Eventos

Camaleão Grupo de Dança leva intervenção para o Mercado Novo

Mercado Novo (Avenida Olegário Maciel, 742 - Centro - Belo Horizonte) - 2º andar

Presencial

Gratuito

18/06 - sexta-feira 16h às 18h


A necessidade do isolamento social imposta pela pandemia tem nos desafiado a viver distantes fisicamente, diminuindo o contato, cancelando abruptamente encontros que outrora eram rotineiros. Sentimos falta do toque, do cheiro, do olhar e do movimento que o outro faz em nossas vidas. Assumindo esse desafio, o Camaleão Grupo de Dança faz um convite ao público: tomar um café com os bailarinos e educadores que integram o grupo, que possui 36 anos de atuação.

A partir de uma vivência virtual e sensorial, o Camaleão convida o público para entrar dentro de uma cozinha com os bailarinos e tomar um “cafezinho”, de um jeito bem mineiro mesmo, com Dança. Essa é uma característica forte da cultura de Minas Gerais: entrar nas casas das pessoas, escutar uma boa prosa, comer um pão de queijo e tomar aquele café passado na hora. Através de um par de óculos de Realidade Virtual, a instalação do Camaleão mescla a tradição e a tecnologia possibilitando a visita a diferentes mundos. A cozinha mineira é a base desta visita, mas outros mundos se apresentam quando o público olhar debaixo da mesa, dentro do forno ou pela janela. Os bailarinos e seus movimentos se misturam em diferentes texturas, cores e sons. “Brincamos com a imagem, com o cheiro, o gosto e o toque e promovemos uma espécie de Realidade Mista. O que é real e o que é virtual não sabemos ao certo. Sabemos que acessaremos memórias, histórias, o sentimento de aconchego e de se sentir dentro de casa, e também abertos para vivenciar outros mundos!”, destaca a fundadora e diretora geral da companhia, Marjorie Quast.

Toda a tecnologia apresentada nesta intervenção foi desenvolvida em parceria com o artista digital, pesquisador e especialista em novas mídias, Sandro Miccoli. Esta foi a forma encontrada pelo grupo para continuar levando a dança a diversos lugares, mesmo sem estar presente fisicamente. A obra foi criada para ser apresentada em locais abertos como foyers, mercados, cafés, pátios ou galerias, possibilitando a apreciação sem aglomerações. Este é um projeto de pesquisa do projeto original Café com Camaleão, viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc Estadual- Edital nº 18.

Sobre o Camaleão Grupo de Dança

@camaleaogrupodedanca / www.facebook.com/camaleaogrupodedanca

O CAMALEÃO GRUPO DE DANÇA tem 36 anos de história e é um patrimônio histórico e cultural de Minas Gerais. O Grupo tem em seu repertório 17 montagens assinadas por 13 destacados profissionais nacionais e internacionais, entre eles Omar Carrum, Vladimir Rodriguez, Jorge Garcia, Mário Nascimento, Luís Arrieta, Tindaro Silvano, Carlota Portela e Tuca Pinheiro. Em parceria com a escola NÚCLEO ARTÍSTICO (fundada em Belo Horizonte em 1978), criam, incentivam, e divulgam a dança, cumprindo com o seu compromisso social de educadores e difusores culturais, se tornando o berço de renomados artistas nacionais. Como parte desse compromisso desenvolve também um projeto social de formação em dança que atende mais de 200 jovens e crianças de comunidades carentes. É uma companhia de grande importância para o país, por seu aspecto plural: da formação consistente em dança com a realização de espetáculos de estilos variados, a produção de obras com renomados artistas. O CAMALEÃO transforma o pensamento e a dança investindo em novas possibilidades de pesquisa e criação, aprimorando constantemente a qualidade de suas produções, somando mais de 50 prêmios ao longo desses anos.

 

::SERVIÇO:: 

Intervenção “Café com Camaleão”, com Camaleão Grupo de Dança

Data: 18/06 - sexta-feira

Horário: 16h às 18h

Local: Mercado Novo (Avenida Olegário Maciel, 742 - Centro - Belo Horizonte)  - 2º andar

Gratuito

Foto: Divulgação


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.