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Diversidade e Inclusão na Moda Contemporânea

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Quinta-feira, 23 de junho, às 19h


O século 21 trouxe outras pautas para o mercado da moda, entre elas temas como empreendedorismo feminino, diversidade e inclusão, novos comportamentos na produção e consumo, slow fashion, plus size e corpo positivo, sustentabilidade.

Essas serão algumas das pautas abordadas pela primeira edição do projeto Universo Fashion, que começa no dia 21 de junho e vai até 1º de julho, envolvendo seis talks e dois workshops ministrados por Aldo Clécius e Rodrigo Cezário, profissionais também responsáveis pela curadoria do evento.

Realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, com patrocínio da MGS, a programação será online e gratuita com inscrições antecipadas para os workshops (até 10 de junho, pelo Sympla).

Para o professor e consultor Aldo Clécius, o objetivo é trazer um olhar diferenciado para a moda de temas contemporâneos que ocupam, hoje, importante espaço cultural e contemplam todas as diversidades, da etnia à inclusão social. “Estamos trazendo nomes representativos do cenário nacional, marcas estão fazendo diferente e não querem só vender produtos, mas passar uma mensagem por meio das roupas que criam. Essas pessoas acreditam na moda do século 21 como agente de mudança, o conteúdo cultural vai além dos valores do mercado convencional”.

Stylist, produtor e consultor, Rodrigo Cezário considera que os empresários do setor estão despertando para novos comportamentos, inclusive os socioambientais. Segundo ele, existem nichos que vão ganhando importância, como a moda plus size e a moda agênero. “Mais do que nunca, é possível perceber que, a cada coleção, se atenuam os limites entre o feminino e o masculino, um reflexo sobre as discussões de gênero que invadiram esse universo”, pontua.

PROGRAMAÇÃO

21/06/22

Moda, Empreendedorismo Feminino e Empoderamento

Embora a indústria da moda seja composta pela maioria de mulheres trabalhadoras, os cargos de poder, criação e gestão continuam, majoritariamente, nas mãos de homens. Neste talk, mulheres empreendedoras compartilham suas experiências, vivências e desafios de empreender sendo mulheres no Brasil.

Convidadas: Ângela de Brito e Mônica Sampaio

Mediação: Aldo Clécius

Ângela Brito é natural de Cabo Verde e mora no Rio de Janeiro. A ligação que mantém com o seu país lhe é de grande importância, já que suas construções identitárias e imagéticas partem das memórias que cultivou em seu lugar de origem. Advinda da área tecnológica, procurou a autorrealização criando a marca homônima, em 2014. Já vestiu celebridades como Camila Pitanga, Tais Araújo e Zezé Motta e participou da Casa de Criadores e do São Paulo Fashion Week.

Mônica Sampaio é estilista e proprietária da Santa Resistência, cujas coleções são elaboradas no formato slow fashion, atemporais, com cadeia de produção justa e consciente. As peças refletem o DNA do continente africano e ancestralidade da mulher negra em diáspora. A marca integra o projeto Sanfoka dentro do São Paulo Fashion Week, como iniciativa da plataforma Pretos na Moda e Vamo (Vetor Afro-indígena na Moda)

22/06/22

Moda sem gênero: representação da identidade e diversidade no vestuário

Faz pouco tempo que as questões de gênero chegaram nas conversas do dia a dia, mas no mundo da moda elas participam há bastante tempo. Essa indústria sempre foi receptiva a ideias transgressivas, que desafiam os limites da autoexpressão. Agora, mais do que nunca, é possível perceber que a cada coleção se atenuam os limites entre o feminino e o masculino, um reflexo das discussões sobre gênero que invadiram o mundo da moda. Inclusão e diversidade são duas palavras-chave e, nesse sentido, a expressão da identidade do indivíduo é o eixo central da moda que propõe a valorização do estilo pessoal.

Convidados: Célio Dias e Flor Maranhão

Mediação: Rodrigo Cezário

Célio Dias é mineiro de Caratinga, diretor criativo e idealizador da LED, que fundou em 2014, em Belo Horizonte. Seus princípios, ideias e visão de mundo são traduzidas em todo o Brasil por meio da marca, que, entre outros feitos, ganhou o concurso Ready to Go, no Minas Trend, em 2016, participou do Super Talent´s, da Vogue Itália e do projeto Estufa, na São Paulo Fashion Week.

