Eventos

Palestras online “120 anos da invenção de Murilo Mendes” – com Marisa Timponi

Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

Online

Gratuito

A partir de 8 de abril, às 11h


2021 é um ano de muitas datas marcantes da literatura brasileira. Entre elas, estão os 120 anos do nascimento do escritor Murilo Mendes. Em homenagem à ocasião, a Academia Mineira de Letras convida a pesquisadora e escritora Marisa Timponi para apresentar a palestra “120 anos da invenção de Murilo Mendes”. O vídeo pode ser conferido no YouTube da AML a partir do dia 8 de abril, às 11h.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed BH - por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

“120 anos da invenção de Murilo Mendes” trata-se de um recorte do livro O processo da invenção na busca da liberdade: uma leitura crítica da poética de Murilo Mendes, publicado pela aprovação da Lei Murilo Mendes da Prefeitura de Juiz de Fora, com Ilustrações e diagramação de Valéria Faria, Prefácio de Leila Barbosa e autoria de Marisa Timponi Pereira Rodrigues, estudiosa do poeta e pesquisadora da História Literária de Juiz de Fora. É uma homenagem, em seus 120 anos, ao processo poliédrico de um poeta multifacetado pela invenção ao criar suas imagens.

A palestra propõe uma discussão da literatura na modernidade com base na criação muriliana como marca de vanguarda permanente, via uma poética libertária, sagrada/profana, ressaltando o lúdico, o irônico e o caráter alegórico do poeta de “olho armado” na cultura universal.

Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2021, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever.

Sobre a palestrante:

Marisa Timponi Pereira Rodrigues é de São Geraldo, cidade da Zona da Mata mineira, cidadã honorária de Juiz de Fora. Formada em Letras (UFJF), com Especialização e Mestrado em Literatura Brasileira. Atuou como professora da UFJF, nos cursos de Letras e Comunicação. É escritora, pesquisadora da História Literária de Juiz de Fora, em coautoria com Leila Barbosa, com vários livros publicados, dentre eles Ismael Nery e Murilo Mendes: reflexos (indicado ao Jabuti 2010). Solos: O processo da invenção na busca da liberdade (2018), O menino que pulava (2019-2020), Essência de Madressilva (poemas 2020).

É membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, com curso na área na Grécia, membro da Sociedade Brasileira de Poetas Aldravinistas, membro da Academia Juiz-forana de Letras (AJL) e da Liga dos Escritores, ilustradores e autores de Juiz de Fora (LeiaJF) e Membro do Conselho de Curadores do Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM).

SERVIÇO:

Palestras online “120 anos da invenção de Murilo Mendes” – com Marisa Timponi

Data: a partir de 8 de abril, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente e contribuir com a formação para a cidadania. É responsável pela realização do Programa Sociocultural Unimed-BH que, ao longo de sua história, destinou cerca de R$140 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, gerando milhares de postos de trabalho, impulsionados pelo patrocínio de mais de 5.200 médicos cooperados e colaboradores. Anualmente milhares de pessoas são alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.

Cemig

De onde vem a nossa força?

A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br

Foto: Divulgação

 


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.