Notícias

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DE OCUPAÇÃO EM 2019

Serão selecionadas até quatro propostas de artistas residentes em Minas. As inscrições devem ser feitas até 17 de dezembro

Estão abertas até o dia 17 de dezembro as inscrições para o edital do Memorial Minas Gerais Vale. O edital visa selecionar artistas com carreira iniciada a partir de 2008, para exporem seus trabalhos em duas galerias do Memorial, localizadas no 3º piso. Podem se inscrever artistas individuais ou em grupo, residentes em Minas Gerais, com propostas inéditas em pintura, desenho, vídeo, instalações e fotografias ou em qualquer outro suporte, formato ou linguagem. Os selecionados receberão prêmio de R$ 7 mil, além da cobertura de custos com transporte das obras dentro do Estado, montagem, divulgação e atividades de apoio. As inscrições devem ser feitas no endereço www.editalmemorialvale.com.

A Comissão de seleção, composta por cinco especialistas, fará a seleção de até quatro propostas que ocuparão o Memorial por um período aproximado de dois meses, em 2019. O edital completo está disponível no site www.editalmemorialvale.com.

Os artistas não residentes em Belo Horizonte ainda terão garantidas suas despesas de viagem, alimentação e hospedagem por períodos de tempo negociados e determinados – montagem, abertura da exposição e desmontagem.

Desde o primeiro edital de ocupação do museu, em 2013, o espaço já apresentou 20 exposições contempladas pelo projeto. Ciclo 2013/2014: “Entre”, de Carolina Cordeiro; “América, sacco e vanzetti”, de Ricardo Burgarelli; “Guerra dos perdidos”, de Ricardo Burgarelli e Luísa Horta; “Enquanto te esperava”, de Camila Otto; “O que não é vasto é raso”, de Renata Laguardia; “O Livro da dúvida – capítulo 1 – Adentrando o falto”, de Estandelau. Ciclo 2014/2015: “Monumento vidraça, monumento ruína”, de Daniel Bilac; “Dupla dobra”, de Marina R.B; “Cinza Fluorescente”, de Walter Gam; “Fachada”, de C.L. Salvaro; e “Célula/vaga”, de Daniella Domingues. Ciclo 2016/2017:“No mesmo tempo que crescem as plantas e todas as coisas”, de Efe Godoy; “Horizonte – Instabilidade”, de Victor Galvão; “Hiato”, de Luiz Eduardo S. Lemos; e “Por trás das formas”, de Gilson Rodrigues. Ciclo 2017/2018: “Não me espere para o jantar” de Adriel Visoto; “Tipologia das Multidões”, de Luiza Nobel; “Selfie Service”, de Xicão Xicão e “As coisas quando não são mais elas”, de Carolina Botura.

Sobre o Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale é resultado da parceria entre a Vale, a Fundação Vale e o Governo de Minas e funciona no antigo prédio da Secretaria de Estado da Fazenda, originalmente denominada Secretaria das Finanças no século XIX. O espaço é uma iniciativa que se alinha ao propósito da Fundação Vale de fortalecer as identidades culturais regionais e valorizar a cultura, a memória e o patrimônio histórico nos territórios onde a Vale atua.

 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.