Eventos

Performance Novos Veres para Antigos Olhares

Praça da Liberdade, 640 - Savassi, Belo Horizonte

Memorial Minas Gerais Vale

(31) 3308-4000

Gratuito

Sexta-feira, 26 de abril, às 19h


Com um roteiro que propõe experiências diversas, o mês de abril no Memorial Vale traz uma programação que vai permitir ao público vivenciar a arte com novos olhares. Dentre as atrações estão um concerto de violão que pretende ir além do som produzido pelo instrumento; uma performance que propõe uma experiência inédita ao viver diferentes mascaramentos; uma ocupação de multiartistas com apresentações de performances, instalações sonoras visuais e videoperformances e um show poético musical que celebra a arte do caminhar e homenageia a arte mambembe. Em abril, com a celebração do Dia de Tiradentes, o Memorial Vale também traz ações que destacam e propõem outras perspectivas sobre a Conjuração Mineira.

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita. Saiba mais em https://memorialvale.com.br/pt/ .

Durante todo o mês

Mês de Tiradentes

Em comemoração à data de 21 de abril, Dia de Tiradentes, o Memorial Vale convida o público a refletir sobre o episódio da Conjuração Mineira, mito fundador da república brasileira. O Programa Educativo, através de pesquisas desenvolvidas ao longo dos últimos anos relacionadas ao tema, propõe visitas mediadas e intervenções nas exposições de longa duração. Durante todo o mês, a Alegoria da República será sobreposta pela imagem de Tiradentes, personagem mártir da Inconfidência Mineira, criada pela artista Gizelle Cândido. A obra, intitulada O Sagrado Coração Cívico do Alferes, reorganiza os elementos narrativos que constituem esse herói nacional, propondo novas leituras.

Em abril, serão realizadas visitas mediadas ao percurso República. A visita relaciona noções de cidadania, liberdade e democracia à história de Belo Horizonte, à mineiridade, ao debate político e ao papel de Tiradentes na Conjuração Mineira. A iniciativa será nos sábados dias 13, 20 e 27 às 11h e às 16h30. Acontecerá também aos domingos dias 14, 21 e 28 às 11h e às 14h.

Aos sábados de abril às 14h

Oficinas Criativas de Pintura

Ao longo do mês de abril o Programa Educativo do Memorial Vale vai se dedicar à linguagem da pintura, explorando suas materialidades, ferramentas e possibilidades criativas, com dinâmicas que envolvam o estudo das cores, o gesto e a imaginação. Podem participar crianças a partir de 5 anos. Retirada de ingressos na recepção, com 30 minutos de antecedência.

Aos domingos de abril – às 10h30 para bebês de 0 a 2 anos e às 11h para crianças de 3 a 5 anos

Oficina Ninho de Leitura

Nesta oficina, a proposta é entrar no mundo dos livros através da imaginação e das palavras. Em um ambiente organizado para bebês e crianças pequenas, o Programa Educativo do Memorial Vale vai mediar uma experiência literária, contando com a participação do público mirim e de seus cuidadores. Retirada de ingressos na recepção, com 30 minutos de antecedência.

Dias 04 de abril (quinta-feira às 19h30) e 06 de abril (sábado às 10h30)

Encontro com Professores Memorial Vale

Como a arte contemporânea ajuda a lançar outras leituras sobre a história? Nesse Encontro com Professores, o Programa Educativo do Memorial Vale propõe investigar as narrativas decoloniais da mostra “Imagens Que Não se Conformam” a partir dos eixos de pesquisa do Memorial Vale – Mineiridades e República. Como incentivo, os participantes terão a chance de concorrer a um Jogo Tralalá, criado pelo Educativo, e a disponibilização de ônibus escolares para visitação ao Memorial. Com duas horas de duração, o Encontro vai oferecer certificados para os participantes. Necessária inscrição prévia pelo telefone (31) 3343-7317 ou WhatsApp (31) 8223-7433.

Dias 06 de abril (sábado às 11h e às 15h) e 07 de abril (domingo às 11h e às 14h) - As visitas do período da tarde contam com intérprete de libras

Visitas mediadas à exposição Imagens que Não se Conformam

A exposição Imagens que Não se Conformam reúne obras do acervo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), em diálogo com produções de artistas contemporâneos mineiros. A mostra apresenta peças e obras raras que remetem aos períodos colonial, imperial e republicano do Brasil. Os educadores do Programa Educativo propõem visitas mediadas autorais com roteiros sobre as obras do acervo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), em diálogo com produções de artistas contemporâneos mineiros.

