Eventos

Bate-papo com Bárbara Ferreira, do Coletivo Fotográfico MAMANA e Carla Maia

No Instagram

Online

Gratuito

Na terça, dia 02, às 19 horas


Entre os dias 01 e 05 de junho, o Projeto Fotografias por Minas promove uma série de lives, com inspirações para imaginar um mundo novo. Os debates têm como público-alvo qualquer pessoa que estiver disposta à construir a mudança e o novo. A transmissão ao vivo dos bate-papos será realizada no Instagram da iniciativa.

A proposta das lives é discutir novas visões e possibilidades de mundo, promovento o diálogo da fotografia com outras áreas do conhecimento, como meio ambiente, arquitetura, cultura, arte, memória, antropologia, educação, protagonismo social, questões de gênero, sexualidade e o corpo.

Conforme afirma Isis Monteiro, uma das participantes do projeto “Acreditamos que o cruzamento desses diálogos entre várias realidades, passam pelo olhar, sentir, respeitar e se inspirar com a diversidade, o que nos propõe imaginar um mundo novo.

Fotografias por Minas - Programação de lives - De 01 a 05 de junho

Na segunda-feira, 1º de junho, às 20 horas, com o espírito de imaginar um mundo novo, Ronaldo Fraga e Monica Godoy abordam as “Elucubrações sobre um mundo que se foi e um mundo que virá”.

Ronaldo Fraga nasceu no século passado, num mundo que acabou, transformando tudo em “ex”. Além da marca própria, desenvolve projetos de aculturação de design e geração de renda em todo o Brasil e compreende a moda como vetor cultural. Ronaldo hoje, se considera um ex-tilista.

Monica Godoy é psicanalista, educadora, contadora de histórias, escutadora de vidas e peregrina. Analista ambiental, com mestrado em resíduos sólidos, há 5 décadas vem trilhando caminhos pelo mundo na busca do justo lugar e na intenção de construir um “saber fazer” com as marcas e os restos.

Na terça, dia 02, às 19 horas, o bate-papo será com Bárbara Ferreira, do Coletivo Fotográfico MAMANA e Carla Maia, sobre a temática "Poéticas femininas e a construção de imagens por mulheres".

Mamana é um coletivo fotográfico brasileiro que nasceu em 2016. Voltado para as áreas da fotografia de rua, fotojornalismo e documental, é composto apenas por fotógrafas. Tem como propósito ajudar a construir e sustentar territórios que considerem questões de gênero na profissão, fortalecer a rede de fotógrafas, divulgar trabalho de mulheres e incentivá-las, para que estejam, com maior frequência e quantidade, nas ruas fotografando. As atividades do coletivo envolvem oficinas de fotografia exclusivas para mulheres, lives com fotógrafas brasileiras, divulgação de trabalhos fotográficos, realização de exposições coletivas e participação em rodas de conversa.

Carla Maia - Professora, curadora e pesquisadora de cinema. Doutora em Comunicação Social pela FAFICH/UFMG, com período sanduíche em Tulane University, New Orleans/EUA. Professora do curso de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário UNA. Já organizou diversas mostras de filmes e debates, entre elas, retrospectivas de Chantal Akerman, Naomi Kawase, Rithy Panh e Trinh T. Minh-ha. Integrante da Associação Filmes de Quintal, foi uma das coordenadoras do forumdoc.bh - Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte.

Na quarta-feira, dia 03 de junho, às 20 horas, a live contará com a presença de Tibério França e Guto Muniz, que abordarão a temática "Educação dos Sentidos".

Tibério França é fotógrafo especialista no uso do Grande Formato, tendo atuado no mercado editorial e publicitário entre o final dos anos 1980 e toda a década de 1990. A partir dos anos 2000, passa a dedicar-se ao ensino da fotografia, lecionando na Escola Guignard/UEMG. Em 2003 abre a Primeira FotoGaleria de Belo Horizonte, espaço que buscou privilegiar o entendimento da fotografia como meio e forma de expressão poética e sua interface com o público, tendo realizado diversas exposições, debates e lançamento de livros. É produtor cultural e curador independente, organizando, realizando e participando de exposições e festivais em Minas Gerais e Bahia.

