Eventos

Espetáculo: Era uma vez África - Boniface Ofogo (Camarões)

Av. Augusto de Lima, 420 - Centro, Belo Horizonte - MG,

Sesc Palladium

(31) 3270-8100

Gratuita

13/06 - quarta-feira 20:00


Os narradores orais estão presentes no imaginário de inúmeras gerações ao longo da História. Em sua 2ª edição, a CANDEIA, que colocou Belo Horizonte no circuito internacional dos festivais de narração de histórias, terá a presença de artistas do Brasil e de Camarões. O evento é promovido pelo Instituto Cultural Abrapalavra e acontecerá será nos próximos dias – de 11 a 17, no Sesc Palladium (Grande Teatro, Teatro de Bolso, Espaço Multiuso, Rancho da Cultura, Biblioteca Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, além de bate-papo com alunos da UFMG e do CEFET.

Nesta edição, uma das principais propostas é trazer para o público temas que ajudem a refletir sobre a narração de histórias como linguagem artística. Serão sete espetáculos, duas oficinas, três rodas de debate, uma palestra e diversas intervenções artísticas. Com a presença de narradores e pesquisadores, a valorização da arte e do  ofício do contar histórias, a formação de público, a descentralização e a acessibilidade têm sido os pilares do Encontro.

Com atrações para o público de todas as idades, a Candeia traz, em sua abertura, o narrador camaronês Boniface Ofogo. Boniface é um griot de tradição milenar e estará pela primeira vez em Belo Horizonte. Para abrir sua apresentação, o público vai assistir uma performance literária do músico mineiro Sérgio Pererê. Outras atividades de destaque são as oficinas, com Boniface Ofogo e também o brasileiro Giuliano Tierno. Eles vão trabalhar a narração por diversas perspectivas: desde o tradicional até o urbano. Famílias e crianças também têm espaço especial na programação. No sábado, o evento recebe a narradora Emilie Andrade, de São Paulo, às 18horas – trazendo  contos que ela recolheu em diversas partes do mundo. Ainda no sábado, a Candeia terá a participação dos Contadores da Vila, abrindo uma conversa com o reconhecido escritor Ricardo Azevedo. Para aquecer os ouvidos nas noites mais frias, há uma vasta programação com Regina Machado e Gabriel Levy (SP), Josiane Geroldi (SC), Rosana Montalvernne (MG) e Júlia Grillo (RJ). No último dia, a Candeia será palco do lançamento do CD Coletivo Narradores, formado por 12 contadores de histórias de Belo Horizonte. E ainda, para quem quiser conversar e refletir sobre esta arte que atravessa o tempo, o Encontro traz discussões durante à tarde no Sesc Palladium e outros debates na UFMG e no CEFET. Para finalizar, no domingo, quem recebe a chama da Candeia é o espaço rural Rancho da Cultura, em Pompéu, Sabará. Em um palco aberto, todos serão convidados a contar e a compartilhar.

Neste tempo veloz que vivemos, rodeados da mais alta tecnologia, as histórias têm o poder de nos reunir em volta da escuta e da palavra mais genuína. E a Candeia chega para isso: para promover o necessário e urgente encontro com o outro.

 


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.