Eventos

Aniversário de 9 anos da Autêntica

Rua Álvares Maciel, 312 - Santa Efigênia, Belo Horizonte

Autêntica

Consultar no site

Sábado, 27 de abril, às 20h


A Autêntica, casa de shows que surgiu em 2015, na Savassi, e hoje ocupa o imóvel histórico que abrigou o Lapa Multshow (Rua Álvares Maciel, 312 Santa Efigênia – BH/MG), celebra no dia 25 abril seus nove anos de existência e resistência. Durante esse período de enfrentamento de muitos desafios, entre eles uma pandemia que gerou uma pausa forçada nas atividades, a casa firmou-se um como um dos principais símbolos da cena musical da cidade e do país, com uma programação de vanguarda que trouxe artistas de diversas vertentes, gerações e territórios da música brasileira. “Optamos por uma programação autoral, focada na arte, não simplesmente na balada, porque é no que acreditamos, mas é difícil manter sem patrocínios ou recursos de editais. Pagamos um preço por ocuparmos este lugar”, analisa Bernardo Dias, músico e um dos sócios da Autêntica.

Para celebrar essa caminhada uma programação intensa com nomes importantes da música, nos dias 25, 26 e 27 de abril.

A noite do dia 25/04, a partir das 20h, contará com os shows do duo Mordomo, formado por Bernardo Dias e Fernando Persiano, o trabalho se espalha por influências que vão da MPB clássica ao jazz de cabaré dos anos 40. A apresentação conta com a participação especial de Leo Moraes, músico, compositor, produtor e agitador cultural, da cena musical de BH. A discotecagem fica por conta da DJ Dani-se, com o set que ela mesma denomina de “os melhores clássicos de todos os ritmos”,resultante de pesquisa que vai do pop ao underground.

Completando a noite e a casa recebe o Pato Fu, uma das mais importantes bandas do rock brasileiro, desde 1992 na estrada, o Pato Fu está sempre em transformação. A banda mineira já se destacou nas principais premiações nacionais, conquistou um Grammy Latino, vendeu discos de ouro e emplacou canções em trilhas de novela, e é também conhecida por se manter incansavelmente original. Atualmente é composto por Fernanda Takai (voz), John Ulhoa (guitarra), Ricardo Koctus (baixo), Xande Tamietti (bateria) e Richard Neves (teclados).

O dia 26/04 traz o show do guitarrista Mike Stern, nome lendário do jazz e que fez parte da banda de Miles Davis, entre 1981 e 1983, além de premiado e reconhecido como um dos maiores guitarristas do mundo. O showfaz parte da turnê sul-americana da banda. Para os shows no Brasil, Mike Stern convidou o baixista brasileiro Rubem Farias, acompanhados de grandes estrelas da música mundial Dennis Chambers (bateria), Leni Stern (guitarra) e Bob Francischini (Sax).A noite contará com a abertura do mineiro Felipe Vilas Boas e seu Quinteto Fantástico.

Encerrando as celebrações a Autêntica recebe no dia 27/04 o show de Blak Alien, celebrado como um dos mais influentes letristas da sua geração e por demarcar uma mudança de paradigmas no rap brasileiro, Black Alien é um dos principais nomes do um dos maiores MCs da cena do rap brasileiro. O ex-Planet Hemp trilha uma caminhada exitosa com discos clássicos como Babylon by Gus Vol. I: O Ano do Macaco (2004) e Vol. II: No Príncipio Era O Verbo (2011).

Ingressos disponíveis no site www.aautentica.com.br

Histórico de construção e referências

A Autêntica nasceu no hiato de outro importante espaço cultural da cidade, o saudoso Lapa MultiShow, casa que encerrou suas atividades em 10 julho de 2011, após mais de 14 anos de intensa programação, com importantes bandas nacionais e internacionais . “É muito importante lembrar do que veio antes. Abrimos a Autêntica na Savassi sentindo falta do Lapa, era nossa tentativa de suprir a lacuna que ele deixou”, reflete Leo Moraes.

Após a fase mais aguda da pandemia, em abril de 2022, a Autêntica reabre justamente no mesmo imóvel que durante vários anos abrigou o Lapa, na Rua Álvares Maciel, 312, no bairro Santa Efigênia, Zona leste de BH, iniciando um novo capítulo e dando continuidade a uma história anterior no imóvel que foi projetado pelo arquiteto, professor e urbanista italiano Raffaelo Berti, e foi espaço de funcionamento do Cine Santa Efigênia, local em que a casa mantém uma programação intensa, recebendo nomes que traduzem bem o olhar intergeracional da curadoria como Tom Zé, Marina Sena, João Donato e Jards Macalé, Djonga, Letrux, FBC, entre outros. Ao longo destes nove anos a Autêntica recebeu um público estimado em 400 mil pessoas, com mais de mil eventos e cerca de 2000 shows, sendo que 300 destes eventos foram realizados só nos últimos dois anos, após a retomada em um espaço maior, contemplando mais de 2000 pessoas. Os ótimos números não traduzem, no entanto, as dificuldades de manutenção do espaço que segue sem patrocínios com uma proposta de programação que poucas vezes consegue pagar os custos com a bilheteria. “É uma batalha constante nos mantermos, uma caminhada que não é diferente da realizada pelo músico independente, com as barreiras para sustentabilidade e, no fim, a realidade é que todo projeto e empreendimento que tem como foco a cultura no país, necessita de incentivos e isso contribui para a economia e para a fruição do público que tem cada vez mais acesso à diversidade musical que temos aqui, o que temos feito durante estes anos sem os patrocínios necessários, mas a duras penas”, avalia Leo Moraes, músico, sócio e cofundador da Autêntica.

SOBRE A AUTÊNTICA

A história da Autêntica começou em um espaço para 400 pessoas que funcionou de 2015 até o começo de 2020. Em dezembro de 2021, após quase dois anos de paralisação das atividades por conta da pandemia de COVID-19, houve o anúncio de sua reabertura. Iniciou-se uma campanha de financiamento coletivo que arrecadou fundos com ex-frequentadores da casa para financiar parte da reforma do novo espaço, agora quase quatro vezes maior que o anterior. O imóvel que a Autêntica passou a ocupar a partir do dia 28 de abril, data da reinauguração, também abrigou os bares Blue Banana e Lapa Multshow, onde foram realizados shows memoráveis nos anos 90 e início dos anos 2000, como Los Hermanos, Elza Soares e Sepultura. A nova casa tem capacidade para 1.500 pessoas, e é modulada para shows de 400 a 600 espectadores.

SERVIÇO
O que: Aniversário de 9 anos da Autêntica – shows: + Pato Fu + Mike Stern + Black Alien
Quando: 25, 26 e 27 de abril/ Abertura da casa: 20h
Onde: Autêntica (Rua Álvares Maciel, 312 Santa Efigênia - BH/ MG)
Informações e ingressos: www.aautentica.com.br

Foto: divulgação Roncca


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.