Eventos

Mostra Faces da Violência

Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza – Praça Duque de Caxias

MIS Cine Santa Tereza

(31) 3277-4699

Consultar

De 8 de junho a 4 de julho


A Fundação Municipal de Cultura realiza, de 8 de junho a 4 de julho, no MIS Cine Santa Tereza, a Mostra Faces da Violência. A programação trará 22 filmes brasileiros, entre ficções e documentários, cuja temática esbarra nas diversas formas sob as quais a violência se manifesta na sociedade brasileira. Toda a programação é gratuita e os ingressos distribuídos 30 minutos antes das sessões.

A programação apresenta a arte brasileira refletindo um dos aspectos mais emblemáticos e desafiantes da vida em sociedade. Os filmes Batismo de Sangue (Helvécio Ratton, 2006) e Zuzu Angel (Sérgio Rezende, 2006) mostram a violência praticada pelo Estado ao retratar a tortura praticada no período da ditadura militar. O assassinato de um imigrante brasileiro na Europa é tema de Jean Charles (Henrique Goldman, 2009) e a violência advinda dos conflitos relacionados à terra que atinge grupos como camponeses, indígenas e sertanejos é retratada respectivamente nas obras Uma Questão de Terra (Manfredo Caldas,1986), Martírio (Vicent Carelli, 2016) e O Caldeirão de Santa Cruz do Deserto (Rosemberg Cariry,1985).

As violências institucionais e em relações sociais, familiares e amorosas também são questionadas nas obras. Um Céu de Estrelas (Tata Amaral,1997) expõe o machismo presente em um conflituoso relacionamento de um casal. O contexto asfixiante para os jovens que se tornam reféns e algozes de um ciclo de violência urbana é abordado em Ônibus 174 (José Padilha/Felipe Lacerda), De Passagem (Ricardo Elias,2003), Maré: Nossa História de Amor (Lúcia Murat/Lúcio Kodato,2007) e O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas sebosas (Paulo Caldas/Marcelo Luna, 2000).

A mostra também traz filmes policiais renomados de nossa cinematografia como Cidade Oculta (Chico Botelho,1985), O Bandido da Luz Vermelha (Rogério Sganzerla,1968), Os Matadores (Beto Brant, 1997), além de novos clássicos como Tropa de Elite 1 e 2 (José Padilha, 2007, 2010). Informações para público pelos telefones 3277-4699. Confira a programação completa no portal da Prefeitura.

Foto: Ricardo Laf


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.