Coberturas

Senna Emotion – um mergulho no universo sensível do eterno campeão

Grupo

Galeria de Artes BH Shopping, 18/06/2015
Por Márcia Francisco

Pela primeira vez em Minas Gerais, a mostra itinerante Senna Emotion, sobre a trajetória pessoal e profissional do tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna, estará aberta ao público no BH Shopping a partir do próximo dia 18 de junho e segue até 19 de julho.

 

Com cerca de 330 metros quadrados, a exposição trará pela primeira vez a chance do público mineiro de conferir de perto itens originais do acervo da família. A Senna Emotion está dividida em três áreas temáticas: Valores de um Campeão, O Mito da Fórmula 1 e Ayrton Senna do Brasil.

 

Uma noite especial marcou o lançamento da mostra itinerante Senna Emotion, no BH Shopping, na terça, 16 de junho.  O evento para a imprensa e convidados, mostrou em primeira mão uma exposição que, certamente, levará centenas de pessoas ao estacionamento 1,  do Piso Ouro Preto, do mais antigo shopping da capital mineira.

 

Senna Emotion revela a trajetória pessoal e profissional do tricampeão mundial de Fórmula 1, através de 330 metros quadrados.  O inusitado: pela primeira vez, o público mineiro vai conferir de perto itens originais do acervo da família.

 

O diferencial: a parceira com a Ydreams Brasil, empresa que produziu a mostra, aproxima todas as atrações do visitante, com tecnologia interativa de ponta, como recursos holográficos, realidade aumentada (faça e receba em casa, foto com um dos troféus do mito) e mais. Simples toques ou gestos interam público e objetos da mostra, de forma quase lúdica, mas, sobretudo, emocionante.

 

A exposição é de caráter imperdível para os fãs de Senna. Mais que isso, dá a chance de interagir gerações diversas e permitir que os jovens que não levantaram cedo nas manhãs de domingo, há duas décadas  atrás, possam compreender o universo que fez de Senna, que não se consagrou “apenas” mito e campeão: tornou-se um ser humano inesquecível.

 

A Senna Emotion está dividida em três áreas temáticas: Valores de um Campeão, O Mito da Fórmula 1 e Ayrton Senna do Brasil.

 

É possível ver fotos, vídeos, documentários, um vídeo mapping, objetos pessoais, tais como luvas usadas pelo campeão, a bíblia de cabeceira, o agasalho usado numa entrevista notável, capacetes e até mesmo um macacão do qual Senna não abriu mão de usar, por acreditar lhe conferir sorte, apesar de conter um erro de confecção significativo – vale tentar descobrir! 

 

As fotos de família, revelam uma pessoa que valorizava o bom da vida, com as simplicidades diárias que dão sentido à existência. Uma réplica do primeiro Kart e miniaturas detalhadas das escuderias  abrem o olhar.  Que tal ver de perto o  troféu do GP do Brasil de 1991? Presente!

 

Mas, um momento ímpar, faz encher os olhos de lágrimas: pelo menos comigo, aos 44 e na maioridade da saudade, foi assim! Que tal óculos de realidade virtual e uma volta em Interlagos, com a explicação do circuito na voz de Senna e na perspectiva de um carro de fórmula 1? Da poltrona que faz parte dos produtos idealizados e vendidos em benefícios das ações do Instituto, essa sensação faz da experiência um dos pontos altos da mostra, inclusive pelo contato com a solução interativa inédita. A realidade do ídolo, em sensação. Foram usados 2 óculos na estréia da mostra, na capital carioca. Em BH serão 4, devido à repercussão desta área temática.

 

Com recursos holográficos, você vislumbra imagens das quatro escuderias em que correu: Toleman, Lotus, McLaren e Williams. Você aciona o comando, com um simples toque e mergulha no universo mágico e eterno de Senna.

