Notícias

GRUPO NEOCENTER COMPLETA 25 ANOS DE LUTA PELA VIDA

O Neocenter, maior grupo de Medicina Intensivista Neonatal e Pediátrica de Minas Gerais, completa 25 anos com mais de 30 mil atendimentos a crianças. Na próxima sexta-feira, dia 20, no Mercure Lourdes, os médicos fundadores, Dr. Waldermar Henrique Fernal, Dr. José Sabino de Oliveira, Dr. Wagner Neder Issa, Dr. Marcus Ângelus Jannuzzi de Oliveira e Dr. Oswaldo Trindade Filho, receberão convidados, dentre eles familias e ex-prematuros extremos atendidos nas UTIs do Neocenter nesses 25 anos de atividades.

O Neocenter nasceu em 1992, quando cinco jovens médicos pediatras se uniram com o objetivo de construir um novo conceito em assistência neonatal pediátrica em Minas Gerais, inaugurando a primeira UTI na Maternidade Otaviano Neves. “Naquela época, a chance de sobrevida dos bebês prematuros, principalmente dos extremos, abaixo de 1kg, era praticamente mínima. O estado de Minas Gerais era muito pouco preparado para atender a essas crianças. Foi então que resolvemos nos unir para fazer a diferença e oferecer a esses bebês uma oportunidade de continuar a vida. Hoje, temos muito o que celebrar e faremos isso juntos com cada um que faz parte dessa história”, diz o Dr. Waldermar Henrique Fernal, Diretor Clínico do Neocenter.

Atualmente, o Neocenter atua nas maternidades Otaviano Neves e Santa Fé (Unineo), Hospital São Camilo e Hospital Felício Rocho. Durante o evento, será lançado o livro “Pequenos Guerreiros: a força de vida do bebê prematuro” (Folium Editora), que coloca, de forma leve, o que se passa em uma UTI neonatal. “Não é um livro técnico, mas sim um romance para as mães de UTI, a partir dos relatos de ex-pacientes prematuros extremos e das suas famílias, para que elas possam ver que é possível superar os obstáculos. As informações sobre o prematuro são muito recentes no mundo. Grande parte dos pacientes tem hoje, em média, 30 anos. Como essas crianças, principalmente os prematuros extremos, que nasceram com 500, 800 gramas, estão vivendo hoje? Existia uma cultura de que a história do prematuro extremo terminaria na alta. Mas não acaba ali. O tempo dessas crianças é diferente, até mesmo quando elas saem da UTI. E a sociedade precisa estar preparada para recebê-las”, explica a pediatra intensivista, Tilza Tavares, uma das médicas do grupo Neocenter. Parte do valor arrecadado com a venda do livro será destinada a uma entidade dedicada a prematuros.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.