Notícias

Começa hoje o Circuito Cultural Pampulha

A Pampulha será palco neste fim de semana da primeira edição do Circuito Cultural Pampulha. O lançamento acontece hoje, dia 11, na Praça Geralda Damata Pimentel, no final da Avenida Fleming, com um leque de atrações musicais. Na quinta, dia 11, sobem ao palco Titane, Congadar e Chico César, a partir das 19h. Também nesse fim de semana se apresentam Maíra Baldaia, Bloco dos Pescadores e Espetáculo A Princesa Gaia no dia 12, a partir das 17h30, e Tianastácia e Grupo Unión Latina, no dia 13, também a partir das 17h30.

O Circuito Cultural Pampulha promove a democratização de acesso e popularização desses locais tão importantes para o cenário cultural da cidade, dando espaço para os artistas mineiros. A cantora e compositora Titane irá promover um encontro entre a sua banda e o artista Chico César. “Vamos apresentar uma seleção de músicas retiradas de meus vários cds e incluirei também canções de autoras mineiras que cantarei pela primeira vez. A Pampulha é um dos nossos grandes patrimônios. Um lugar que todos gostamos de visitar. Ocupar seus espaços com carinho, cuidado e muita música é uma conquista”, afirma a cantora.

A programação tem o objetivo de estimular a aproximação e a convivência do público com o Patrimônio Cultural da Humanidade, promovendo a relação de pertencimento e o reconhecimento da importância da preservação. O evento, que entra no calendário de Belo Horizonte este ano, contará com intensa programação artística, incluindo teatro, dança, circo, música, exposições, culturas urbanas, cinema, literatura, performances e gastronomia.

Além de divertir e promover a interação entre belo-horizontinos e visitantes, o Circuito Cultural Pampulha desenvolve uma ocupação artístico-cultural nos espaços tombados como Patrimônio Cultural da Humanidade e os utiliza de forma consciente, valorizando o espaço pelo seu potencial arquitetônico e histórico, promovendo uma nova opção de convivência estimulada pelas artes e pela cultura.

Patrimônio da Humanidade

O Conjunto Moderno da Pampulha tornou-se Patrimônio da Humanidade pela Unesco em julho de 2016, ao representar uma obra-prima do gênio criativo humano, pelo impacto sobre o desenvolvimento da arquitetura, urbanismo e paisagismo e por ser um exemplar excepcional de conjunto arquitetônico.

Um dos itens sob os olhos da Unesco é exatamente a relação entre a sociedade e o seu bem considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, o que reforça a ideia de circuito. Sob esta perspectiva, o projeto aproxima a população belo-horizontina e visitantes do Conjunto Moderno da Pampulha, por meio de uma intensa e qualificada programação.

Programação Circuito Cultural 2018

Dia 11 de outubro – 19h – Praça Geralda Damata Pimentel

Chico César

Titane

Grupo Congadar

Dia 12 de outubro – 17h30 – Praça Geralda Damata Pimentel

Maíra Baldaia

Bloco dos Pescadores

Espetáculo A Princesa Gaia

Dia 13 de outubro – 17h30 – Praça Geralda Damata Pimentel

Tianastácia

Grupo Union Latina

Dia 27 de outubro

Luiz Rocha

Dia 10 de novembro

Thales Dusar

3 DJs

Dia 24 de novembro

Cliver H.

Dia 8 de dezembro

Blues Single

Blues Band

Dia 15 de dezembro

Show convidados

Fernando Pacheco

Dia 26 de janeiro

Peça Um Solteiro Fora de Forma

Dia 9 de fevereiro

Peça Palhaços

Dia 23 de fevereiro

Peça Stand Up

Dia 09 de março

Peça Amor

Foto: Luiz  Garrido 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.