Notícias

“Organizar é o contrário de procrastinar”, explica Micaela Góes, apresentadora do Santa Ajuda

A consultora em Organização participou da sétima edição da Feira Organiza Brasil, que ocorre até essa sexta (23) em formato 100% online e gratuito

Considerado o maior evento de Organização no país, a Feira Organiza Brasil promoveu uma live nessa segunda-feira, 19 de outubro, com Micaela Góes, apresentadora do “Santa Ajuda”, no canal GNT.

Assim como no programa, a especialista deu dicas para ajudar na organização da casa. “Organizar um ambiente vai além de encontrar um lugar adequado para cada objeto. A prática busca uma funcionalidade que traga fluidez à rotina e que proporcione bem-estar”, comentou.

Para ela, somos pouco educados a praticar a organização. “Em geral, nosso primeiro contato com o tema, na infância, é ensinado como punição. Já ouvimos e repetimos frases como ‘se você não arrumar a cama, ficará de castigo’, o que acaba nos afastando do assunto e não ensina a usarmos a organização como ferramenta”.

O segredo para transformar esse quadro está em criar melhores hábitos. “Organizar é o contrário de procrastinar. Um truque, então, seria pensar em tudo o que podemos adiantar para que nossa rotina seja mais funcional. Estamos vivendo uma nova realidade social devido à pandemia do coronavírus que também pede essa reeducação de nossa parte. Agora, temos de reservar mesas nos restaurantes, comprar ingressos do cinema com antecedência, ou seja, planejar”, explica.

Atitudes simples no dia a dia também colaboram para uma vida mais disposta. Arrumar a cama e abrir a janela do quarto ao acordar, varrer a casa, lavar a louça que pode ter ficado do dia anterior, aproveitar o momento do banho e lavar o banheiro, cozinhar pensando em mais que uma refeição e planejar o cardápio da semana são algumas delas.

A especialista conta, ainda, que a organização passa sempre pelas mesmas quatro etapas:

Triagem ou seleção: é olhar para as coisas que você tem em casa (roupas, livros, louças etc.) e separar o que você deseja manter e o que quer descartar. Em seu programa, Micaela usa caixas nas cores verde, amarelo e vermelho nessa etapa. O que fica vai para o cesto verde, no amarelo o que pode ser doado e no vermelho o que deve ser eliminado.

Categorização: após a triagem dos objetos, o que fica deve ser agrupado em categorias. Por exemplo, calça com calça, talheres juntos, brinquedos no mesmo espaço. A classificação pode ser pensada na maneira que fizer mais sentido à sua realidade.

Encontrar o lugar certo para cada coisa: nessa etapa, o ideal é criar condições que irão facilitar a rotina de cada um. É a hora de deixar as xícaras de café próximas à cafeteira, as canetas na escrivaninha, itens de higiene pessoal no banheiro (e por aí vai de acordo com cada necessidade).

Saiu, coloca de volta: Tirou um objeto de seu lugar? Depois de usar, lembre-se de colocá-lo de volta no lugar que destinou a ele. Essa é uma etapa desafiadora, pois é a hora de recondicionar nossos hábitos.

Quer conferir mais dicas sobre organização? A Feira Organiza Brasil ocorre até o dia 23 de outubro, sexta-feira, em formato 100% online e de forma gratuita. Com a participação das principais empresas do mercado, o evento também coloca em contato com o público os chamados personal organizers, além de um leque de produtos que inclui desde armários e closets, cozinhas, despensas, home-office, quarto de bebê e criança, equipamentos, livros, entre outros itens fundamentais para quem quer tornar sua vida mais prática.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.