Eventos

Espetáculo “CIRCO MÍSTICO”

Rua Gonçalves Dias, 320 - Funcionários

Fundação de Educação Artística

Consultar

16, 17, 23 e 24 de março Sábados – 20h e domingos - 19h


No dia 16 de março (sábado), o Grupo Voz e Cia sobe ao palco da Fundação de Educação Artística para celebrar 30 anos com a abertura da temporada do espetáculo cênico-musical “Circo Místico” – um dos trabalhos de maior sucesso de público e crítica da companhia mineira, formada por 40 cantores-atores, sob batuta do diretor e maestro Ernani Maletta. O musical segue em cartaz até dia 23 de março, sempre aos sábados, às 20h, e domingos, às 19h, na Sala Sergio Magnani da FEA (Rua: Gonçalves Dias, 320 - Funcionários). Os ingressos já estão à venda no local da apresentação e pelo Sympla no link https://www.sympla.com.br/circo-mistico__468884. Na Secretaria da FEA, os ingressos podem ser adquiridos de segunda a sexta, de 9 às 19h, aos sábados, de 9h às 12h, ou na bilheteria do teatro, nos dias das apresentações, a partir das 14h. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos. Gênero: Cênico-Musical. Informações para o público: 31 3226 6866 ou pelas redes do coral (facebook e instagram: @vozecia).

“Fazer 30 anos de grupo, em um país que ainda valoriza tão pouco a Arte como produtora de conhecimento e merecedora de patrocínio, carrega por traz muita luta e paixão pelo ofício. O desejo de permanecer no tempo, apesar das adversidades, está intimamente ligado à necessidade do artista de criar e a certeza que temos de que só a Arte é capaz de formar cidadãos que tenham opiniões próprias e que sejam verdadeiramente conscientes de seus deveres e direitos”, conta o maestro e fundador do grupo Ernani Maletta.

Com um dos repertórios mais belos e admirados da música popular, “Circo Místico” do grupo Voz & Cia é uma adaptação livre da obra O Grande Circo Místico de Edu Lobo e Chico Buarque. A peça foi originalmente composta para o Balé Guaíra de Curitiba a partir do poema homônimo do modernista Jorge de Lima.

Durante as apresentações, o público confere arranjos exclusivos de 15 canções, entre elas, “Salmo”, “A História de Lily Braun”, “Beatriz” e “Sobre todas as coisas”. Em cena, o coral recria a história do Grande Circo Knieps por meio de um espetáculo cênico-musical, conduzido polifonicamente pela música, pela poesia e por imagens corporais evidenciadas nas cores do figurino, no desenho de luz e na movimentação dos artistas no palco. Todo o repertório musical foi gravado no CD Voz&Companhia apresenta Circo Místico, lançado em 2009, que recebeu o significativo elogio de Edu Lobo e de Chico Buarque. Segundo Edu Lobo, “a gravação de O Grande Circo Místico, feita pelo Grupo Voz&Companhia, é uma das preciosidades que guardo na memória do meu computador e que tenho vontade de ouvir sempre. ”

SINOPSE

Na Áustria, no meio do século XVIII, durante o reinado de Maria Teresa, Frederico Knieps, médico de câmara da Imperatriz, resolveu que seu filho – também Frederico – seria médico e seu sucessor. Só que o rapaz decidiu não atender ao último pedido de seu pai. Ele se apaixonou por Beatriz, a equilibrista de uma trupe de artistas, se casou com ela e juntos fundaram o “Grande Circo Knieps”.

Do casamento dos dois nasceu Charlotte, que mais tarde se casou com um palhaço. Eles tiveram dois filhos: Marie e Oto. Oto, que nunca se identificou com o mundo do circo, casou-se com Lily Braun, a grande estrela de um cabaré. Dessa união nasceu Margarete. Margarete, gerada no ventre tatuado de sua mãe, desde cedo vivia num instigante misticismo. Num misto de prazer e dor tatuou seu corpo com as figuras da Via Sacra do Senhor dos Passos. As figuras, porém, afastaram seu marido, Ludwig, que nunca mais a pôde amar. Depois de abandonada pelo marido, Margarete foi violada por Rudolf, o boxeador, que era ateu e homem-fera do circo.

Margarete deu à luz duas meninas, Marie e Hélène, que são o prodígio do Grande Circo Knieps – “Elas e as suas levitações, que a plateia pensa ser truque; e a sua pureza, na qual ninguém acredita”. Marie e Hélène transcendem a própria arte do circo e se tornam santidade, essência de todo artista.

REPERTÓRIO MUSICAL

1. Abertura

2. Opereta da Corte

3. Valsa dos Clowns

4. Beatriz

5. Opereta do Casamento

6. A História de Lily Braun

7. Meu Namorado

8. Oremus

9. Salmo

10. Sobre Todas as Coisas

11. A Bela e a Fera

12. Ciranda da Bailarina

13. Circo Místico

14. Na Carreira

*Todas as canções são de Edu Lobo e Chico Buarque, com exceção de Abertura do Circo e Oremus, de Edu Lobo.

Foto: Guilherme Machala


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.