Eventos

BH in SOLOS 7a edição – quando tudo passar venha pra BH

Redes sociais da Mostra: @bhinsolos Site: www.bhinsolos.com.br

Online

Gratuita

Dias 27 e 28 de janeiro 20h


Nos dias 27 e 28 de janeiro de 2021, Belo Horizonte recebe mais uma edição da BH In Solos. Com uma nova proposta, que reúne arte e turismo, a mostra traz solos inéditos de artistas belo-horizontinos, mergulha na história de um ponto turístico central da capital mineira e reforça o convite: “quando tudo passar venha para BH”! “Arte e turismo têm uma ligação muito forte e antiga. Quando viajamos para um novo local, os primeiros programas que pensamos em fazer, normalmente, envolvem programações culturais. Esse encontro da BH In Solos com o turismo, para mim, é uma tomada de consciência dessa relação secular.” ressalta Robson Vieira, idealizador do projeto. Além de seis solos, a mostra contará ainda com um passeio online, guiado pela guia de turismo Mayara Tavares, pela Rua da Bahia até o Edifício Arcângelo Maletta. Chegando ao prédio, o ator e humorista Carlos Nunes assume o papel de mestre de cerimônias para conduzir o público entre os bares e solos que serão projetados na Cantina do Lucas e Gráfica Bar (estabelecimentos homenageados pela edição). “Para além da qualidade técnica, o público se surpreenderá com as abordagens e formatos das cenas apresentadas”, promete Robson. Compondo a programação de solos teremos os artistas: Dudude Herrmann, Marina Viana, Mariana Rabelo, Robson Vieira, Rodrigo Khan e Janaína Morse. A 7ª Mostra BH In Solos é patrocinada pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur.

Ressaltar pontos turísticos da cidade, como a Rua da Bahia e o Edifício Arcângelo Maletta, é um aspecto que merece destaque diante dos olhos da guia de turismo Mayara Tavares “até mesmo para os próprios moradores da capital”, ela explica. “Belo Horizonte é uma cidade jovem e moderna, o que atrai muita gente. No entanto, as pessoas em geral tendem a valorizar somente as coisas de fora porque se sentem conhecedores da sua cidade o suficiente, mas sabemos que não é bem assim.” A rua da Bahia reuniu historicamente, em si e no seu entorno, pontos importantes da cidade desde a sua criação: do primeiro cinema à Câmara Municipal e à Faculdade de Direito. A proximidade de estabelecimentos tão importantes e diversos, fez com que a vida social e cultural na rua fosse bastante intensa, formando um complexo de bares e cafés, constantemente, frequentados por personalidades de diversos movimentos distintos na história.

Seguindo esse espírito da vida boêmia e dos encontros, o ator e humorista Carlos Nunes será o responsável por conduzir o público pela mostra dentro do Edifício Arcângelo Maletta. “Estou super feliz de participar desse festival que já é uma marca registrada de Belo Horizonte. Eu me formei no Palácio das Artes há quarenta anos e a Cantina do Lucas era o ponto de encontro dos artistas da cidade, era onde eu ia também. Então, tenho algumas histórias boas para contar no dia da live!”, ressalta Carlos Nunes.

Curadoria e formato inédito

Pela primeira vez, a BH In Solos acontece em formato online, mas para o idealizador do projeto esta não foi uma decisão fácil e intuitiva. “Eu resisti bastante no início. Me perguntei se fazia sentido realizar a mostra sendo que os artistas já estavam criando sozinhos de suas casas. Comecei a observar então que, por mais que as criações estivessem acontecendo, elas não encontravam solo fértil para veiculação ou, ainda, que artistas muito atuantes na cidade estavam sem expor seus trabalhos. Encontrei aí uma razão de ser para a edição”. Influenciada pela pandemia, a mostra ganhou uma curadoria mais afetiva. Robson explica: “Eu não segui um eixo-temático único. Achei importante trazer para a programação atrações diversas das artes cênicas e de contemplar áreas ou temas que saltaram aos meus olhos diante do atual contexto, a cultura de rua, por exemplo. Qual espaço esse artista tem para criar agora?” Desenvolvendo a temática, o dançarino de rua Rodrigo [3] Khan traz para a mostra solo inédito desenvolvido especificamente para o formato. Outras temáticas também atravessam a mostra como a maternidade solo em tempos de reclusão.

Todas as obras foram captadas pelos artistas sem saírem de casa.

PROGRAMAÇÃO

A abertura acontece no Instagram e Facebook da Mostra, no dia 27 de janeiro de 2021, quarta-feira, às 20 h. A live será conduzida pelo ator e humorista Carlos Nunes, que abrirá contando uma história muito curiosa sobre uma grande personalidade Mundial e sua ligação com a Cantina do Lucas. Em seguida será transmitido um vídeo em que a guia de turismo Mayara Tavares conduz um tour subindo a rua da Bahia e contando um pouco mais sobre a história de nossa cidade. Entremeando esse vídeo, teremos os solos: “SIMILITUDES” de Dudude Herrmann, “FIQUE EM CASA” Robson Vieira e “ON” de Mariana Rabelo.

A segunda noite, também conduzida por Carlos Nunes, tem após sua apresentação, a exibição de mais passeio guiado com nossa guia de turismo, que apresentará algumas curiosidades da rua da Bahia e da zona boêmia do edifício Maletta. Em seguida teremos os solos: “TOP 5 DE QUARENTENA” de Marina Viana, “LAR DOCE LAR” Janaina Morse e “TU NO B.BOY RODRIGO” De Rodrigo Khan .

Para finalizar a noite, Carlos Nunes sorteará vouchers, de alimentação e bebidas, para moradores do interior de Minas Gerais conhecerem e desfrutarem dos prazeres da gastronomia de BH nos bares Cantina do Lucas e Gráfica Bar.

SOBRE BH in Solos

Criada em 2013 pelo ator e pesquisador corporal Robson Vieira, fundador da A Patela Ajuntamento, a BH in Solos – Mostra de espetáculos cênicos individuais – busca fomentar a produção e a difusão de espetáculos de artes cênicas com um único intérprete em cena, reivindicando espaço para a profícua produção de monólogos no país. Em suas seis edições, já recebeu mais de 55 espetáculos, de vários estados brasileiros e da América Latina, na capital mineira.

Foto: Divulgação


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.