Notícias

Diplomata compartilha seu convívio com Guimarães Rosa em palestra na Academia Mineira de Letras

Poucas pessoas tiveram a honra de trabalhar com Guimarães Rosa – escritor que marcou a literatura brasileira com sua obra – como o embaixador Lauro Moreira. Para que o público possa conhecer um pouco sobre a essência do autor, a Academia Mineira de Letras convida o diplomata para a palestra “Rosa do Sertão: meus encontros com Guimarães Rosa”. O conteúdo estará disponível no canal de Youtube da instituição a partir do dia 22 de outubro, às 11h.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed BH - por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e cem médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG.

Rosa trouxe imensa contribuição para a literatura brasileira, criando inclusive uma nova linguagem para se expressar e personagens que ficarão para sempre na cabeça e coração dos leitores. Exerceu também a medicina no início de sua vida profissional, ingressando depois na Carreira de Diplomata, onde permaneceu até o final de sua vida, aos 59 anos.

O Embaixador Lauro Moreira vai relatar, durante a palestra, um pouco de sua convivência com Guimarães Rosa, contato que durou até a morte do escritor.

Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2020, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever. Durante o isolamento social, as redes sociais da instituição também estão repletas de poesias, crônicas e dicas de leitura.

Sobre o palestrante:

Além de suas inúmeras atividades profissionais de Diplomata de Carreira ao longo de 47 anos, o Embaixador Lauro Moreira foi sempre um militante da causa cultural e artística, dedicando-se às artes cênicas (ator, diretor e autor), ao cinema (documentarista) e à fotografia (premiado em concursos nacionais). Em todos os postos diplomáticos por onde passou - Buenos Aires, Genebra, Washington, Barcelona, Rabat e Lisboa - devotou-se com afinco à promoção das artes e da cultura de seu país.

Entre inúmeras distinções honoríficas, Lauro Moreira recebeu a Gran-Cruz do Mérito da República Federal da Alemanha, a Gran- Cruz da Ordem de Rio Branco e a da Ordem do Infante Dom Henrique, de Portugal, além do Colar Hassan-Al-Alauí, do Reino do Marrocos. Do Estado de Goiás, recebeu o Troféu Jaburu e o Troféu Tioko, da União Brasileira de Escritores. Em 2009, ao coroar sua longa Carreira a serviço da Diplomacia brasileira, no Posto de Embaixador do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, foi agraciado pelo Movimento Internacional Lusófono com o título de Personalidade Lusófona do Ano. Em 2011 recebeu especial homenagem da Câmara Municipal de Odivelas, em Lisboa, ao se inaugurar uma placa em que foi distinguido com o título de Príncipe da Lusofonia. Em 2016, foi distinguido ex aequo com o Prêmio José Aparecido de Oliveira, da CPLP, pelos serviços prestados à causa da Lusofonia.

SERVIÇO:

Palestra on-line “Rosa do Sertão: meus encontros com Guimarães Rosa", com Lauro Moreira

Data: a partir de 22 de outubro, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Mais ainda, fomenta a geração de empregos e renda em nossa cidade, além de viabilizar projetos socioculturais para a comunidade. São iniciativas que fazem a diferença na vida das pessoas. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$120 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5.100 médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 850 mil pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura e foram gerados 16 mil postos de trabalho.

Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.

Cemig

De onde vem a nossa força?

A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br

Foto: Guto Cortês

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.