Eventos

“Seres brincantes” - Exposição coletiva de artes plásticas

Rua Cláudio Manoel, 1185, Funcionários, Belo Horizonte

Galeria de Arte PIC Cidade

Entrada Franca

08/05 a 31/05/2018


A obra “Pé de Lata” associa a bidimensionalidade, o relevo e a tridimensionalidade, numa só peça. O trabalho convida o observador a uma interação com o brinquedo que está ali ao seu alcance, instigando-o tocar a obra. A obra mostra uma figura de criança segura de si. Realizando a intenção da artista, oferecendo ao observador seus pés de lata para também brincar. O esforço, equilíbrio e a imaginação fazem parte da tentativa de transformar os pés de lata num objeto mágico; de tornará possível uma jornada pouco comum, com muitos obstáculos, definindo as capacidades e habilidades de cada um.

MEMORIAL DESCRITIVO

- Conceito: a exposição se apoia no brincar, na brincadeira e no brinquedo, para abordar os temas da vivência integral da ludicidade, da fantasia e da criatividade na infância e da preservação da capacidade lúdica no adulto.

- Objetivos: o projeto visa a incentivar o resgate de aspectos favoráveis à vivência lúdica da criança - e de corpo inteiro - em meio às invasões da tecnologia e da informação, bem como a refletir sobre a ludicidade, enquanto necessidade das demais etapas da vida.

- Justificativa: o brincar demanda ações que, começando na infância, são necessárias para toda a vida: experimentar, descobrir, raciocinar, persistir, aprender a perder, esforçar-se e não desistir facilmente

.O acervo: reúne obras produzidas anteriormente e obras criadas para este projeto, tendo como sub-temas os meios pelos quais as crianças encontram o espaço/tempo do brincar: parque de diversões, brinquedos da natureza, brinquedos construídos, brinquedos comprados, o faz-de-conta, o fazer artístico, a contação de histórias, etc. Número aproximado de obras: 30

- Artistas: Ana Guimarães, Andreza Nazareth, Belkiss Diniz, Clélia Lemos, Eliana Martins, Eliz Machado Dias, Fátima Mirandda, Fátima Santiago, Iara Abreu, Letícia Pinto, Marília Pierazoli, Nina de Souza-Lima, Rui de Paula, Vânia Braga, Willi de Carvalho, Yara Tupynambá e Zanne Neiva.

- Sinopse: o projeto reúne obras em variadas técnicas e suportes, apresentando os meios pelos quais as crianças encontram o espaço / tempo da brincadeira, da fantasia e da criatividade. Os artistas plásticos, guiados pela importância do brincar, convidam o público a refletir sobre a vivência integral da infância e a preservação da capacidade lúdica nas demais etapas da vida.

Foto: Fátima Mirandda


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.