Flor Maranhão, que se identifica como pessoa transgênera não binária, é doutor em história pela USP com mestrado e graduação na mesma área pela UDESC/USP, além de pós doutor em história, em ciências das religiões e em interdisciplinaridade em ciências humanas. Atualmente faz parte da coordenação científica da Fogo Editorial e dos Simpósios Amar e Mudar as Coisas. É presidente da AMAR – Associação Internacional de Estudos de Afetos e Religiões. E praticante de xamanismo, Jurema sagrada e umbanda.

23/06/22

Diversidade e Inclusão na Moda Contemporânea

A moda contemporânea tem procurado absorver questões que não são mais adiáveis no século 21. Diversidade de etnias, corpos e jeitos de ser e inclusão de padrões estéticos para além dos eurocêntricos e normativos. Neste talk, estilistas e marcas contam como incorporam em seus trabalhos ações de diversidade e inclusão.

Convidados: Isaac Silva, Patrick Fortuna e Vinícius Santana

Mediação: Aldo Clécius

Isaac Silva é um jovem estilista baiano, que desafia o preconceito racial por meio de criações repletas de referências afro-brasileiras e indígenas. Com formação em Design e Gestão de Moda, ele também é tecnólogo em produção do vestuário. Atualmente, possui sua própria marca de nome homônimo, cujo lema é “Acredite no seu axé”, que virou febre entre influenciadores, fashionistas e artistas, como Gaby Amarantos. E apresenta suas coleções na São Paulo Fashion Week.

Patrick Fortuna, é soteropolitano e diretor criativo da marca Ateliê Mão de Mãe, que desfilou sua terceira coleção na São Paulo Fashion Week. Seu trabalho com moda iniciou aos 17 anos em uma loja em Salvador. Tem grande expertise no comercial e atacado, passou por várias áreas do varejo atuando ativamente na implantação e desenvolvimento de marcas nacionalmente conhecidas. Pesquisador de moda e mercado de luxo, atua ativamente na inclusão de mulheres (mães solos), que desenvolvem o crochê hoje para a marca AMM.

Vinícius Santana também é baiano de Salvador, é diretor empresário, criativo e CEO do Ateliê Mão de Mãe. A história com a moda começou através da fotografia. Depois de muito empreender e trabalhar para si mesmo, com o intuito de valorizar a mão do artesão, inclusive o trabalho da sua mãe, decidiu abrir o AMM para fazer renda para a própria família. Hoje, mais de 35 mulheres soteropolitanas estão envolvidas no projeto.

27/06/22

Moda plus size e a revolução do movimento body positive

Plus Size é o termo em inglês usado para definir o segmento da moda voltado para pessoas que vestem tamanho maior que 44. O body positive é um movimento que preza pela aceitação do corpo sem a necessidade de se enquadrar em um padrão. Neste talk, vamos discutir aspectos que envolvem esse segmento da indústria de moda, tais como representatividade, padrões de beleza e body shaming (vergonha do corpo) x autoaceitação do corpo.

Convidadas: Flávia Durante e Silvia Neves

Mediação: Rodrigo Cezário

Flávia Durante é comunicadora, DJ, empresária e ativista. Desde 2012, produz em São Paulo o Pop Plus, a maior feira de moda e cultura plus size da América Latina, hoje uma plataforma que engloba eventos, conteúdo, curadoria e consultoria. Ao longo destes 10 anos tem desmistificado conceitos e conselhos que mulheres (e homens também) vêm ouvindo há décadas em relação à moda. Foi palestrante do TEDx Laçador, em Porto Alegre e é professora no curso de consultoria de moda plus size da stylist Manu Carvalho.

A mineira Silvia Neves, que iniciou sua carreira em 2009, foi a primeira modelo plus size negra a ter expressão no Brasil e ficou nacionalmente conhecida pelo trabalho realizado na revista Anna Maria, com a personagem Milu, onde mostra, semanalmente, dicas de moda e estilo para gordinhas. Em 2014, foi coroada a primeira Miss Brasil plus size sênior oficial. Sua rotina envolve fotos para catálogos, editoriais para revistas e jornais, participações em desfiles. Em 2021, estreou na São Paulo Fashion Week. Como influenciadora digital, dedica conteúdo ao público GG e para mulheres acima dos 40 anos, que não são representadas na moda e na mídia em geral.

