Notícias

Música brasileira da melhor qualidade no Festival Cultural do Mercado

Grupo Toca de Tatu se apresenta na série de shows que tem movimentado o Mercado Central de Belo Horizonte

Trazendo destaques da música instrumental mineira, o Festival Cultural do Mercado apresenta no dia 23 de novembro, às 18h30, o grupo Toca de Tatu. Formado por Abel Borges (percussão), Lucas Telles (violão 7 cordas), Lucas Ladeia (cavaquinho) e Luisa Mitre (piano), o quarteto interpretará o seu mais recente lançamento, Afinidade. A abertura ficará por conta do grupo de percussão Batuque Salubre, formado por alunos da Escola de Artes do Instituto no Aglomerado Morro das Pedras. A programação do festival tem patrocínio do Instituto Unimed-BH e é viabilizado pelo incentivo de mais de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores do seu projeto cultural.

Como o próprio nome do trabalho diz, Afinidade representa a sintonia musical entre os integrantes do grupo, que compartilham o gosto pela pesquisa sobre música brasileira e a divulgação da música pelo país.

No repertório, obras de compositores mineiros que contemplam diferentes gerações e estilos musicais, reforçando a riqueza da música instrumental produzida no estado. Entre os nomes, estão os já consagrados e referências para a nova geração, Juarez Moreira, Célio Balona, Sérgio Santos, Tabajara Belo, Rafael Martini, Thiago Delegado e Leo Eymard, além dos próprios integrantes do Toca de Tatu, que são compositores de mão cheia.

Lucas Telles e Luísa Mitre, por exemplo, venceram edições do Prêmio BDMG Instrumental, que consagra os melhores compositores e arranjadores mineiros. A pianista ainda levou para casa a premiação de melhor arranjo de 2018, além de ter sido a segunda mulher em 18 anos a ganhar o prêmio.

O Toca de Tatu nasceu da união de jovens belo-horizontinos que buscam a construção de um trabalho de redescoberta e valorização da música brasileira de todos os tempos, elaborando arranjos e composições próprias.

Tendo o choro como referência primária, o grupo explora também outros gêneros e linguagens, prezando sempre pelo refinamento timbrístico, o cuidado com os arranjos e a influência da música de câmara de concerto e a brasilidade da música popular.

O primeiro trabalho do quarteto foi lançado em 2013, Meu Amigo Radamés, e marcou o início da caminhada do grupo, que coleciona no currículo o 2º Concurso Internacional Estúdio 66 e o 2º lugar no Festival de Choro Jorge Assad. O Toca de Tatu já se apresentou ao lado de Zé Nogueira, Cristóvão Bastos, Eduardo Neves, Nailor Proveta e Toninho Carrasqueira. Realizou duas turnês pela Europa, com shows, oficinas e workshops sobre o choro e a música brasileira, com destaque para o Reencontros Internationales de La Guitare, na França, e o Festival de Choro de Paris.

A temporada de apresentações do festival seguirá até novembro deste ano.
 

INSTITUTO UNIMED-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, há 15 anos, contribui com o desenvolvimento social em localidades de atuação da Unimed-BH. Para isso, desenvolve cinco grandes programas: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura.

Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.

Foto Maiara Marques

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.