Notícias

Belo Horizonte ganha destaque no setor de turismo

Por Luana Santos

Belo Horizonte completa 120 anos com muitos motivos para comemorar. Entre eles, o fato de a cidade estar cada vez mais atrativa para turistas tanto brasileiros quanto de outros países, que não a vêem mais como um lugar apenas para eventos de negócios. Os visitantes ainda avaliam positivamente a infraestrutura, os serviços e o atendimento que receberam. Esses aspectos foram os destaques da quarta edição da Pesquisa de Satisfação do Turista de Belo Horizonte, realizado pelo Observatório de Turismo da Belotur em parceria com a área de Estudos Econômicos e o Núcleo de Turismo do Sistema Fecomércio-MG, Sesc e Senac.

A capital mineira vem se consolidando como um espaço para se divertir e relaxar desde 2014. Naquela época, apenas 11,8% das pessoas procuraram BH com essa motivação, enquanto 21,8% viajaram a trabalho. Em 2015, data do último levantamento, o interesse pelo entretenimento passou do quarto lugar da lista para o primeiro, situação que permanece. Neste ano, 27,7% dos entrevistados buscaram lazer ou descanso na cidade. Já 24,6% estiveram a trabalho ou negócios, e outros 21,4% visitaram amigos e parentes.

“A pesquisa de satisfação do turista aponta um cenário positivo para a cidade, o que é mais um motivo para Belo Horizonte comemorar seus 120 anos. Ações integradas entre agentes públicos e cadeia produtiva do turismo estão dando resultados importantes, com avaliação superior aos anos anteriores em todos os quesitos apurados, o que impulsiona projetos de todo o setor para 2018. Essa avaliação, aliada com o percentual de intenção de retorno (93,6%), revela uma Belo Horizonte surpreendente, focada em melhorar e aprimorar cada vez mais a qualidade de sua estrutura, serviços e produtos”, disse  Aluizer Malab, presidente da Belotur. 

A analista de Turismo da entidade, Milena Soares, avalia que essa mudança na imagem de Belo Horizonte é bastante positiva. “Além de continuar a ser um destino de negócios, a capital também passou a ser reconhecida como um espaço para o lazer, voltado para jovens, famílias e pessoas em busca de atividades culturais. São mais oportunidades para o setor de turismo”, destaca. 

Foto: Thiago Miranda

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.