Notícias

HIATO ARTEMOVIMENTA apresenta Luminescência

Fruto de uma inspiração da bailarina e diretora Deborah Lopes a partir de um de seus processos de investigação pessoal e das trocas com seus amigos e parceiros de trabalho chegando a uma construção coletiva envolvendo professoras(es), alunas(os) e parceirias da HIATO.

Essa composição tem as assinaturas de Deborah Lopes, Fernanda Diniz, Tulio Cassio, Bárbara Maia, Pollyanna Rosa, Fábio Costa, Dadyer Ramos, Bernardo Gondim, Cristhyan Pimentel, Waldilei Filgueras, Léo Garcia, Luciana Lapér, Mariana Borges, Mauro Figa, Gustavo Felix, Carol Cafiero, Helena Maria de Macedo, equipe de produção Liliane Moraes e Guilherme Castro, alunas e alunos; Ana Carolina Chaves, Ana Carolina Torres, Daniela Johannes Rad, Diana Uhlig, Elisa Righetto, Fernanda Burgarelli, Heliane Anghinetti, Isabel Otoni, Janine Helena (também parceira de produção) , Júlia Vasconcelos Magalhães, Laura Carelos, Leticia Nunes Cruz, Luciana Oliveira Brasil, Mariana Guedes, Melissa Teixeira, Nicole Gonçalves, Patrícia Couto, Rafo Barbosa, Raquel França, Stella Thais (também parceira de produção), Zado Luz.


O trabalho desenvolvido por Deborah Lopes como diretora e professora da escola de dança HIATO ARTEMOVIMENTA, tem como missão promover as alunas e alunos os primeiros contatos com a dança, possibilitando a construção de uma base para a formação artística através da valorização do corpo como ele é e como se movimenta. O processo de formação proporciona um aprendizado através de técnicas de dança e experimentação do corpo em movimento, respeitando os limites de cada envolvido e potencializando individualidades. 

Há mais de 5 anos a professora e bailarina Deborah Lopes vêm dirigindo espetáculos de dança com bailarinas e bailarinos em formação, com suporte de Fernanda Diniz com a gestão e produção, Tulio Cassio na codireção artística, além de uma equipe de professoras(es) e coreógrafas(os). A parceria firmada em 2013 já rendeu a montagem de seis espetáculos, com destaque para as duas últimas criações, TRANSCRITO (2016) e LOGO ALI (2017).


A montagem do espetáculo de 2018 representa o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do ano e proporciona ao elenco uma vivência que reúne diversos aspectos do aprendizado. Além disso, convida o público a refletir sobre as diferentes formas de expressões de um corpo em movimento e a experimentar uma conexão com a dança.


Luminescência,

Ausência e presença de luz... 

A dinâmica acontece a partir de um caminhar adentrando em estados, "ausência" e "presença" de luz. Apoiados numa investigação do que pode também ser um processo de auto conhecimento e algumas das nuances que esse percurso pode provocar para quem se aventurar na cena e na sina de olhar pra si.

A narrativa propõe ao elenco e ao expectador uma visita para dentro. Esse interno é simbolizado por um quarto escuro regido pela ausência e presença de luz onde o silêncio do vazio e as vozes do inconsciente são potentes condutores para acessar diferentes estados, dentre estes o de presença genuína e de plenitude. Toda a trama conta com a costura cuidadosa das cenas elaboradas e escolhidas de modo plástico, sutil, profundo, simples e fluido. Essas nuances remetem ao nosso cotidiano. Sem apego a uma visão exageradamente romântica ou apoiada a visão puramente lacaniana, a dramaturgia ganha poesia e plasticidade cênica na composição mesclada entre elenco amador e profissional que se uni com o propósito de trocar suas vivências e trajetórias para composição desse processo criativo.

Acessando estados corporais a partir de um sentir legítimo, alunas e alunos levam suas verdades à cena, abrindo mão de encenação puramente representativa e trocando por uma condução genuína.

O trabalho de bailarinas e bailarinos profissionais e bailarinas(os) adultas(os) em formação chega revelando o quanto o movimento é inerente ao ser e pode ser vivenciado tanto por profissionais quanto por um elenco amador.


Luminescência, trabalho fruto da aprovação do edital de ocupação do Teatro Francisco Nunes e apoio da Conosco Artes e Ofícios.

Ingressos à 20 reais. Os lugares são marcados e os ingressos já estão à venda na HIATO ARTEMOVIMENTA. Ingressos comprados pelo Sympla não terão lugares marcados. Havendo ingressos, estes poderão ser vendidos no dia do espetáculo, 2 horas antes do início.

Foto:   Mariana Borges.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.