Dia 18 de abril (quinta-feira) às 20h

Show Isso Não é Um Violão?, com Artur Miranda Azzi

Há um programa que sempre é relacionado ao violão: tocar nas cordas e pressionar para produzir sons. Entretanto, o instrumento pode muito mais do que esse programa. Neste concerto, fruto de uma pesquisa de doutorado, o ouvinte será submerso em diversas possibilidades de abordagem do violão. O violonista, Artur Miranda Azzi, possui mestrado em música pela Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Frankfurt (2021) e atua nas áreas de performance, teoria da música e composição. A apresentação integra o projeto Contemporâneo. Retirada de ingressos 1h antes do evento (apenas um por pessoa).

Dia 25 de abril (quinta-feira a domingo) às 19h

Performance Novos Veres para Antigos Olhares

A atriz carioca Fabianna de Mello e Souza, a partir de sua pesquisa com as máscaras, propõe uma experiência inédita ao viver diferentes mascaramentos. A partir da presença disruptiva das máscaras na geografia do comum, a performance provoca novos “veres”, então, novos sentires. A performance integra o projeto Sensações Memoráveis, com a curadoria de Dudude Herrmann. Retirada de ingressos 1h antes do evento (apenas um por pessoa).

Dia 25 a 28 de abril (quinta-feira a domingo)

Ateliê de Performance O(S)TRAS

O Ateliê de Performance O(S)TRAS é uma proposta de ocupação imersiva na galeria de exposição temporária do Memorial realizada por multiartistas com apresentações de performances, instalações sonoras visuais e videoperformances. O projeto Ateliê de Performances tem a curadoria de Talita Trizoli.

No dia 25, quinta-feira, às 19h está marcada a abertura com apresentação do Ateliê de Performance O(S)TRAS. Na sexta, dia 26, às 14h30, será feita a Ocupação do Ateliê O(S)TRAS com um bate-papo mediado por Talita Trizoli sobre as apresentações do dia anterior, estudos, leituras e compartilhamentos de trabalhos em processo com o público. A Performance coletiva Ateliê O(S)TRAS será a atração do dia 27, sábado, das 11h às 12h30. Também no dia 27, às 15h, será realizada a palestra “Performar é um verbo feminino” com Talita Trizoli. E, finalizando as ações do Ateliê em abril, no dia 28, domingo, às 11h, acontece a Performance O(S)TRAS, seguida de bate-papo com o público.

Dia 27 de abril (sábado) às 16h - evento com intérprete de libras.

Proncovô

Um show poético musical que celebra a arte do caminhar e presta homenagem ao artista mambembe, ao andarilho e à vocação nômade do artista, que parte sempre em busca de seu público. O espetáculo traz os atores-músicos para a cena como trovadores populares e contemporâneos, tocando, cantando e recitando. A direção é de Eduardo Moreira e a direção musical de Sérgio Pererê. Proncovô é um show desenvolvido por Laura de Castro (bailarina, atriz, professora, palhaça, diretora, musicista e produtora cultural) e Zé Motta (músico, compositor, formado em música pela UniRio). O show integra o projeto Gerais Cultura de Minas e os ingressos devem ser retirados 1h antes do evento (apenas um por pessoa).

Até 01/05/2024

Exposição Atmosfera, de João Castilho

O fotógrafo João Castilho apresenta a série Atmosfera, no café do Memorial Vale, com curadoria de Eugênio Sávio dentro do projeto Mostra de Fotografia. A instalação reúne imagens de céus realizadas nos últimos anos. Atmosfera é uma fina película que envolve a Terra proporcionando um equilíbrio delicado que sustenta a diversidade da vida. Construindo obras de quase-ficção, Castilho cria formas de representar esteticamente nosso pertencimento ao mundo. Publicou os fotolivros Zoo (2017), Hotel Tropical (2013), Pulsão Escópica (2012), Peso Morto (2010) e Paisagem Submersa (Cosad Naify, 2008).

Serviço: Memorial Minas Gerais Vale
Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi.
Horário de funcionamento: Quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,4 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.

Foto: Stefnie Telle


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.