Eventos

Inauguração da 4ª temporada da Exposição Sertão Mundo

Praça da Liberdade, 700, Funcionários, Belo Horizonte

Atividades presenciais no Espaço do Conhecimento (Circuito Cultural Praça da Liberdade)

Gratuito

Sábado, 15 de janeiro


A primeira é um diálogo entre literatura e astronomia que pode ser conferido de duas maneiras: ao visitar a instalação virtual denominada Órion e ao visitar, presencialmente, o quinto andar do Espaço do Conhecimento, onde imagens do céu noturno e de objetos astronômicos irão transportar o visitante para a instalação Órion. No primeiro andar do museu serão disponibilizados computadores para os visitantes navegarem pela  exposição.

A segunda novidade traz um passeio por Hamburgo, revisitando locais mencionados por Guimarães Rosa quando morou na cidade. Finalmente, a instalação Pedrês consiste em um vídeo de animação que simula o exercício do ritmo em um texto literário. 

A 1ª temporada está disponível desde 1º de setembro em  http://exposicaosertaomundo.com.br. A 2ª foi lançada  em 16 de outubro, na Virada Cultural de BH e a 3ª, lançada como um presente ao aniversário de BH, está disponível desde 11 de dezembro. 

Confira as 4 novas instalações que integram a última temporada da Sertão Mundo

1)  O Pedrês (Lajes) - O Pedrês é um curta de animação que trabalha o ritmo no texto literário. A partir de uma comitiva, percebem-se os sentimentos que envolvem a condução ritmada de uma boiada por um caminho sem volta. 

2) Órion (Capitão Eneas) - Uma Madrugada de Primavera no Sertão

Esta instalação foi inspirada no conto "A história de Lélio e Lina", presente em "Corpo de Baile", de Guimarães Rosa. Trata-se de uma animação, que possibilita ver o céu descrito em um trecho do conto, em um final de madrugada de primavera. São desveladas estrelas, aglomerados, constelações e suas curiosidades astronômicas.

Ficha Técnica
Concepção: Cláudia Campos Soares
Carlos Eduardo Porto Villani
Diógenes Martins Pires
Nathália Nazareth Junqueira Fonseca
Programação e Gravação do Stellarium:
Nathália Nazareth Junqueira Fonseca
Narração: Priscila Martins
Ilustração e edição: Júlia Lobato
Direção Musical e Mixagem: Ronaldo Gino

3) Órion (Capitão Eneas) - Como montar e usar o planisfério

O céu desempenha um papel importante na obra de Guimarães Rosa, às vezes descrito minuciosamente. Com o objetivo de proporcionar aos visitantes a experiência de observação e reconhecimento dos elementos presentes no céu noturno, nessa  instalação é possível aprender a montar e usar um planisfério. Esse dispositivo simples, que pode ser feito em casa por qualquer pessoa, permite a identificação das constelações em qualquer dia e horário, em Belo Horizonte e em outras cidades mineiras. Foi desenvolvido pelo Núcleo de Astronomia do museu, um modelo próprio, com elementos visuais que fazem referência à exposição “Sertão Mundo”. A versão digital para impressão estará disponível para download em http://exposicaosertaomundo.com.br, juntamente com um vídeo de orientação de como montar e usar o dispositivo.

Ficha Técnica
Mediador: Diógenes Pires
Filmagem e captação de som: Kayke Quadros
Direção Musical e Mixagem: Ronaldo Gino

 4) Outros Sertões: Hamburgo  (Hamburgo) - vídeo sobre locais de Hamburgo

A instalação é uma passeio pelos locais de Hamburgo frequentados pelo escritor João Guimarães Rosa e citados em anotações e diários por ele deixados. O escritor foi cônsul-adjunto e viveu na cidade entre 1938 e 1942.

A curadoria da exposição Sertão Mundo é de Claudia Campos Soares (professora da Faculdade de Letras da UFMG), Dânia Lima (arquiteta e assessora do Núcleo de Expografia do Espaço do Conhecimento UFMG); Diomira Ma.C.P.Faria (professora do Instituto de Geociências da UFMG e Diretora Científico-Cultural do Espaço do Conhecimento UFMG); e Maurício Gino (professor da Escola de Belas Artes da UFMG e Coordenador do Núcleo de Audiovisual do Espaço do Conhecimento UFMG).

Serviço:
Inauguração da 4ª temporada da Exposição Sertão Mundo
Quando: 15 de janeiro
Onde: http://exposicaosertaomundo.com.br com atividades presenciais no Espaço do Conhecimento (Circuito Cultural Praça da Liberdade)

Público: aberto a todos os públicos

Atividades gratuitas 

Sertão Mundo tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH e o apoio da Aliança Francesa, do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, do Museu Casa Guimarães Rosa e da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, com a cessão de acervo do Museu de Arte da Pampulha - MAP.

A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), por meio do Espaço do Conhecimento UFMG, estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH*, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

Sobre o Instituto Unimed-BH associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.

Foto: Divulgação


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.