Notícias

BH recebe Encontro Pedagógico Latino-americano

Temas como educação indígena e direitos LGBTI estarão em pauta

Entre 15 e 17 de novembro, Belo Horizonte será a capital latina da pedagogia. O IV Encontro Pedagógico Latino-americano (Encuentro Latinoamericano) chega à capital mineira o slogan “Democracia e resistência: educação pública em luta” e proposta de discutir de o panorama da privatização e da mercantilização da educação; políticas neoliberais; gestão democrática e participação social; novas tendências educacionais e direitos trabalhistas são alguns dos temas abordados nos debates. O evento tem presença de representantes de 18 países da América Latina.

Entre os participantes confirmados, muitos nomes importantes da pedagogia no continente: Ladislau Dowbor, economista e professor titular de pós-graduação da PUC-SP; Nilma Lino, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais;Gustavo Fichman, professor titular no Mary Lou Fulton Teacher’s College da Arizona State University, nos EUA; Dalila Andrade, professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais; Angelo Gavrielatos, diretor mundial da campanha contra a Privatização e Comércio Educativo da Internacional da Educação; Roberto Aguilar, Ministro da Educação do Estado Plurinacional da Bolívia; Axel Kicillof, Deputado Federal da República da Argentina, e Luiz Fernando Dourado, professor da faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, são alguns dos palestrantes confirmados.

O IV Encontro Pedagógico Latino-americano tem início oficial na quarta-feira, 15, no Centro de Convenções do Actuall Convention Hotel, na Rodovia Fernão Dias, 3443, Contagem. O evento é organizado pela Internacional da Educação para América Latina (IEAL), em conjunto com a CNTE, e com o apoio de Larärforbundet, da Suécia, e Utdanningsforbundet, da Noruega.

Temas importantes

Nos dias 13 e 14 de novembro, serão realizadas várias reuniões temáticas em que será discutido o papel da educação pública e dos sindicatos em questões mais específicas. Entre estas reuniões estão a Educação Infantil, a Educação e os Direitos LGBTI, os Povos Indígenas e o encontro regional da Rede de Trabalhadores Educacionais do IEAL.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.