Notícias

MEMORIAL VALE TEM SALA DEDICADA A BELO HORIZONTE

Ambiente é dica de visitação nos 120 anos da Capital mineira. Ações educativas ‘Cidades (Im)possíveis’ e ‘Uma cidade para todos’ também complementam as comemorações

Nos 120 anos da capital mineira, belo-horizontinos e turistas são convidados a conhecer a história da cidade de forma lúdica, coletiva ou individual e, porque não, fantasmagórica, no Memorial Minas Gerais Vale – no Circuito Liberdade. No segundo piso do museu, a Sala Belo Horizonte chama a atenção de adultos e crianças com decoração que remete ao ano de 1897 e onde lustre ou papel de parede não passam despercebidos pela museografia assinada por Gringo Cardia. Sentados no sofá ou no carpete, os visitantes conhecem a história recontada por meio de vídeo – em um quadro que integra a decoração, e são surpreendidos com detalhes que fazem a experiência ficar marcada na memória.

Entre os aspectos da história da capital contemplados na Sala Belo Horizonte estão as motivações para instalar a nova capital, o processo de construção, curiosidades sobre nomes das ruas e bairros, além de detalhes como as lendas que fazem parte do imaginário popular. Para complementar as informações, a sala disponibiliza folder com linha do tempo que passa pelos anos de 1700 a 2010.

A visitação à Sala Belo Horizonte é gratuita e fica disponível dentro do horário de funcionamento do Memorial Minas Gerais Vale: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.
 
SÁBADO E DOMINGO 
Aos fins de semana, o Educativo do Memorial Vale realiza ações de aprendizagem e trocas de experiência, sendo que neste mês de dezembro são propostas duas atividades comemorativas pelos 120 anos de BH: “Cidades (Im)possíveis” e “Uma cidade para todos”, que propõem reflexões sobre questões do cotidiano das cidades e de quem transita por elas e sobre a cidade ideal para todos. 
As ações são realizadas durante todo o dia. Interessados devem se informar dos detalhes na recepção. 
Ainda aos fins de semana, as famílias podem realizar visitas mediadas em horários específicos: sábados, às 13h, 14h e 15h; e domingos, às 11h, 12h, 13h, 14h e 14h30 (grupos de até 10 pessoas).
 
Foto: Élcio Paraíso

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.