29/06/22

Novos comportamentos de produção e consumo de moda

A preocupação mundial em torno das questões ambientais torna premente a análise de um novo comportamento do consumidor. O talk fará uma reflexão sobre as formas de inserir a moda, considerada uma atividade efêmera e movida pelo consumo, no perfil de um novo consumidor consciente, num contexto de desenvolvimento sustentável.

Convidados: Jackson Araújo e Walter Rodrigues

Mediação: Rodrigo Cezário

Jackson Araújo é um comunicólogo especializado em comportamento de moda, ativista da racionalização criativa para a sustentabilidade e diretor do festival Trama Afetiva, plataforma de pesquisa em design regenerativo. Cursando o Mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Design na Belas Artes de SP, é pesquisador da Economia Afetiva, termo que cunhou em 2014, uma forma de reinventar a moda pela valorização dos ganhos coletivos. É coautor dos livros “Economia Afetiva: Aprendizado para o Futuro” (2018) e “Economia Afetiva: por uma nova tecitura social” (2019).

Walter Rodrigues, designer brasileiro, iniciou sua carreira em 1983, e ficou conhecido pela marca homônima, lançada em 1992, que se apresentou nas passarelas do Phytoervas Fashion e da São Paulo Fashion Week. De 2002 a 2006 participou da Semana de Moda de Paris, exportando seus vestidos para vários países. Em 2012 encerra seu projeto de confecção. Hoje atua como consultor na área de design de produto; é coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design e consultor criativo do Inspiramais, um salão de design, inovação e sustentabilidade para materiais de moda. É, ainda, curador do Projeto Design Vision do Instituto Focus Têxtil – hoje o primeiro reality show sobre sustentabilidade na televisão brasileira – Fashion TV Brasil, que visa introduzir os conceitos de sustentabilidade para alunos de escolas de moda brasileiras.

01/07/22

Decolonização da Moda

Partindo do pressuposto que o pensamento decolonial se desprende de uma lógica de um único mundo possível (lógica da modernidade capitalista) e se abre para uma pluralidade de vozes e caminhos, este talk propõe discutir as bases para pensar a criação e lógica do processo da moda em outras matrizes de lógica de consumo, produção e descarte.

Convidados: Aldo Clécius e Sioduhi

Mediação: Rodrigo Cezário

Sioduhi é o fundador e criativo da Sioduhi Studio. Administrador, com MBA em gerenciamento de projetos, ele é indígena do povo Waíkahanã (Piratapuya ou “gente peixe”), que vive no Alto Rio Negro, Amazonas. Seu nome só pode ser entendido a partir da cosmovisão de seu clã: aquele que carrega o espírito ancestral de um baiá, o cantor das cerimônias sagradas. E seu povo, gente-peixe, é reverenciado na logomarca da Sioduhi Studio.

WORKSHOPS

Guarda-Roupa Cápsula e Sustentável, com Aldo Clécius

21 a 24 de junho, das 14h às 18h

Oficina criativa para criar e organizar um guarda-roupa cápsula e sustentável. O objetivo é questionar sobre os nossos hábitos de consumo de moda, sobre como isso tem impacto na nossa rotina e o impacto sobre o planeta. Em seguida, aprender a pensar sustentável e, de forma prática, criar se próprio guia de como se vestir sustentável por meio do armário cápsula.

Produção de Moda, com Rodrigo Cezário

28 de junho a 01 de julho, das 14h às 18h

Neste workshop, o stylist, produtor e consultor Rodrigo Cezário irá compartilhar todo seu know how e ensinar na prática como realizar a produção de imagens de moda, abordando todas as fases do processo, como pré-produção, produção do ensaio fotográfico e pós-produção.

As vagas são para 30 pessoas em cada um dos workshops

Serviço: Universo Fashion
Data: 21 de junho a 1º de julho
Gratuito, online
Talks sempre às 19h, com tradução em Libras, no canal www.youtube.com/UniversoFashionBH
Workshops das 14h às 18h. Inscrições até 10 de junho: www.sympla.com.br/universofashionbh
Mais informações: www.instagram.com/universofashionbh

Foto: Divulgação


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