Notícias

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais apresenta concerto no Museu Inimá de Paula durante o IV Encontro Internacional da Associação Brasileira de Palhetas Duplas

Público terá a oportunidade de acompanhar um repertório de caráter mais intimista, especialmente preparado para ser apresentado no museu

Belo Horizonte irá sediar, entre os dias 22 e 26 de novembro, o IV Encontro Internacional da Associação Brasileira de Palhetas Duplas. Renomados fagotistas e oboístas, brasileiros e internacionais, além de pesquisadores e estudantes, estarão presentes para tocar, debater e aprender sobre o universo musical dos fagotes e oboés.

No dia 25 de novembro, sábado, às 20h, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais irá apresentar um concerto especial dentro da programação do encontro. A regência será do maestro assistente da OSMG, André Brant, que vem realizando frequentemente concertos dos mais variados estilos, transitando entre o repertório erudito e o popular, com atuação constante também na preparação das óperas. As entradas para o concerto são gratuitas e a classificação é livre.

O Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam “Concerto da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais no IV Encontro Internacional da Associação Brasileira de Palhetas Duplas”. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm como mantenedores Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Master da ArcelorMittal, Patrocínio da Usiminas e da Copasa e Correalização da APPA – Arte e Cultura.

De acordo com Brant, o concerto será uma oportunidade de integrar artistas de variadas vertentes e estilos, além de marcar o retorno da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) ao Museu Inimá de Paula. “Passamos por um grande período sem apresentações da OSMG neste importante patrimônio cultural de Belo Horizonte e de Minas Gerais. Por se tratar de um espaço menor, de caráter mais intimista, construímos o repertório pensando justamente em peças que poderiam se adequar melhor a este formato”, destacou.

da programação, haverá a apresentação de uma peça do fagotista e músico da OSMG Cláudio de Freitas, composta especialmente para o concerto. Destaque também para a “Sinfonia nr. 6", de Franz Joseph Haydn, que segundo Brant é uma sinfonia concertante. “Isso significa que haverá vários solistas tocando durante a peça. O público terá a oportunidade de conhecer instrumentos pouco tradicionais, inseridos em um repertório construído unicamente para esta apresentação”, concluiu.

Programa:

1- Franz Joseph Haydn
"Sinfonia nr. 6" (Le Matin)

2. Cláudio de Freitas
"Canção das manhãs distantes"

Solista: Romeu Rabelo, Fagote

3 - Fernando Morais
"Seresta para corne inglês e orquestra de cordas"
Solista: Maria Fernanda Gonçalves, corne-inglês

4 - Manuel M. Ponce
“Estrellita para oboé e orquestra de cordas" (arr. Miguel Romero)
Solista: Bruno Hernández Romero, oboé

5 - Wolfgang Amadeus Mozart
"Concerto para fagote e orquestra em Si bemol maior" K.191
Solista: Afonso Venturieri, fagote

6 - Johann Nepomuk Hummel
"Introdução, tema e variações para oboé e orquestra", Op.102
Solista: Bruno Hernández Romero, oboé

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS. A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.

Concerto da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais no IV Encontro Internacional da Associação Brasileira de Palhetas Duplas
Data: 25 de novembro
Horário: 20h
Local: Museu Inimá de Paula - R. da Bahia, 1201, Centro – BH
Entrada gratuita (sujeita à lotação do espaço)
Classificação indicativa: Livre
Informações para o público: (31) 3236-7400 | www.fcs.mg.gov.br

Foto: Paulo Lacerda

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.