Notícias

FEIRA LIVRE DE ARTE CONTEMPORÂNEA ESTREIA COM 65 ARTISTAS LOCAIS, AÇÃO EDUCATIVA, RODAS DE DEBATE E LEILÃO DE ARTE

FLAC ACONTECE ENTRE OS DIAS 27 E 29 DE OUTUBRO, EM BELO HORIZONTE

Entre 27 e 29 de outubro, Belo Horizonte recebe uma iniciativa inédita e pioneira que vai movimentar seu cenário cultural, a primeira edição da Feira Livre de Arte Contemporânea – FLAC, no CentoeQuatro. Realizado pela Akala, o evento traz a oportunidade de exposição e venda de obras de arte – contribuindo para profissionalização dos artistas – e a ampliação do acesso do público aos contextos de produção e circulação das Artes Visuais.

Durante a fase da convocatória, 185 inscrições passaram sobre o olhar criterioso do trio de curadores: Ana Luiza Teixeira Neves, Jorge Cabrera Gómez e Sara Moreno Rocha, que selecionaram 65 artistas e coletivos, prezando pelo desenvolvimento das obras e diversidade de idades, origens e temas trabalhados, que nortearam a escolha de artistas amadurecidos e também em processo de pesquisa e experimentação. Entre os participantes desta edição da FLAC estão: Cyro Almeida, Fabíola Tasca, Isabela Prado, Marcel Diogo, Maria do Céu Diel, Thiago Alvim.

Durante os três dias de Feira, os visitantes terão contato com diversas áreas de expressão artísticas como desenho, fotografia, pintura, colagem, gravura, grafite, escultura, assemblagem, cerâmica, instalação, vídeo, arte digital, performance, e outras manifestações. “A FLAC tem como objetivos fomentar o cenário artístico e divulgar a produção atual na capital mineira e seu entorno, em colaboração com galerias, circuitos e iniciativas afins, mas também sensibilizar para o reconhecimento da visão estratégica da Arte e da Educação Artística e Cultural como fundamentais para desenvolvimento integral de qualquer sociedade”, comenta Andréia Menezes De Bernardi, sócia fundadora da Akala, associação proponente do projeto, e uma das coordenadoras do projeto.

A programação ainda conta com um leilão de obras de arte, na abertura da feira, dia 27 de outubro. Cada artista participante selecionou ao menos uma obra inédita a ser leiloada e parte da receita será destinada à campanha Outubro Rosa através do grupo “Pérolas de Minas”, que atua na prevenção e combate ao câncer de mama em todo o Estado.

Além da Feira em si, a FLAC propõe a Ação Educativa que provoca uma reflexão sobre as obras presentes. Atividades convidarão o público a experiências, como visitas temáticas, que propõem um diálogo entre educador, visitante e artistas. Esta é uma maneira de refletir sobre criação, áreas de expressão artísticas e modos de fazer diversos. Além disso, nas mini oficinas, os educadores irão propor ações que convidam os participantes a explorar materiais e criar a partir de suas referências pessoais e experiências vividas na Feira.

A Feira Livre de Arte Contemporânea é realizada pela AKALA, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte – Fundação Municipal de Cultura, com o apoio do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais e o patrocínio do Instituto Unimed-BH e da MGS.

Foto Victor Burgos

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.