Notícias

MAURÍCIO TIZUMBA E MENINOS DE MINAS PARTICIPAM DO PRIMEIRO DIA DA BIENAL FUNARTE DE MÚSICA E CIDADANIA

Outro destaque da programação é a divulgação da inédita pesquisa com o perfil dos projetos sociomusicais do Brasil

Amanhã, 14 de dezembro, Belo Horizonte recebe a primeira edição da Bienal Funarte de Música e Cidadania. O evento, promovido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), será realizado no SESC Venda Nova, localizado na rua Maria Borboleta, s/nº, Novo Letícia. Com três dias de duração e oito horas diárias de atividades, a Bienal terá plenárias, oficinas, rodas de conversa, entre outras atividades. A Bienal terá a consultoria de Magali Kleber, Felipe Radicetti e Lígia Pimenta, parceria cultural do SESC e apoio do programa Brasil de Tuhu.

Um dos destaques da programação do primeiro dia é a apresentação de Maurício Tizumba com o grupo Meninos de Minas. O músico, que completou 60 anos de vida e 45 de carreira, é formado pelo Teatro Universitário da UFMG, tem no currículo 26 filmes e 32 espetáculos, é um dos fundadores da Cia. Burlantins e idealizador do Espaço Cultural Tambor Mineiro. O artista também é o padrinho do projeto “Meninos de Minas”, de Itabira. A apresentação “Meninos de Minas com Tizumba” será amanhã, 19h, no primeiro dia da Bienal.

Foto: Divulgação

Criada e idealizada pelo Diretor do Centro da Música da Funarte, Marcos Souza, a Bienal traz em sua primeira edição como tema central a atuação dos projetos sociomusicais em prol da cidadania. “O propósito da criação da Bienal é reunir projetos de sucesso e criar um diálogo entre eles. É fazer a conexão de diferentes ações e pesquisas para a construção de uma rede. Compartilhar experiências, levantar quais são as necessidades comuns dos projetos e criar um projeto de intercâmbio solidário para o fortalecimento de todas as iniciativas. É discutir a aproximação da música como uma ferramenta de cidadania e não somente como entretenimento para a sociedade em geral”, destaca Souza.

Gestores dos projetos Guri, Osesp, Neojiba, Agência do Bem, Projeto Integração Pela Música (PMI), Escola de Música Vander Lee, Orquestra de Ouro Preto, Orquestra da Grota, Projeto Marajó, Filarmônica de Minas Gerais e Escola de Música da Rocinha, são alguns dos confirmados no encontro. O evento também terá a participação de importantes nomes internacionais como o maestro uruguaio Ariel Britos, Presidente do Programa Iberorquestras; Gabriel Goñi Dondi, Presidente do Ibermúsicas da Costa Rica; e o compositor Fernando Garnero, do Ibermúsicas da Argentina.

O perfil dos projetos musicais brasileiros

Outro destaque do primeiro dia da Bienal é a divulgação do primeiro levantamento nacional com o perfil dos projetos sociomusicais brasileiros. Inédito no país, o estudo foi desenvolvido pelo programa Brasil de Tuhu que foi criado em 2009 com a missão de ampliar e fortalecer o ensino musical nas escolas brasileiras. A pesquisa foi realizada com o objetivo de mapear os projetos de educação musical no Brasil e levantar o público atendido, instrumentos e estilos musicais ensinados, financiamento e principais dificuldades.

Ao todo, o Brasil de Tuhu entrevistou cerca de 300 projetos de dezembro de 2016 a março de 2017. A pesquisa conclui que 52% dos projetos estão concentrados na região Sudeste e que a maioria foi criada nos últimos dez anos. Outra constatação do estudo é que a lei de 2008, que tornou obrigatório o ensino musical nas escolas, parece ter tido pouco impacto no trabalho das instituições. “Estudos como esse, contribuem para avaliar resultados, levantar as necessidades das iniciativas e é fundamental para apoiar o desenvolvimento de políticas para o segmento. A Bienal já é um primeiro passo para esse processo. É a criação de um espaço para a articulação qualificada entre diversos projetos”, ressalta Marcos Souza. A pesquisa completa será divulgada durante a Bienal.

 

Projetos participantes da Bienal

Adolescer com Arte e Cultura, Agência do Bem, Arte & Vida, Balaio Escola de Música Vander Lee, Batuque na Caixa, Brasil de Tuhu, Camerata Laranjeiras, Coral das Lavandeiras de Almenara, Coro Bora Cantar, Coro Madrigale, Escola da Varanda, Escola de Formação de Instrumentistas de Cordas do SESIMINAS, Escola de Música da Rocinha, Escola de Música do Estado do Maranhão, Escola de Música Padre Simões, Espalhando Arte, Partilhando Sonhos, Face 3 DJs – Paulo da Silva Soares, Família Gam, Filarmônica de Minas Gerais, Flautistas da Pro Arte, Fortalecendo As Malocas, Projeto Vale Música e Projeto Marajó (Fundação Amazônica de Música), Música Sem Barreiras (Fundação de Educação Artística), Instituto Canarinhos de Sergipe, Instituto Relfe Jornada Pedagógica para Músicos de Banda, Neojiba, ONG Orquestrando a Vida, Orquestra da Fundac – Fundação Cultural de Contagem, Orquestra da Grota, Orquestra Escola Criarte, Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, Orquestra Jovem Recanto Maestro, Orquestra Parque Sagrada Geração, Orquestra Villa-Lobos, Orquestrando Futuros, PIM – Projeto Integração pela Música, PRIMA – Programa de Inclusão Através da Música e das Artes, Programa da Extensão em Percussão UFPEL, Programa de Música Jacques Klein (Instituto Beatriz e Lauro Fiuza), Projart Programa Arte de Tocar de Jacobina, Projeto Guri, Projeto Música de Sarzedo, Projeto Orquestra & Coral Vozes de Taubaté, Projeto Sementes Musicais, Projeto Som da Pele, Sociedade Artística Brasileira SABRA, Sopro Vivo – Grupo Iuna Capoeira, Tocando Pela Vida, Trem TanTan – Babilak Bah

14 de dezembro, quinta-feira

8h30 – 9h30 – Cadastramento

9h30 – 10h – Mesa de abertura

10h – 12h – Integração (acolhida, quem somos, alinhamento das expectativas)

12h – 14h – Intervalo para almoço

14h – 14h30 – Apresentação musical

14h30 – 16h – Rodada de trocas (trabalho em subgrupos)

16h – 16h30 – Intervalo para café

16h30 – 17h30 – Rodada de conversas e construção coletiva

17h30 – 18h – Plenária

19h – Apresentação musical – Meninos de Minas com Tizumba

 

15 de dezembro, sexta-feira

9h – 12h – “Café mundial” temático (em subgrupos)

Eixos temáticos

·         Gestão e políticas públicas;

·         Metodologias e Formação do (a) educador (a) sociomusical

·         Trabalho em rede nos territórios;

·         Projetos sociais: acessibilidade, bem estar e saúde.

12h – 14h – Intervalo para almoço

14h – 16h – Consolidação do trabalho sobre os eixos temáticos

16h – 16h30 – Intervalo para café

16h30 – 18h – Plenária

 

16 de dezembro, sábado

9h – 9h30 – Apresentação musical – Escola Criarte

9h30 – 12h – Cartografia da rede integrada

12h – 14h – Intervalo para almoço

14h – 16h – Plenária (Sistematização)

16h – 16h30 – Intervalo para café

16h30 – 18h – Plenária – avaliação, encaminhamentos e encerramento

 

Informações Bienal: http://www.funarte.gov.br/

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.