Eventos

Festa da Franconfonia

rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza

MIS Cine Santa Tereza

(31) 3277-4699

Consultar

15 a 31 de março


Entre os dias 15 e 31 de março, Belo Horizonte recebe a 5ª edição da Festa da Francofonia, que celebra a diversidade das culturas francófonas e a riqueza da língua francesa em todos os continentes. A programação envolve diversos eventos, como espetáculos teatrais e musicais, sessões de cinema, conferências, gastronomia e exposição de fotografia, além de concursos e encontros visando o intercâmbio de brasileiros com universidades francófonas. Em 2019, a maior parte das ações tem foco na luta pela igualdade de gêneros e na celebração da participação feminina dentro da diversidade das culturas francófonas em todos os continentes.

A abertura oficial da festa acontece na noite do dia 20 de março, o Dia Internacional da Francofonia, no Teatro José Aparecido de Oliveira, da Biblioteca Pública Luiz de Bessa. A recepção para convidados será feita com a apresentação do projeto Africultura, seguido da apresentação da programação e dos países presentes e atuantes em Belo Horizonte. Ex-secretário estadual de Cultura, Angelo Oswaldo irá conduzir um talk show com representantes da França, da Bélgica, do Canadá e da Suíça, com o tema “Igualdade de gênero e a inserção da mulher no mercado de trabalho’’. Ao fim do evento, será servido um coquetel.

Entre os pontos altos da programação, está a apresentação do espetáculo “Stupeur et tremblements” (“Estupor e tremores”), da companhia Théâtre des Hommes, no dia 21 de março, no Sesc Palladium. Adaptado do romance da escritora belga Amélie Nothomb, a montagem tem direção e interpretação da atriz marroquina Layla Metssitane, naturalizada francesa aos 15 anos.

Destaque também para o espetáculo “Je me souviens”, uma adaptação do Théâtre National Populaire, da obra “Le Roman inachevé” (“O romance inacabado”), de Louis Aragon. Dirigido e interpretado pelo ator Damien Gouy e pelo músico Benjamin Kerautret, a peça cênica-musical tem exibição programada para o dia 29, também no Sesc Palladium.

Já no campo do cinema, a mostra “Diretoras francófonas” terá dois polos: o MIS Cine Santa Tereza e o Sesc Palladium, entre 15 e 31 de março. Na lista de películas, “Luna” (2017), de Elsa Diringer; “Coração de Espinhos” (“Crache coeur”, 2014), de Julia Kowalski; e “M” (2016), de Sara Forestier. Outra atração cinematográfica é a Festa do Curta-metragem, de 19 a 24 de março, também no Sesc Palladium, com diversas temáticas e gêneros, de documentários, ficções e animações.

Haverá também show do grupo franco-brasileiro Čao Laru, na casa de shows A Autêntica, dia 24. A apresentação vocal e instrumental mistura composições autorais a temas célebres da canção francesa, como “Les triplettes de Belleville”, “Les copains d'abord”, “La foule”, “Johnny tu n'es pas un ange” e “Je veux”. Na sequência, o DJ Paco Pigalle anima a pista com temas francófonos.

No fim de semana seguinte, dia 30 de março, será a vez do show do duo Rive, no Teatro da Assembleia, formado por Juliette Bossé (guitarra, piano, voz) e Kévin Mahé (bateria). De sonoridade electro-pop e canções autorais, escritas em francês por Bossé, o show traz o repertório do segundo álbum da dupla, “Narcose”, cujas letras aludem à luta feminista.

A exposição de fotografia “Olhares cruzados – Brasil e Canadá”, na Casa Fiat de Cultura”, a partir de 21 de março, também integra a programação. A mostra propõe um intercâmbio cultural e um novo olhar sobre as cidades de Brasília e Ottawa, capitais dos dois países. O público poderá ver a diversidade das paisagens urbanas que revelam a beleza e a identidade cultural de cada lugar. São 15 imagens de Brasília, retratadas pelo fotógrafo canadense Daniel Stanford, e 15 de Ottawa, retratadas pelo fotógrafo brasileiro Kazuo Okubo.

A Academia Mineira de Letras, por sua vez, irá receber, no dia 22, a palestra “Arqueofeminismo: mulheres filósofas e filósofos feministas na França, séculos XVII-XVIII”, com o filósofo francês Maxime Rovère, professor de Filosofia da PUC-Rio. Organizador de uma coleção de textos escritos por pensadoras feministas, ele irá apresentar a participação das mulheres na história da filosofia, especialmente em questões relacionadas ao corpo e aos direitos de gênero.

De 21 a 31 de março, alguns restaurantes de Belo Horizonte, como o Au Bon Vivant, irão receber a quinta edição do festival gastronômico Goût de France. No cardápio, pratos especiais que reinventam a culinária francesa tradicional.

Os interessados em terem a experiência de estudar em universidades francófonas também terão a oportunidade de se reunir com representantes de importantes instituições da Bélgica, do Canadá, da França e da Suíça. A turnê “Estudar em países francófonos” acontece entre os dias 21 e 26 na PUC Minas (campi Coração Eucarístico e Praça da Liberdade), na UFMG (faculdades de Direito e Engenharia), no Cefet-MG e na Universidade Fumec.

Paralelamente, a Festa da Francofonia promove os concursos “La Plume D’Or” e “Dis moi dix mots”. O “La Plume D’Or” é uma competição do idioma francês para estudantes de diferentes níveis das Alianças Francesas, em que o primeiro colocado irá ganhar uma estadia em Paris, em março de 2020, durante a Semaine de la Francophonie. O “Dis moi dix mots”, por sua vez, consiste na produção de textos em torno de dez palavras francófonas escolhidas para 2019.

Por fim, no dia 31 de março, uma divertida partida de pétanque no Parque Municipal Aggeo Pio Sobrinho: o tradicional jogo francês consiste em arremessar bolas de aço na tentativa de aproximá-las o máximo possível de uma bolinha de madeira. Com coordenação do francês Philippe Watel e participação de membros da comunidade francófona de Belo Horizonte, a atividade e os equipamentos são gratuitos, mediante confirmação no Sympla.

A realização do evento é da Aliança Francesa Belo Horizonte, da Embaixada da França, do Institut Français Brasil, do Campus France Brasil, da Câmera de Comércio Brasil-Canadá, do Consulado Honorário da Suíça, do Consulado Honorário da França e do Wallonie Bruxelles International. O evento tem o apoio do Cefet-MG, do Governo do Canadá, da Embaixada da Bélgica, da casa de shows A Autêntica e do restaurante Au Bom Vivant. O apoio cultural é da Academia Mineira de Letras, da Casa Fiat de Cultura, do Cine Santa Tereza, do Sesc Palladium, da Assembleia Legislativa de Minas Gerai e da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.

Foto: Carlotta Forsberg


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.