Notícias

Série Manhãs Musicais da FEA apresenta: Recital de violoncelo e piano com Meredith Blecha-Wells e Sun Min Kim

21 de outubro, domingo, às 11h, na Sala Sergio Magnani

A tradicional série Manhãs Musicais da Fundação de Educação Artística - FEA - apresenta recital de violoncelo e piano com Meredith Blecha-Wells (EUA) e Sun Min Kim (Coreia do Sul).

 

> PROGRAMA

. Fantasiestücke - Robert Schumann (1810-1856)

I Zart und mit Ausdruck

II Lebhaft, leicht

III Rasch und mit Feuer

. Suite Miniatura - Bohuslav Martinu (1890-1959)

. Sonata No. 4 em Do Maior para Violoncelo e Piano, Op. 105 no. 1 - L.von Beethoven (1770-1827)

Andante – Allegro vivace

Adagio – Tempo d’andante – Allegro vivace

. Variações numa Canção Slovak - Bohuslav Martinu

 

> Imagens:

Crédito: Divulgação FEA

 

Crédito: Hanna Hurwitz / Divulgação FEA

 

> Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=vQoabwBX7ac

 

Meredith Blecha-Wells

Elogiada por seu “tom belamente cheio e liricamente forte” pela revista Gramophone, Meredith Blecha-Wells é uma artista e instrutora muito procurada. Ela já tocou em boa parte dos Estados Unidos, Europa, Austrália, América Central e Coréia do Sul. Atualmente com sede em Oklahoma City, a Dra. Blecha-Wells se apresenta regularmente com a Filarmônica de Oklahoma City, Brightmusic Chamber Ensemble, o Tulsa Camerata e os Players da Câmara Pangea. Como artista, a Dra. Blecha-Wells lançou recentemente seu primeiro álbum, Small Storms: Uma coleção de peças curtas para violoncelo e piano de Bohuslav Martinu. Lançado no selo da Navona Records, seu desempenho é descrito como “tecnicamente deslumbrante” (a Nota Inteira) e é elogiado por seu “calor lírico e sua capacidade atlética” (Descobertas da Música Clássica). Outros empreendimentos de gravação incluem projetos para a Corporação Lorenz, bem como performances na WMBR (Cambridge, MA), KALX (Berkley, CA), WRUV (Burlington, VT), WCNY (Syracuse, NY) e KUCO (Edmond, OK). A Dra. Blecha-Wells é atualmente Professora Associada de Violoncelo na Universidade Estadual de Oklahoma, onde recebeu o Prêmio de Faculdades Júnior pela Faculdade de Artes e Ciências de Excelência Científica. Ela é mestra e bacharel em performance pela Universidade de Indiana, estudando com Janos Starker e Helga Winold. Ela também é doutora em Artes Musicais em Performance e Literatura pela Eastman School of Music, onde atuou como assistente de ensino de Distinguido Professor Alan Harris.

 

Sun Min Kim

O pianista sul-coreano Sun Min Kim é professor da Denison University, onde coordena a área de piano. Ele fez sua estreia na Orquestra Sinfônica de Ulsan aos 13 anos, interpretando o Concerto para Piano de Grieg. Foi premiado em competições nacionais e internacionais, como o Concurso Internacional de Piano Internacional Maria Canals, Concurso Internacional de Piano Bradshaw & Buono, MTNA, International Crescendo Music Awards, Concurso de Piano Solo Brevard Music Center, Concurso Harold Protsman de Piano, Competição da Society for Piano e Lee Biennial Piano Competition. Em 2008 recebeu, da Mu Phi Epsilon, o Sterling Achievement Award, a mais alta homenagem que a fraternidade concede aos seus membros colegiados. Como laureado de vários prêmios, ele estreou no Weill Recital Hall do Carnegie Hall, no Merkin Concert Hall e em outros locais de prestígio nos Estados Unidos e no exterior. Tem apresentado frequentemente recitais solo e de música de câmara em festivais como o Aspen Music Festival, o Banff Centre, o Brevard Music Center, o Piano Texas, o Praga International Masterclass, o Quartet Program e a École Redaille na Bélgica. Sun Min é um conferencista ativo, jurado de competiçŏes e tem lecionado masterclasses em inúmeras escolas de música pelo mundo. Seus atuais e antigos alunos foram premiados em competições nacionais e internacionais de piano. Sun Min Kim é doutor pela Eastman School of Music, onde estudou e trabalhou como assistente de ensino para Nelita True. Também estudou música de câmara com Jean Barr. Sun Min já ensinou na Indiana University of Pennsylvania, na Oklahoma State University e na University of Rochester.

 

A SÉRIE MANHÃS MUSICAIS

Em 1963, ano inicial da Fundação de Educação Artística, foram instituídas as Manhãs Musicais, quando o maestro Sergio Magnani organizou a série de concertos assim denominada, no Auditório do Instituto de Educação. Os recitais eram mensais e tinham como temática a música do século XX. Na nova sede da Rua Gonçalves Dias, desde fins de 1997, a FEA retomou essa prática oferecendo concertos quinzenais e até semanais, aos domingos, às 11h, com temática mais abrangente.

 

A FUNDAÇÃO DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA – FEA

A Fundação de Educação Artística - FEA - é uma entidade sem fins lucrativos, de forte cunho social, com penetração em todas as classes sociais, que tem como objetivo contribuir - onde o Estado não atua suficientemente - para a democratização, o aprimoramento e a atualização do ensino das artes e, em particular, da música. Criada, em maio de 1963, por um grupo de artistas e intelectuais mineiros, apresentou-se, desde sempre, como um centro de experimentação, renovação e difusão artística de base cultural ampla.

No âmbito educacional, merece destaque o papel desempenhado pela FEA no processo de atualização do ensino musical, não só em Belo Horizonte, como também em diversos centros de formação do País. Por valorizar o intercâmbio entre as artes, a Fundação de Educação Artística mantém-se sempre aberta a novas ideias, experimentações, pesquisas e é, essencialmente, uma defensora contumaz da música de nosso tempo.

 

Foto:Divulgação FEA

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.