Eventos

Palestra com Deolinda Alice dos Santos - Festejo da Fé

Rua Gonçalves Dias, 1608 - Lourdes - BH

Centro de Arte Popular

31 3286 6711

Gratuito

Dia 23 de junho, quarta-feira às 19h


O livro digital Festejos da Fé – Do interior de Minas a Belo Horizonte, de Deolinda Alice dos Santos, realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte - Projeto 0246/2021, tem como objetivo uma maior divulgação das manifestações culturais tradicionais, contribuindo para a preservação e conservação da memória dos belo-horizontinos e do povo mineiro em geral. 

No que se refere a Belo Horizonte, a cada ano, a cidade atrai turistas interessados em conhecer seus pontos turísticos, alguns valorizados internacionalmente, como o conjunto arquitetônico da Pampulha. No entanto, progressivamente, passou a ser um destino valorizado também em função das festas. É por isso que a publicação contemplou os novos cenários, prestigiando e documentando o carnaval, as festas juninas, de Iemanjá, dos Pretos Velhos, homenagens a Nossa Senhora Aparecida, entre outros. 

 O que ficou evidente foi a diversidade. De janeiro a dezembro, Belo Horizonte é palco de muitas manifestações. Pode-se citar os festejos de Santos Reis, com os grupos de Folia de Reis e Pastorinhas, a Guarda de Moçambique Treze de Maio e outras 104 guardas de Congado, a procissão de Corpus Christi com tapetes de serragem na Avenida Afonso Pena, e outra procissão que atraia milhares de fiéis, a de São Cristóvão, entre outros.

A primeira edição A primeira edição do livro Festejos Tracionais Mineiros, de Deolinda Alice dos Santos, lançou um olhar inédito sobre o cenário e as manifestações culturais de Minas Gerais em sete regiões, respeitando os aspectos físico-geográficos, os processos históricos de povoamento e a colonização que ocorreram em diferentes épocas e que justificam a riqueza de costumes, danças, músicas, lendas, festas e outras manifestações da cultura típica

Com isso, o livro atendeu aos interesses e solicitações de educadores, estudantes, pesquisadores, promotores culturais, comunidade tradicionais, associações comunitárias e paroquiais e demais interessados em conhecer as manifestações culturais típicas do Estado e esgotou-se rapidamente.

Palestras Além da publicação, como contrapartida, a professora Deolinda Alice dos Santos, autora do livro, irá ministrar palestras em cinco centros culturais de Belo Horizonte nos bairros Padre Eustáquio, Lindéia Regina, Lagoinha, São Geraldo e Venda Nova e também na ASMG – Associação dos Surdos de Minas Gerais. Destinada a profissionais de turismo, estudantes, educadores, historiadores, artistas, produtores culturais e também ao público leigo, a palestra terá entrada franca e a presença de um intérprete de libras. Outra novidade é que o arquivo integral em PDF será disponibilizado no site da editora WWW.LUCCACULTURA.COM.BR e para inserção em sites de diversas entidades de fomento à cultura.

Deolinda Alice dos Santos Por mais de 30 anos, Deolinda Alice dos Santos viajou pelo estado, reunindo fotos, mapas, ilustrações e textos. Em 2011, todo esse material foi utilizado para a edição do livro Festejos Tradicionais Mineiros – Registros da Fé e do Folclore. O trabalho foi desenvolvido em parceria com o professor e turismólogo Vinicius Márcio Horta, responsável pelo copydesk dos textos. A nova edição conta com copydesk e projeto gráfico do Studio Ieda Ferreira.

Deolinda é graduada em História do Brasil e Pedagogia. Ao longo da sua carreira, atuou como professora, orientadora e consultora de cultura mineira e folclore. É membro da Comissão Mineira de Folclore e Comissão Ouropretana de Folclore, é contadora de causos e sobretudo, uma ouvinte e aprendiz da sabedoria popular, por crença.

 Mais informações: Lucca Cultura – 31.3286.6711/99108.9234 WWW.LUCCACULTURA.COM.BR


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.