Coberturas

Fernando Armando Ribeiro lança o livro “A Fascinação das Asas” na AML

Aaabbb

AML – Academia Mineira de Letras, 29/05/2019
Por Luiza Miranda

Na Academia Mineira de Letras de Minas Gerais, ocorreu o prestigiado lançamento de novo livro do autor mineiro Fernando Armando Ribeiro, "A Fascinação das Asas", título da Quixote+Do Editoras Associadas, no dia ‪23 de maio. O evento faz parte da programação do projeto da AML Direito e Literatura.

A obra utiliza a novela em forma de metáfora, contemplando a importância da leitura literária e os riscos de seu abandono. A partir da trajetória de Aurélio, protagonista do livro, o autor constrói símbolos para interpretação de nossa história. Num país fictício, uma revolução coloca no comando pessoas que não valorizam a cultura e a liberdade. Aurélio, um homem que tem na observação das aves sua paixão, nutrindo uma visão quase lírica do mundo, torna-se refém tanto de guerrilheiros, quanto do Estado. No cárcere, entra em contato com o mundo dos livros, descobrindo novas perspectivas sobre o amor, a liberdade e as asas.

Fernando Ribeiro teceu considerações sobre o evento: “Esta foi uma noite muito feliz para mim, porque houve a concretização de dois projetos que, apesar de distintos, também mantêm uma conexão na medida em que ambos são a realização de uma certa fascinação pela escrita, sendo inclusive, o tema da palestra que antecedeu aos lançamentos. De um lado o meu primeiro romance, “A Fascinação das Asas”, um livro que de alguma forma concretiza muitas das minhas leituras e ideias prévias, que foram viabilizadas por técnicas adquiridas em oficinas literárias realizadas na AML, conduzidas pelo professor Assis Brasil. E de outro lado, o livro “Espectros poéticos da justiça”, uma obra coletiva que organizei, contendo textos de vários ex-alunos, ex-orientandos e também de professores pesquisadores, que materializa um pouco das minhas pesquisas e projeto de direito literatura junto à PUC/Minas. A ocasião foi oportuna para expor ao público o projeto de realização dessas duas obras e também mostrar como ambas se conjugam, à medida em que o direito e literatura também devem se nutrir de elementos que são comuns à escrita literária, sobretudo essa premissa de que escrever é realizar a nossa humanidade da forma mais intensa, mais viva e mais pungente possível”.

Para o presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares, a publicação do livro "A Fascinação das Asas", de Fernando José Armando Ribeiro, deve ser comemorada em grande estilo. “Fernando é um poeta de alta qualidade e um filósofo que, generosamente, reflete sobre a existência humana junto a seus alunos e orientandos, na PUC Minas. Como jurista, ele também já comprovou a excelência de sua atuação, não só escrevendo importantes textos como exercendo a magistratura. Agora, ele leva a sua refinada sensibilidade para o campo da ficção, presenteando os leitores com uma história escrita em estilo claro, limpo e elegante. É uma estreia promissora. Esperamos que a este belo volume se sigam outros”, considerou Rogério.

Sobre "A Fascinação das Asas", o professor e escritor premiado com os prêmios Jabuti e Portugal Telecom, Luiz Antônio de Assis Brasil diz que o autor maneja um estilo que privilegia ágeis cenas em sequência e constrói uma novela que exige atenção do leitor inteligente, capaz de fazer ilações e aproximações. "O autor conseguiu captar de modo admirável o que acontece não apenas com o protagonista, mas como metáfora de nosso país atual, com o mundo", escreve o professor.

