Eventos

Semana Nacional do Choro 2018

rua do Ouro, 895, Serra

Bar do Salomão

(31) 3221-5677

Entrada gratuita. Sem cobrança de couvert

16/4, segunda-feira - 18h


Pelo segundo ano consecutivo o Sesc, integrado ao Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, realizará a Semana Nacional do Choro. Diversas atrações estão previstas para serem realizadas entre os dias 16 a 22 de abril, em diferentes endereços da boemia mineira. O objetivo é valorizar, reconhecer e incentivar toda a cadeia em torno desse movimento artístico cultural. O projeto é realizado com apoio a Associação Clube do Choro de Belo Horizonte e da Globo Minas.

A participação é gratuita e não haverá cobrança de couvert nos estabelecimentos. Cada casa participante receberá grupos, artistas e representantes do choro que se destacam na cena mineira e nacional. Belo Horizonte é uma referência no país quando o assunto é música instrumental. Ao todo, em 7 dias de programação, serão realizados 16 shows com a participação de 67 artistas.

Mesmo sendo um ritmo tipicamente carioca, a capital mineira também é um reconhecido berço de ‘chorões’, como são carinhosamente conhecidos os músicos do segmento. Entre os grupos mineiros escalados para as apresentações estão: Clube do Choro de BH, Clube do Choro de Betim, Regional do Salomão, Giselle Couto e Banda, Carona Brasil, Flor de Abacate.

Neste ano, no qual se celebra o centenário de nascimento de Jacob Pick Bittencourt, o “Jacob do Bandolim” (Rio de Janeiro, 14 de fevereiro de 1918 — Rio de Janeiro, 13 de agosto de 1969), gênio instrumentista e compositor de choro, o Sesc trará para a Semana Nacional do Choro um olhar para o bandolim neste estilo musical. Assim, bandolinistas representantes de todas as gerações e de diversos cantos do Brasil estarão reunidos numa celebração grandiosa à música. Em uma rara oportunidade, o público mineiro poderá ver, no palco, os bandolins de Ian Coury (16 anos), de Elisa Meyer (Choro das 3), do virtuose Hamilton de Holanda e do mestre Izaias Almeida, líder do conjunto “Izaias e Seus Chorões”, contemporâneo a Jacob do Bandolim e o mais antigo conjunto instrumental de São Paulo.

O vasto repertório composto por Jacob do Bandolim também conta, ainda, com choros que foram posteriormente agraciados com letras, tornando-se importantes canções do gênero. Ao longo da Semana Nacional do Choro, estes “choros cantados” serão interpretados pelas belas vozes de Lígia Jaques, de Giselle Couto e do grupo Carona Brasil.

A programação começa na segunda-feira, (16/4) no Bar do Salomão (rua do Ouro, 895, Serra), às 18h. Na terça-feira (17/4) o ponto de encontro será o restaurante Maria das Tranças (rua Professor Moraes, 158, Savassi), às 19h. Na quarta-feira (18/4), às 19h, a parada será no Tip Top (rua Rio de Janeiro, 1770, Lourdes). Quinta-feira (19/4), às 19h, será a vez do Bar da Esquina (rua Sergipe, 146, Centro) receber apresentações. Na sexta-feira (20/4), às 19h, o endereço do choro na capital mineira será o Dalva Botequim Musical (rua Ceará, 1568, Savassi). No sábado (21/4), às 15h, a Diogo de Vasconcelos, popularmente conhecida como Praça da Savassi, receberá as atrações com apoio dos bares Baianas e 80 Bar e 90´s.

fechar a programação haverá um evento especial. No domingo (22/4) a Praça Duque de Caxias, popularmente conhecida como Praça de Santa Tereza, será palco de um Minas ao Luarespecial. Diversos artistas vão se apresentar no encerramento do projeto, a partir das 9h. A proposta é de uma grande celebração artística e musical. Entre as atrações estão o Clube do Choro de BH, Choro das 3 (SP) além de Hamilton de Holanda (RJ). Na ocasião haverá uma homenagem a Jacob do Bandolim, instrumentista e compositor brasileiro que completaria 100 anos de vida em 2018. Como nas demais atividades, a participação é gratuita.

Assim como no ano passado, o encerramento terá transmissão ao vivo pela Rádio Itatiaia no programa A Hora do Coroa, com o radialista Acir Antão. A atividade que encerra a programação também é uma homenagem ao Dia Nacional do Choro, comemorado em 23 de abril, data de nascimento de Alfredo da Rocha Viana, o Pixinguinha.

Foto: Divulgação


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.