Notícias

As Ablusadas vai apresentar seu primeiro disco no Memorial Vale

Grupo mineiro de blues formado exclusivamente por mulheres, As Ablusadas apresentam seu primeiro disco, no Memorial Vale, neste domingo (03/12) às 11h

As Ablusadas, primeira banda brasileira de blues formada só por mulheres, apresenta no Memorial Vale seu primeiro disco autoral “Eu Quero é Blues”. Durante o show, As Ablusadas irão prestar homenagens especiais às pioneiras do blues brasileiro, como Rita Lee e Gal Gosta, e também à grandes referências do blues americano, como Nina Simone e Ray Charles. O show, que integra projeto Memorial Mulheres com curadoria de Juliana Nogueira, será no domingo (03/12) às 11h. Os ingressos deverão ser retirados uma hora antes do evento (lugares limitados).

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita. Saiba mais em https://memorialvale.com.br/pt/ .

O show é um passeio pela musicalidade do blues com humor e elegância, mantendo um diálogo com o que é contemporâneo. Elas trazem elementos musicais afro-americanos, uma estética vintage, porém moderna, e letras em português, trazendo uma boa novidade da paisagem autoral mineira. É um espetáculo cheio de personalidade e força de mulheres de diferentes gerações conectadas pelo blues.

“Eu Quero É Blues”, primeiro disco do grupo mineiro, foi gravado durante o ano de 2021. Guitarras slide, pianos, naipe de metais, rock, boogie-woogie, swing jazz, música afro-americana marcam presença nas canções. As composições do disco são assinadas por Roberta Magalhães e Débora Coimbra.

Além de Roberta Magalhães (vocalista) e Débora Coimbra (voz e baixo), fazem parte do grupo Thaís Mussolini (piano), Mariane Guimarães (trombone), Julliete Nurimba (sax alto), Cláudia Sampaio (sax tenor), Bê Moura (batera) e Taskia Ferraz (guitarra). Nos quatro anos em que se dedicaram a fazer blues autoral em português, as Ablusadas tocaram em festivais nacionais e internacionais, e realizaram turnês na Argentina, em 2018, e no Equador, no ano seguinte.

Serviço: “As Ablusadas’ em Eu Quero é Blues
Gratuito
Data/horário: domingo (03/12) às 11h

Serviço: Memorial Minas Gerais Vale
Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi.
Horário de funcionamento: Terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.

Foto: AmiraHissa

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.