Notícias

Sempre Um Papo recebe o fotógrafo Bob Wolfenson

O Sempre Um Papo receberá o fotógrafo Bob Wolfenson para o debate e o lançamento do livro que leva seu nome “Bob Wolfenson”, da Terra Virgem Edições, que compõe a coleção Fotógrafos Viajantes. A obra traz imagens selecionadas pelo editor Roberto Linsker, do acervo de quase 50 anos do fotógrafo, com 58 fotos de famosas e de mulheres do círculo íntimo de Bob, entre elas Gisele Bündchen, Tais Araujo, Luiza Brunet, Fernanda Torres, Juliana Paes, Rita Lee e Alessandra Negrini. O escritor Reinaldo Moraes, que é amigo de juventude de Bob, assina o texto de apresentação. O evento será no dia 24 de novembro, sexta-feira, às 19h30, com entrada gratuita, no Auditório da Cemig – Rua Alvarenga Peixoto, 1200, Santo Agostinho, em BH. 

“Este é um livro de mulheres, misturando imagens provocativas com outras mais contidas. Nenhuma no entanto passa despercebida. Todas são lindíssimas, seja pela beleza dos corpos nus, pelos olhares, pela atitude, mas principalmente pela forte presença. Na sequência das páginas que editei há uma conversa abstrata entre essas mulheres – cromática, estética, manifesta… Esta minha escolha é uma entre as tantas possíveis para pincelar a fotografia de Bob Wolfenson”, diz Linsker.

Bob foi um dos principais nomes da revista Playboy nas décadas de 1990 e 2000, sempre requisitado por atrizes, modelos e cantoras nas mais diversas publicações mundo afora. “Algum fluxo se estabeleceu nesses encontros que me deu um salvo-conduto pra que resultassem no que resultaram e pra que um pequeno conjunto deles esteja aqui, tão bem representado neste livro”, diz ele. “Mais do que um retrato de celebridades dos últimos anos, é um livro que exalta a fotografia e tudo que envolve esse processo da direção e história que crio para cada novo personagem à imagem final”, completa.

Entre nus como o de Sonia Braga, Nanda Costa, Laura Neiva e Maitê Proença e cenas cotidianas, como Malu Mader amamentando o filho João ou Mariza Guimarães Couto, sua mulher, entrando num carro num dia de chuva, o livro trilha uma narrativa guiada essencialmente pela beleza.

No texto de apresentação, Reinaldo Moraes traduz o trabalho de Bob: “Fugindo à noção muito disseminada de que o bom retrato é aquele que capta a ‘alma’ de uma pessoa, Bob pensa que não é necessário ir a fundo na biografia e na mente da pessoa que será retratada, pois ‘fotografia não é psicanálise’, diz. Para o fotógrafo, um bom retrato é um ‘milagre’, mas não no sentido místico do termo. O milagre se dá, na verdade, quando ocorre um encontro das expectativas do veículo que encomendou o retrato, do próprio retratado e do fotógrafo com sua câmera, que se interpõe entre ele e o objeto de suas lentes. ‘Vou me abrindo para o imponderável’, diz o Bob, ‘e ao que pode ocorrer acidentalmente, ao que não estava no script original, como é da natureza dos encontros’.
Há imagens inéditas no livro, como os retratos de Luiza Brunet, Luciana Vendramini, Fernanda Torres, Ana Hickmann, Betty Prado, Vera Zimmermann e Laura Neiva. Este é o setimo livro de Bob, que parte, após o lançamento, para apresentá-lo no Paris Photo, dia 7 de novembro.

Título: Bob Wolfenson
Terra Virgem Edições
Personagens Fotografadas:
Gisele Bündchen, Salma Buzzar, Margaret Baroni, Bárbara Paz, Fernanda Young, Fernanda Torres, Patricia Pillar, Sonia Braga, Carolyn Carlson, Thairine Garcia, Gisele Zelauy, Mariana Weickert, Alessandra Negrini, Nanda Costa, Anitta, Mariza Guimarães, Iza, Janne Fitzgerald, Bruna Lombardi, Malu Mader, Carolina Ferraz, Betty Prado, Vera Zimmermann, Juliana Paes, Rita Lee, Cassia Avila, Mart’nália, Ana Hickmann, Natállia Rodrigues, Regiane Alves, Mylla Christie, Rosana Prado, Maitê Proença, Luciana Vendramini, Luiza Brunet, Renata Martins, Lovani Pinnow, Mariana Marcki, Renata Kupi, Vanessa Peele, Laura Neiva, Ana Beatriz Barros, Bettina Meinköhn, Melanie, Debie Mairèsse, Claudia Liz, Reca Remencius, Carla Monfort, Tais Araujo e Suyane Moreira.

Editor: Roberto Linsker
Fotografia: Bob Wolfenson
Texto: Reinaldo Moraes
Design: Pedro Mattos
Formato 12 x 16 cm
Capa dura
96 páginas, 58 fotografias
ISBN: 978-85-85981-88-4
Bilingue: português e inglês
Preço: R$ 70,00

Sobre Bob Wolfenson:
Desde que iniciou sua trajetória profissional, aos dezesseis anos, no estúdio da Editora Abril, o paulistano Bob Wolfenson já trabalhou com os principais gêneros fotográficos. E o fez com sucesso, tanto em seu estúdio como em viagens pelo Brasil e o mundo afora – tomando café da manhã no salão vazio do Hotel Glória em Caxambu ou pedindo room service do Copacabana Palace. Uma das referências nacionais como retratista, fotógrafo de nus e de moda, Wolfenson transita entre a publicidade e a arte. Já trabalhou para as principais revistas de moda como Vogue, Elle, S/N, Playboy, Harper’s Bazaar, Marie Claire e Rolling Stones e publicou vários livros como Jardim da Luz (Editora DBA/Companhia das Letras, 1996), Moda no Brasil por Brasileiros (Cosac Naify, 2003), Antifachada – Encadernação Dourada (Cosac Naify, 2004), Cinépolis (Schoeler, 2009), Apreensões (Cosac Naify, 2010),  Belvedere (Cosac Naify, 2013) e 24×36 (Schoeler Editions,2013). Seu trabalho, Nosoutros, foi apresentado na Galeria Millan no começo de 2017 e foi enviado para vários festivais no mundo afora. Wolfenson é também criador e editor da revista de arte e moda S/N. Muitas de suas obras fazem parte  dos acervos do Museu de Arte de São Paulo (Coleção Pirelli-MASP), do Itaú Cultural, Museu de Arte Moderna de Sao Paulo, Museu de Arte Brasileira – FAAP, Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC-USP), Zacheta National Gallery of Art (Varsóvia), entre outras coleções. Ademais, além de seus projetos autorais, em 2016, B.W. se envolveu como co-curador da exposição de Otto Stupakoff ao lado de Sergio Burgi, no Instituto Morreira Salles no Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.