Notícias

ABINC e Master Certificações firmam parceria para beneficiar empresas de tecnologia em todo os Brasil

Juntas pretendem avançar com as certificações da ANATEL para que novos sistemas e IoT comecem a funcionar no país

A ABINC (Associação Brasileira de Internet das Coisas) e a Master Certificações (OCD – Organismo Designado) pela Anatel para a certificação de produtos, acabam de anunciar uma parceria para impactar de forma positiva o ecossistema de IoT para a sociedade, parceiros e associados da organização.

O Brasil está cada vez mais atualizado com soluções e inovações de IoT (Internet das Coisas). Existem inúmeros produtos e equipamentos que têm chegado ao mercado brasileiro para todos os setores entre: indústria no geral, agronegócio, saúde e gestão hospitalar, e também, para a mobilidade urbana e trânsito. Mas para que esses sistemas façam parte da vida dos brasileiros, auxiliando no conforto e bem-estar de todos, é necessário estar em conformidade com a legislação brasileira. Neste caso, especificamente com a regulamentação técnica emitida pela Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações.

Para isso, essas soluções não podem gerar nenhuma interferência em outros equipamentos que têm funções necessárias para o dia a dia. Como por exemplo, os telefones celulares ou dispositivos wireless, os sistemas não podem comprometer a funções e o desempenhos desses aparelhos, isso pode trazer problema até mesmo com a segurança nacional e podem causar contratempos caso seja comprometidas: veículos de comunicação, aeroportos e até equipamentos hospitalares.

Por isso, a Anatel tem a função de acompanhar a evolução das tecnologias existentes no mercado mundial, que num curtíssimo espaço de tempo tornam-se disponíveis no Brasil, de forma que tanto os usuários quanto o espectro radioelétrico estejam protegidos. A regulamentação da Anatel existe desde 2004 para equipamentos deste tipo, porém, na ocasião não havia no mercado equipamentos tão evoluídos e com tamanha tecnologia como os de hoje. As normas passaram por diversas alterações nos últimos anos, incorporando novos tipos de produtos e tecnologias incorporadas.

Uma vez que os ensaios sejam realizados de acordo com as regras estabelecidas pela Anatel, é necessário que o produto passe por uma avaliação técnica cuja responsabilidade cabe a uma entidade chamada de OCD – Organismo de Certificação Designado, instituição técnica legalmente constituída que, por delegação da Anatel, conduz processos de avaliação da conformidade de produtos para telecomunicações, no âmbito da certificação compulsória, e expede os certificados de conformidade correspondentes.

Somente após haver a homologação da Anatel é que o produto poderá ser comercializado no país, portando a identificação da sua homologação também conhecida como selo Anatel. Sistemas que possuem este selo, atestam que os produtos são seguros para as famílias e para outros equipamentos. Por outro lado, produtos que não possuem a aprovação da Anatel podem representar um risco à saúde de todos.

Atualmente, vários outros segmentos (cidades inteligentes, Smart Home, Games, Esportes, Internet das Coisas – loT, Agronegócios, além do mercado pet) incorporaram a tecnologia sem fio (3G, 4G, LoRa, Wi-Fi, Bluetooth, RFID e NFC, entre outros) em seus produtos, o que exige obter a aprovação e a respectiva afixação do código de homologação da Anatel no produto para fins de comercialização no país.

Para trazer mais informações sobre a parceria, no dia 17 de novembro - às 17h, a ABINC junto com a Master Certificações realizará um Webinar para comentar sobre como a parceira irá  impactará positivamente os negócios de seus parceiros, associados e de várias empresas de tecnologia, trazendo benefícios e vantagens. Para participar basta se inscrever pelo link.
Sobre a ABINC
A ABINC, Associação Brasileira de Internet das Coisas (http://www.abinc.org.br), foi fundada em dezembro de 2015 como uma organização sem fins lucrativos, por executivos e empreendedores do mercado de TI e Telecom. A ideia nasceu da necessidade de se criar uma entidade que fosse legítima e representativa, de âmbito nacional, e que permitisse a atuação em todas as frentes do setor de Internet das Coisas. A ABINC tem como objetivo incentivar a troca de informações e fomentar a atividade comercial entre associados; promover atividade de pesquisa e desenvolvimento; atuar junto às autoridades governamentais envolvidas no âmbito da Internet das Coisas e representar e fazer as parcerias internacionais com entidades do setor.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.