece entre os dias 12 a 17 de outubro de 2021, com uma programação para toda a família: espetáculos de contação de histórias e brincadeiras cantadas, mediação de leitura de livros infantis, oficinas-vivências. 

Com curadoria do Na pracinha, o evento aproxima a família da cultura da infância através do brincar, valorizando a conexão que mais importa: o tempo junto. Em formato 100% on-line e gratuito, nas nuvens, as atrações estarão disponíveis no canal do YouTube para serem acompanhadas no tempo de cada um, respeitando o cotidiano diverso das famílias e a singularidade do tempo/espaço de cada criança. 

O evento traz uma programação totalmente inclusiva, com audiodescrição, legendas e libras. Todo o conteúdo foi pensado para incluir todas as crianças, como um grande encontro no quintal de casa. As histórias que fazem parte de todos os eventos do Na pracinha estão em formato acessível e as brincadeiras são para toda a família.

SOBRE "NA PRACINHA” + TEMPO DE BRINCAR

O “Na pracinha” é uma iniciativa multiliguagem dedicada às infâncias em Belo Horizonte, que contribui para que crianças, familiares, cuidadores e educadores se conectem a cidade através de experiências lúdicas e transformadoras. Há 9 anos, promove encontros que reconhecem a criança como sujeito social, abarcam as múltiplas infâncias e brincares pela cidade. 

O último encontro presencial foi em setembro de 2019. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, o projeto teria ações presenciais e descentralizadas pela cidade no ano de 2020. Com a pandemia, o encontro foi repensado para o ambiente digital, nas nuvens, oportunidade para que crianças de quintais de todo o País possam brincar juntas. 

O projeto dissemina e valoriza o patrimônio cultural material e imaterial referente às infâncias e contribui com a requalificação das experiências culturais, educativas e cidadãs da criança e do adulto. Seus encontros resgatam o sentido pleno, simples e puro da infância, a partir de brincares que respeitam o tempo e o espaço de cada criança. 

“O “Na pracinha” ressignificou a relação entre famílias e cidade, incentivando a ocupação dos espaços públicos, conscientizando de que é necessário frequentá-los e preservá-los como exercício de cidadania, as famílias se reapropriam do espaço que pertencem a elas, contribuindo para a redução do índice de violência no local”, ressalta a comunicadora, educadora e idealizadora da iniciativa, Flávia Pelegrini. 

SUJEITO SOCIAL 

Os eventos promovidos pelo “Na pracinha” reconhecem a criança como sujeito social. “São importantes espaços de desenvolvimento e convivência voltados ao público infantil, onde o brincar permite que a criança interaja e recrie o mundo que a cerca,  interação com diferentes linguagens artísticas é uma ação de mediação para formação de um adulto ativo culturalmente. Uma cidade educadora é aquela habitada pelas crianças, reconhecidas como sujeito. Por isso, o Na pracinha busca valorizar os espaços públicos e culturais, conscientizando as famílias de que é necessário ocupá-los e preservá-los como exercício da cidadania”, defende Flávia Pellegrini. 

Defendendo a filosofia “Vamos brincar lá fora”, o “Na Pracinha” originou um movimento pioneiro com um efeito multiplicador, pois viabilizou um maior conhecimento da cidade por parte de seus moradores. Foram mais de 80 eventos com diferentes temáticas em mais de 20 locais diferentes, com uma atuação descentralizada, circulando nas diversas regiões da cidade, e demonstrando perenidade e continuidade como características. Esta promoção dos espaços de Belo Horizonte originou o guia “Beagá pra Brincar”, lançado em julho de 2017 via financiamento coletivo.  

 PROGRAMAÇÃO

12/10 
Quintal da Guegué para brincar 

Se eu fosse uma casa, contação de histórias com Fabi Brasil 

Oficinas-Vivências com Iris Harry

13/10 
A menina dos olhos virados, contação de histórias com Fabi Brasil 

Oficina com elementos da natureza com Íris Harry 

14/10 
De filho para pai, contação de histórias com Fabi Brasil

Oficina de brinquedos tradicionais com Íris Harry 

15/10 
E afinal, menino tem asas?, espetáculo com Alessandra Visentin e João de Ana

Passarinhos, contação de histórias com Fabi Brasil 

16/10 
Cantos e Contos das Águas, espetáculo com Cia Pé de Moleque 

O abraço do ouriço, contação de histórias com Fabi Brasil

Oficina de brinquedos de papel com Íris Harry 

17/10 
A árvore mágica, espetáculo com Casa de Lua

O colecionador de infinitos, contação de histórias com Fabi Brasil

Oficina de brinquedos de vento com Íris Harry 

SERVIÇO 

Tempo de brincar - encontro nas nuvens 

De 12 a 17 de outubro de 2021 

www.youtube.com/napracinhanasnuvens 
www.instagram.com/tempodebrincarnasnuvens 
www.napracinha.com.br/tempodebrincar

Foto: Tanto Mar Fotografia

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.