Notícias

ÚLTIMOS DIAS PARA CONFERIR A EXPOSIÇÃO “CORPOS POLÍTICOS” NA ALIANÇA FRANCESA BH, COM REGISTROS DE EVENTOS LGBT

MOSTRA DA FOTÓGRAFA ISABELLA LEITE INCENTIVA A REFLEXÃO SOBRE AS DIFERENÇAS DE GÊNERO E DE IDENTIDADE, PROMOVENDO DIÁLOGO E AUTONOMIA

Com foco nas ações afirmativas dos LGBTs, a fotógrafa mineira Isabella Leite encerra nestaquinta, dia 22 de novembro, a mostra “Corpos políticos”, na Aliança Francesa Belo Horizonte. Este é o sétimo evento da programação anual da galeria Georges Vincent, com o tema geral “Arte na Luta”, em um total de oito exposições.

“Corpos políticos” é um recorte de 23 fotografias produzidas durante os campeonatos de gaymada (referência ao jogo esportivo queimada); a festa Duelo de Vogue; e duas edições da Parada do Orgulho LGBT em Belo Horizonte, em 2017 e 2018. Entre eles, o fato de serem todos eventos públicos que utilizam de linguagens artísticas para construção e afirmação de identidades não binárias. “A estética contida nas expressões, gestos, maquiagens, acessórios, linguagens verbais específicas e outros elementos são utilizados como formas de significação corporal e política, possibilitando uma construção de caráter fortificador para os grupos que se apresentam e para o público”, descreve Isabella.

Ao inserir o visitante “voyeur” no universo dos eventos registrados, a exposição incentiva uma reflexão em torno da diversidade a partir da apresentação de grupos socialmente engajados nas questões de gênero e em suas várias formas de manifestação. “O intuito é direcionar o olhar e os sentimentos para uma reflexão em torno das diferenças, das autonomias e, ainda, possibilitar diálogos entre o público e a cidade, entre a obra e suas implicações”, revela a fotógrafa.

Nesse sentido, a exposição fotográfica se apresenta como elemento fortificador da imagem e de sua potência no campo do corpo e da política. “Forma-se nesse lugar, um cenário propício para pensar a reconstrução do olhar para si a partir do exercício de olhar para o outro”, pondera Isabella.

 

Sobre a artista

Isabella Leite nasceu em Belo Horizonte e é fotógrafa desde 2013. Frequentou diversos cursos livres e escolas, com destaque para a Escola Guignard, Escola de Imagem, Metrópole e Estúdio Figa. Seu trabalho inclui retratos, registros de espetáculos, manifestações documentais e fotografias urbanas, sempre em busca de captar a totalidade dos espaços e dos sujeitos. Participou de exposições individuais e coletivas na capital mineira, como “Duas”, no Edifício Maletta; e “Desvio”, no Santeria Bar.

 

Foto: Isabella Leite.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.