 

Renato Tavares, gerente de marketing do BH Shopping, lembra que a rede e em especial o BH Shopping já tem uma relação de proximidade e um histórico de eventos realizados com o Instituto Ayrton Senna. Em proposta recente, em 2014, uma mostra no local, apresentou capacetes originais do tricampeão mundial de Fórmula 1 além de  20 cascos customizados por artistas e personalidades. Com curadoria de Rodrigo Câmara e feita em parceria com o Instituto Ayrton Senna, a idéia vendeu os capacetes customizados a um grupo de empresários e o valor arrecadado destinado à entidade comandada pela irmã do piloto, Viviane Senna. Renato valoriza o fato de que “os mineiros tem uma afeição e um carinho muito grande com o Senna” e reflete: “a nova mostra foi uma comunhão de vontades, pensando no público: o uso das tecnologias aproxima as pessoas da realidade de Senna. A memória afetiva é o aspecto mais valioso da exposição que nos permite resgatar a emoção dos velhos tempos em que víamos ele correr. Além disso, é possível passar isso para frente, a partir do caráter interativo.”

 

O evento de lançamento da Senna Emotion contou com a presença de Paola Santilli, responsável pela área de licenciamento de eventos do Instituto Ayrton Senna, que lembrou que um dos focos da exposição é contar para as novas gerações quem foi o grande ídolo brasileiro. Na entrevista exclusiva, Paola lembrou que na estréia da mostra, que aconteceu no Rio de Janeiro, a sobrinha de Ayrton,  Bianca Senna revelou a emoção sentida ao compartilhar com o público, vivências familiares. Paola destacou, ainda que, a importância da mostra acontece também pelo aspecto social. Neste caso, “os royalties do uso da imagem do Ayrton na exposição contribuem diretamente para levar recursos para trabalhos com as  crianças e jovens dos projetos do Instituto, para que tenham oportunidades semelhantes aos de Senna, ao expressar seu talento”. Mais um motivo para não perder a chance de visitá-la Em cartaz até o dia 19 de julho.

 

Marcos Alves, diretor comercial da YDreams Brasil conta que “uma das tecnologias inéditas apresentadas na mostra é a da realidade virtual, tecnologia cada vez mais utilizada para experiências imersivas. Trazê-la para o contato com universo do Ayrton é sensacional”, diz. “A chance do uso da tecnologia e da interatividade para aproximar pais e filhos, com emoção, lembranças e atualidade  é tocante. Eu fui uma das pessoas que acordava cedo para ver o Senna, parava as baladas e voltava pra TV para torcer loucamente pelo Ayrton. Depois da morte dele, não consegui mais assistir Formula I. Esse formato de apresentação, me leva de volta no tempo e faz reviver as alegrias jamais esquecidas”.

 

É isso ai, Senna Emotion, tem em seu nome, descrição de caráter literal. 

 

Fotos: Roberto Banatti

Fotos: Roberto Benatti
Senna emotion 8 Senna emotion 10 Senna emotion 12 Senna emotion 14 Senna emotion 15 Senna emotion 17 Senna emotion 18 Senna emotion 20 Senna emotion 22 Senna emotion 23 Senna emotion 24 Senna emotion 26 Senna emotion 28 Senna emotion 29 Senna emotion 32 Senna emotion 33 Senna emotion 34 Senna emotion 35 Senna emotion 36 Senna emotion 38 Senna emotion 40 Senna emotion 43 Senna emotion 44 Senna emotion 45 Senna emotion 47 Senna emotion 48 Senna emotion 49 Senna emotion 50 Senna emotion 52 Senna emotion 53 Senna emotion 54 Senna emotion 57 Senna emotion 58 Senna emotion 61 Senna emotion 64 Senna emotion 65 Senna emotion 66 Senna emotion 68 Senna emotion 69 Senna emotion 70 Senna emotion 71 Senna emotion 72 Senna emotion 76 Senna emotion 77 Senna emotion 78 Senna emotion 79 Senna emotion 80 Senna emotion 81 Senna emotion 83 Senna emotion 85 Senna emotion 86 Senna emotion 87 Senna emotion 88 Senna emotion 42

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.