Notícias

MIS Cine Santa Tereza recebe o Anima Mundi 2017

Edição itinerante do maior festival brasileiro dedicado a filmes de animação, traz a BH produções nacionais e internacionais, além oficinas de animação. Programação é gratuita

A Fundação Municipal de Cultura recebe neste final de semana, 13 a 15 de outubro, no MIS Cine Santa Tereza, a sexta edição itinerante do Anima Mundi, maior festival brasileiro dedicado a filmes de animação. Estão previstas a exibição de mais de 40 filmes nacionais e internacionais, além da realização de oficinas com diferentes técnicas de animação e uma palestra. A programação completa está disponível no site www.bhfazcultura.pbh.gov.br. A entrada é gratuita.

A seleção inclui filmes para toda a família, contando com produções de 11 países. No roteiro, destaque para as produções “Feral” (EUA), “O Presente” (Alemanha), e Guida (Brasil). Até domingo, serão mais de 40 produções entre curtas e longas metragens, escolhidas pela curadoria do festival em suas edições mais recentes. Outra atração será a palestra “A importância do curta-metragem como laboratório de formação e criação” com a animadora Rosaria (RJ), diretora da Fasfavor Desenhos Animados e vencedora de diversos prêmios durante o Festival Anima Mundi 2016, entre eles o prêmio de melhor curta, melhor curta brasileiro, prêmio Canal Brasil e Prêmio BNDES de melhor curta.

O público será motivado também a soltar a imaginação nas oficinas do Estudio Aberto. Os participantes terão a oportunidade de entender na prática como nasce uma animação. As oficinas irão possibilitar a aproximação e interação do público com diversas técnicas de animação. Na oficina de “Pixilation”, os participantes se transformam em personagens com vestuários irreverentes e fazem com seu próprio corpo poses variadas que são fotografadas e reproduzidas em sequência, criando o movimento em telas de vídeo. A oficina de “Massinha” estimula a criação através da técnica stopmotion. Após modelarem seus personagens, cenários e roteiro, os participantes os movimentam e fotografam, assistindo ao resultado imediatamente na tela de vídeo. As oficinas são gratuitas e podem ser experimentadas por crianças e adultos, leigos ou iniciados. Não é preciso experiência ou inscrição prévia e os atendimentos são por ordem de chegada.

O Anima Mundi 2017 - Circuito BH é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, Fundação Municipal de Cultura, com o patrocínio da Liq e apoio cultural do MIS Cine Santa Tereza. Realização Anima Mundi e correalização da Pop Produções Artísticas.

O Anima Mundi

Há 25 anos é realizado anualmente nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Tornou-se o segundo maior Festival do gênero no mundo e importante referência internacional do cinema de animação. Mais de 1 milhão de espectadores já passaram pelo Festival ao longo de suas edições. A existência do Anima Mundi tem sido fundamental pela solidificação de um novo cenário da animação brasileira, que tem alcançado inserção e reconhecimento no mercado internacional. O festival criou convergências entre os diferentes setores fundamentais para o crescimento da produção de animação brasileira: o público, os autores e produtores dos filmes, as empresas patrocinadoras e apoiadoras, a imprensa, os fornecedores e os colaboradores.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.