Notícias

CORAL MUSICANTO NA CASA FIAT DE CULTURA

Apresentação faz parte do programa Música na Capela, com interpretações de grandes compositores, do clássico ao popular

No dia 22 de outubro, o Coral Musicanto se apresenta na Capela de Santana da Casa Fiat de Cultura, com interpretações de músicas eruditas e populares de grandes compositores, como Mozart,Chopin, Vinicius de Moraes e Tom Jobim. O concerto faz parte do programa Música na Capela, que há dois anos traz corais e orquestras de câmara para apresentações aos domingos pela manhã, uma vez ao mês. O Coral Musicanto tem regência de Divino Francisco de Castro, fundador do grupo, econtará com participação especial do pianista Douglas Alves Niso, do acordeonista Sílvio Morais, do violonista Jonas Morais e da coralista Hsayuri Brant. O concerto será realizado das 11h às 12h e tementrada gratuita, com espaço sujeito a lotação (80 lugares).

O Coral Musicanto abre o repertório com música erudita, que inclui a célebre Ave Maria, de Franz Schubert, e composições de um dos maiores gênios da música clássica, Mozart: Ave Verum Corpus e duas partes de Requiem, Confutatis e Lacrimosa. Em seguida, o pianista Douglas Alves Niso fará um solo, e o coral continua a apresentação com música clássica, como Valsa do Adeus, de Chopin, e uma série de composições populares brasileiras. A interpretação de Boiadeiro, de Luiz Gonzaga, conta com a participação do acordeonista Sílvio Morais e do violonista Jonas Morais, e a apresentação de Eu sei que vou te amar, composta por Vinicius de Moraes e Tom Jobim, inclui a coralista convidada, Hsayuri Brant. O grupo encerra o concerto convidando o público a cantar junto aos coralistas a aclamada música Cantores do Rádio, de Lamartine Babo, Alberto Ribeiro e João de Barro.

A próxima apresentação do Música na Capela será realizada no dia 12 de novembro com o Grupo de Câmara Sesiminas.

Iniciado em 2015, o Música na Capela busca ampliar o conhecimento e a formação musical do público, com apresentações gratuitas de experientes músicos. O programa é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Casa Fiat de Cultura, com patrocínio de Fiat, Banco Fidis, Fiat Chrysler Finanças, CNH Industrial Capital, New Holland Construction e Banco Safra, e apoio do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), do Governo de Minas e do Governo Federal.

Regente Divino Francisco de Castro

Fundador e regente do Coral Musicanto, Divino Francisco de Castro se formou em Regência em cursos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Divino também é professor de Percepção Musical e Teclado no Centro Cultural Espaço das Artes de Contagem.

Coral Musicanto

Criado há 19 anos, o Coral Musicanto é formado por jovens e adultos do município de Contagem e cidades adjacentes. São mais de 30 coralistas, que interpretam obras eruditas, folclóricas, clássicas, gospel e populares. O grupo já participou de festivais nacionais e internacionais e seu principal objetivo é levar às comunidades o conhecimento sobre música, sobretudo, do canto coral. O coral tem o Apoio da Prefeitura de Contagem, através da Fundação de Cultura do Município de Contagem.

Casa Fiat de Cultura

Há 11 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, 40 importantes exposições, de renomados artistas brasileiros e internacionais. A grande arte de Caravaggio, Chagall, De Chirico, Rodin, Tarsila do Amaral e outros pôde ser apreciada e discutida de forma gratuita ao longo dos anos, por todos os públicos, de todas as idades e classes sociais.

Sempre com mostras inéditas, a instituição, mantida pelas empresas do Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e CNH Industrial, desenvolve um Programa Educativo que é peça fundamental nesse trabalho de valorização e de ampliação do conhecimento proporcionado a seu público. Para cada exposição, são idealizados conceitos e temáticas a serem trabalhados em atividades educativas, em um modelo de Ateliê Aberto, que proporciona aos visitantes um espaço de experimentação livre e de participação nos processos do fazer criativo.

Cerca de 2 milhões de pessoas já visitaram a Casa Fiat de Cultura e mais de 300 mil pessoas participaram das atividades educativas. Para cada público, uma abordagem especial é adotada, com o intuito de encantar e transformar, de maneira positiva, o imaginário de cada visitante. É com esse espírito de envolvimento e inclusão que a Casa Fiat de Cultura tornou-se referência no Brasil, por meio da arte e da cultura, ao proporcionar experiências memoráveis ao público.

Foto: Leo Lara

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.