Luciana Pimenta, professora da PUC Minas, pesquisadora em Direito e Literatura e Poeta, salientou: “Na última quinta-feira, a Academia Mineira de Letras viveu uma noite muito especial, no programa Universidade Livre. Aliada à palestra da noite, proferida pelo Prof. Fernando Armando, tivemos o lançamento de dois livros: Espectros Poéticos da Justiça, nossa obra coletiva, fruto das discussões e abordagens que temos desenvolvido na PUC Minas, em torno da pesquisa em Direito e Literatura e a primeira novela de autoria do Prof. Fernando Armando - A fascinação das Asas. Uma noite simplesmente encantadora, seja pela maravilhosa acolhida do público, que lotou aquela casa literária, seja pela confraternização que vivemos, envolvidos pela poética das palavras e pela alegria daquelas produções. Na fala do Fernando, tivemos oportunidade de conhecer um pouco do seu percurso como poeta e escritor e nas nossas, Profs. André Elói, Bernardo Nogueira e minha, todos co-autores do livro, falamos um pouco sobre a pesquisa em Direito e Literatura, essa refundação do nosso olhar para o Direito, com e através da Literatura e nossas aspirações em torno desse projeto. Foi um sucesso! Uma casa hospitaleira, um público receptivo, um coquetel impecável e verdadeiras alegrias compartilhadas. Estou certa de que todos saíram dali lançados nas asas da fascinação e na fascinação das asas. Vivemos um belo voo e ainda há muitos outros por vir, no que depender de nossos estudos e produções”.

Fernando Armando Ribeiro é professor do curso de direito da PUC Minas, doutor em Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e cursou Pós-doutorado na University of California, Berkeley (EUA). É autor, dentre outros livros, de "Colheita" (poesia, editora Letramento, 2017); "Constitucionalismo e teoria do direito" (editora Del Rey, 2013); "Conflitos no Estado constitucional democrático" (editora Del Rey, 2004); e organizador de "Espectros poéticos da justiça" (editora Del Rey, 2019).

O escritor coordena também o programa “Direito e Literatura”, uma parceria da Academia Mineira de Letras com o Instituto dos Advogados de Minas Gerais. A iniciativa busca estreitar o diálogo entre direito e literatura, a partir de conferências que mostram como esses dois campos do saber se relacionam. Ao todo, serão cinco sessões, sempre às quintas-feiras, iniciadas em abril, e nos meses de maio, junho, agosto e setembro.

O evento foi marcado pela presença de várias personalidades, entre elas, Rogério Tavares (presidente AML); Olavo Romano (escritor); acadêmico Caio Boschi; acadêmico Luís Giffoni; acadêmica Yeda Prates Bernis; Juiz James Ferreira Santos (Presidente do TJMMG), Juiz Rubio Paulino Coelho, vice-presidente do TJMMG; professora Leticia Mallard, da UFMG; desembargador Jose Eduardo de Resende Chaves Jr, TRT; Dr Aristóteles Atheniense; Dr Jacob Máximo; Éneas Xavier, presidente da AMMP; procurador, Rodrigo Araujo, diretor da Escola da AGU; procurador e escritor Sérgio Abritta; professora Luciana Pimenta; professor Bernardo Nogueira.

 

Clique no link abaixo e adquira seu exemplar do livro “A Fascinação das Asas”

https://www.quixote-do.com.br/produto/a-fascinacao-das-asas/

Fotos:
59d6deb1 df4f 40ab bdcc 0f18834b0ea6 Image 2 Image 3 Image 4 Image 5 Image 6 Image 7 Image 8 Image 9 Image 10 Image 11 Image 12 Image 13 Image 14 Image 15 Image 16 Image 17 Image 18 Image 19 Image 20 Image 21 Image 22 Image 23 Image 24 Image 25 Image 26 Image 27 Image 28 Image 29 Image 30 Image 31 Image 32 Image 33 Image 34 Image 35 Image 36 Image 37 Image 38 Image 39 Image 40 Image 41 Image 42 Image 43 Image 44 Image 45 Image 46 Image 47 Image 48 Image 49 Image 50 Image 51 Image 52 Image 53 Image 54 Image 55 Image 56 Image 57 Image 58 Image 59 Image 61 Image 60 Image 62 Image 63 Image 64 Image 65 Image 66 Image 67 Image 68  dsc0915 7b7b5c8b cf57 4b25 a4c4 95fe8e065bdd

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.