Coberturas

Minas Gerais recebe a 3ª edição da Casa Itinerante Brasil Central

Aboni

Boulevard Shopping, 31/10/2018
Por Lídia Sucasas

Na noite do dia 31/10, foi inaugurada no Boulevard Shopping, a 3ª Edição da Casa Itinerante Brasil Central, que tem como objetivo, segundo a Consultora do Sebrae Goiás Vanessa Leal, promover os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal como estados que oferecem um turismo aventureiro, histórico, gastronômico, cultural e único, pouco conhecido nacionalmente e internacionalmente.

A primeira mostra aconteceu em 2016, no Rio de Janeiro capital, a segunda na capital de São Paulo e a Terceira vitrine está sendo aqui em Belo Horizonte. A Casa serve como vitrine para mostrar todo o trabalho realizado através do Sebrae junto aos empreendedores, comunidades e associações desses Estados.

O espaço foi ambientado para mostrar o trabalho promocional bastante amplo que está na gastronomia através da chefe Emiliana Azambuja e degustação das cachaças. No artesanato produzido pelas associações e projetos expostos e que podem sem adquiridos. Na cultura e empreendedorismo turístico da região Central do Brasil, apresentado por alguns empreendedores que vieram pessoalmente apresentar seus produtos e serviços.

A casa também oferece momentos lúdicos e de vivência, através de óculos virtuais 3D que nos leva a fazer um Tour pela chapada dos Veadeiros e Guimarães, Bonito e outros locais, nos remetendo a viver experiências e momentos de contemplação. Além de alguns cenários recriando a fauna, flora e o cerrado com equipamentos de aventura, como por exemplo: uma tirolesa para as crianças e um grande telão com imagens lindas da região e do projeto

O responsável da vez, representante do Estado de Goiás, é Wanderson Portugal Lemos, que com muito entusiasmo inaugurou com grande estilo a Casa Itinerante Brasil Central – MG.

O Evento de abertura contou com a participação do ator Global Marcos Palmeira, que podemos dizer que seja um facilitador, multiplicador e coadjuvante do projeto. Ao se direcionar aos convidados para explanar um pouco sobre o projeto e sua vivência no mesmo, ele disse: “ Acredito que o turismo e agricultura podem mudar o Brasil”, uma vez que esse setor engloba as áreas de educação, economia, cultura e saúde.

Já em um segundo momento foram apresentados dois cases. O primeiro foi o caso do líder da associação de catadores de sementes para restaurar o cerrado, Waldemiro, que compartilhou como esse projeto, junto ao Sebrae, está modificando o modo de pensar das famílias que integram a associação. Segundo ele “as famílias hoje, vêem o cerrado não como um problema mais como um aliado para a dignidade e crescimento de cada integrante”.

Já a artesã, Milena, que trabalha com moda artesanal, criou um produto com sua identidade com bordados que tem como referência os casarios, poesias de Cora Coralina e a natureza local. A artesã lidera o Projeto Cabocla, que investe no social, hoje ela trabalha com 20 presidiários, sendo a maioria homens, que tem sua pena revertida por horas trabalhadas, integrando-os novamente a sociedade. De acordo com a empresária, “ a oportunidade faz a diferença com as pessoas e isso tem feito com que eu cresça profissionalmente e principalmente como pessoa”.

A degustação de comidas típicas foi um momento de inspiração e um despertar a mais de querer conhecer o Brasil Central. Doces de pequi, sementes de Baru, biscoitos, paçoca de carne e outros, deixaram um gostinho de quero mais. E um show à parte foi a Orquestra de Violeiros de Caldas Novas- Mg, que tocou e cantou músicas regionais, alegrando os presentes.

O evento terminou com um coquetel, onde as pessoas se confraternizaram e puderam ter um momento menos formal, trocando informações com alguns representantes das regiões, como o empresário e produtor Lauro Jurgeaitis, que tem como receptivo o Santuário dos Veadeiros, através da sua fazenda, Volta Da Serra, com seu complexo de cachoeiras, plantações, visitação, camping e hospedagem e muita diversão com café e mel artesanal.


Outro representante foi, Murilo Aleixo, Gestor da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Projeto singular que engloba Arte, Educação e Empreendedorismo. A Casa tem espaço para várias atividades como Shows e Feiras. O evento mais importante e a Feira de Experiências do Cerrado, que une os Índios. Quilombolas e Agricultores familiares, para aprendizado nas mais diversas áreas que englobam o turismo, tornando os multiplicadores e facilitadores de ações sustentáveis e valorização cultural e social.

A noite foi uma aventura! Convidando-nos à sermos: Desbravadores que redescobrem emoções... Fazendo, preservando, contemplando, descobrindo novos caminhos com a perspectiva de um novo rumo - Homem X Natureza, pois a beleza está nos olhos de todos que vem através de suas vivências e experiências.

A casa continuará aberta até domingo dia 04 de novembro, no shopping Boulevard.

Vale a pena você conhecer e viver essa experiência!!!

Fotos: Cláudio Carneiro / Lídia Sucasas
Image 2 Image 3 Image 4 Image 5 Image 6 Image 7 Image 8 Image 9 Image 10 Image 11 Image 12 Image 13 Image 14 Image 15 Image 16 Image 18 Image 17 Image 20 Image 21 Image 22 Image 23 Image 25 Image 24 Image 26 Image 28 Image 27 Image 30 Image 31 Image 32 Image 33 Image 34 Image 35 Image 37 Image 36 Image 38 Image 39 Image 42 Image 41 Image 43 Image 44 Image 45 Image 46 Image 47 Image 48 Image 49 Image 50 Image 51 Image 52 Image 53 Image 54 Image 55 Image 56 Image 57 Image 58 Image 59 Image 60 Image 61 Image 62 Image 63 Image 64 Image 65 Image 66 Image 67 Image 68 Image 69 Image 70 Image 71 Image 72 Image 73 Image 74

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.