Notícias

Festival Harmoniza Nova Lima vai unir o melhor da gastronomia e das cervejas artesanais em diversos estabelecimentos da cidade

Iniciativa da Prefeitura, evento será realizado de 15 de outubro a 15 de novembro e contará com a participação de cervejarias, bares e restaurantes do município, que criaram cardápios especiais para harmonizar cervejas e petiscos

Com nove microcervejarias e 11 Home Brews (cervejeiros caseiros) instalados no município, Nova Lima vem sendo considerada a Bélgica brasileira. O volume produzido da bebida chega a 390 mil litros por mês e as cervejarias colecionam prêmios nacionais e internacionais pela inovação das receitas. Atenta a esse cenário e com o objetivo de fomentar a cultura cervejeira da cidade, além de expandir a gastronomia local, a Prefeitura de Nova Lima realiza, de 15 de outubro a 15 de novembro, o festival “Harmoniza Nova Lima”. O evento vai reunir 13 cervejarias, bares e restaurantes do município, que criaram cardápios exclusivos para harmonizar pratos e petiscos com os diversos rótulos artesanais produzidos na cidade.

Segundo a gestora do Departamento de Turismo de Nova Lima, Fabiana Giorgini, o festival terá um circuito descentralizado, envolvendo estabelecimentos de diversas regiões da cidade. A ideia, segundo ela, é ser um evento de degustação. “Quem aprecia as cervejas especiais sabe que é como tomar um bom vinho, cada rótulo harmoniza com um ingrediente diferente. Por isso, os cardápios dos bares e restaurantes participantes foram elaborados a partir desse conceito”, explica.

Ainda de acordo com a gestora, o festival é uma das iniciativas que a Prefeitura vem desenvolvendo para transformar Nova Lima em um polo cervejeiro, com o objetivo de potencializar o turismo gastronômico na região. Fabiana destaca também que, recentemente, o governo municipal lançou um concurso para escolha do selo alusivo ao Polo da Cerveja Artesanal, que terá o resultado divulgado em breve. “A ideia é ter uma identidade visual definida, que referencie a cidade como capital da cerveja artesanal. O selo será o elo entre o município, os produtores, a comunidade e o turista, unificando as diversas áreas da cidade em torno deste produto turístico âncora”, afirma.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.