Guto Muniz - Como fotógrafo, atua há trinta e três anos em projetos culturais. Nesse período responsável pela cobertura de diversas edições de importantes eventos das artes cênicas nacionais, como o FIT-BH, Festival Internacional de Teatro de Bonecos, MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, Festival Mundial de Circo, Encontro Mundial das Artes Cênicas, Mostra Internacional de Solos e Duos, Horizontes Urbanos, Fórum Internacional de Dança, dentre outros. Criador da Foco in Cena, empresa dedicada a projetos fotográficos, culturais e educacionais. Como professor, ministra disciplinas de fotografia em diversos cursos de graduação em Belo Horizonte. É criador e coordenador do Núcleo de Estudos Fotografia Arte e Cultura – Núcleo FAC, projeto destinado a fomentar a discussão sobre o pensamento e o fazer fotográfico e suas inter-relações com as demais artes e a cultura em geral.

E na sexta-feira, dia 05 de maio, às 20 horas, Luiz Rodrigo Cerqueira e Guilherme Cunha participam de bate-papo sobre “As dimensões da imagem técnica e seu potencial criativo”.

Luiz Rodrigo Cerqueira é sócio da Artmosphere Fine Art. Fotógrafo especializado em reprodução digital para papéis de belas artes, técnico em colorimetria e gerenciamento de cores. Ao longo de dez anos se consolidou em consultoria, restauração e tratamento de imagens digitais. Imprimiu mais de 200 exposições de médio e grande porte de obras de artistas nacionais e internacionais.

Guilherme Cunha é artista visual, pesquisador e realizador cultural graduado pela Escola Guignard (UEMG) e Pittstate University (EUA). Trabalha na interseção entre as arte e as ciências, investigando principalmente a construção de modelos de percepção. Foi artista residente do Atelier #3 na Casa Tomada (SP/2010), do JA.CA (BH/2014) e do RedBull Station (SP/2014); Foi contemplado no programa de exposições do Espaço Cultural Marcantônio Vilaça em 2015, no XIII e XIV Prêmios FUNARTE Marc Ferrez de Fotografia É co-idealizador do FIF BH - Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (2013/2015/2017/2020). Recebeu o 30º Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade, do IPHAN e a Bolsa Funarte de Estímulo à Conservação Fotográfica Solange Zúñiga (2019 – 2020), pelo projeto Retratistas do Morro. Foi contemplado no Rumos Itaú Cultural 2017/18.

Fotografias por Minas

O projeto Fotografias por Minas reúne grupo de fotógrafas e fotógrafos mineiros numa iniciativa solidária em prol de entidades e grupos sociais impactados pelo novo coronavírus. A campanha prossegue até 12 de junho e conta com a adesão de mais de 300 participantes, profissionais de renome como: Eustáquio Neves, Márcia Charnizon, Pedro David, João Castilho, Gustavo Lacerda, Kika Antunes, Isis Medeiros, Daniela Paoliello, entre outros.

As cópias/prints fine art de fotografias autorais serão ilimitadas, pelo tempo que durar a campanha. As doações poderão ser feitas no site www.fotografiasporminas.com.br. O valor arrecadado, depois de serem descontados custos de impressão e logística, será destinado a projetos sociais mineiros. A primeira meta é arrecadar R$ 60.000 que será dividido entre as entidades: Comunidade Geraiseira do Vale das Cancelas (região de Grão Mogol), Comunidade Quilombola Ausente Feliz (Serro), Creche Bom Pastor (Ibirité), Lar de Idosos Sagrada Família (Bonfim) e Proteção Animal Amigo Sem Dono (Ribeirão das Neves).

O projeto Fotografias por Minas tem parceria e o apoio de empresas mineiras, como a Greco Design, a Artmosphere Fine Art e a ETC Comunicação.

Foto: Divulgação


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.