Eventos

25ª edição do Festival de Inverno de Itapecerica

Itapecerica / MG

Associação Comercial e Industrial

Entrada Franca

12/07/19 (sexta-feira) a partir das 19:30


De 12 a 21 de julho de 2019 será realizada a 25ª edição do Festival de Inverno de Itapecerica, um dos eventos mais tradicionais e diversificados de Minas Gerais. A programação é toda gratuita, espalhada pelas principais praças e espaços culturais da cidade, e inclui apresentações musicais, exposições, oficinas e a tão aguardada segunda edição do Festival Literário de Itapecerica (Felita), que fez muito sucesso em 2018.

A cada edição, o evento reúne milhares de visitantes da cidade e também turistas de diferentes partes do país por conta de sua programação variada e valorização da cultura local. Apresentações teatrais, de dança, artesanato, circo, música clássica e artes visuais encantam a todos e uma das principais atrações este ano será a exposição em homenagem aos 25 anos do Festival, na Praça do Coreto.

A programação do Festival de Inverno tem como princípio mesclar artistas da terra e artistas de renome nacional. Por ser uma cidade de grande tradição musical, vale destacar as apresentações das corporações musicais itapecericanas, que há anos encantam o público: Corporação Musical Nossa Senhora do Desterro, Corporação Musical Nossa Senhora das Dores, Corporação Musical Santa Cecília e Corporação Musical Sagrado Coração. Também haverá atrações de pratas da casa em diversos estilos de música popular, academias de dança, apresentações de artes cênicas, literatura, exposições de artes visuais e artesanato.

No intuito de envolver toda a família, o evento oferece ainda uma grande variedade de atrações voltadas para o público infantil e também uma rica programação teatral, como as apresentações de circo do Grupo Atrás do Pano, com o espetáculo “Estórias Cantantes”; do Grupo Palcomédia, com a peça “Família Silva”; o espetáculo de contação de histórias com Rosana de Mont’Alverne; a Borrachalioteca sobre Rodas, com diversas atividades lúdicas; e também, vindo diretamente do Rio de Janeiro para Itapecerica, o Grupo Ciclomáticos, com espetáculo “O Cabaleiro Sertanejo”, de Ariano Suassuna; além de performances poéticas e muitas outras.

Para agitar ainda mais o público, foram convidados três grandes nomes do cenário musical nacional: as bandas Blitz, que se apresenta na sexta-feira (19/07, às 23h30), Skank, no sábado (20/07, às 23h30) e a cantora Alcione, que fará o grande show de encerramento no domingo (dia 21/07, às 22h). Os três shows serão realizados na Praça São Bento.

“Além de fomentar o turismo, o Festival de Inverno de Itapecerica movimenta a economia do município, aquece o comércio e a prestação de serviços. A programação valoriza muito os artistas locais e também traz representantes de renome nacional. Vale destacar as apresentações das corporações musicais itapecericanas, que sempre encantam o público, assim como o encontro de bandas de Itapecerica e região e as apresentações das academias de dança locais. Há atrações para todas as idades e gostos”, comenta Wirley Reis, prefeito de Itapecerica.

2º Felita

A segunda edição do Festival Literário de Itapecerica (Felita) será realizada entre os dias 16 e 19 de julho, terça a sexta-feira, com uma programação também intensa, com lançamento de livros de autores itapecericanos;café literário com performances poéticas e homenagens; oficina de contação de histórias e oficina criativa para crianças e jovens; teatro e cortejo “O Boi Bumbá”, com o Grupo Candura e a Cia. Teatral Renasceriana; apresentação do show musical “Festa do Povo”, com o grupo cultural Teto Preto; e ainda um bate-papo com a jornalista e escritora Leila Ferreira sobre “A arte de ser leve”, entre muitas outras atrações.

O Felita é organizado pela livraria Boutique do Livro e pelo Grupo de Educação, Ética e Cidadania (Geec), com apoio da Prefeitura Municipal de Itapecerica.

Um pouco de Itapecerica

A cidade de Itapecerica, conhecida como Cidade das Rosas, fica na região Centro-Oeste de Minas Gerais e sua população é de pouco mais de 22 mil habitantes. Nascida no final do século XVII, a cidade foi o décimo município criado na Capitania de Minas Gerais, hoje estado de Minas Gerais. A princípio, servia como local de descanso para os bandeirantes e exploradores de ouro que cruzavam a região com destino a Goiás. No início do século XVIII, o bandeirante Feliciano Cardoso de Camargo resolveu explorar na cidade, que até então era apenas ponto de passagem. A região era realmente muito rica em ouro e atraiu exploradores, que fixaram suas famílias no local e formaram um arraial. Em 20 de novembro de 1789, o arraial foi elevado à posição de vila e é nesse dia que se comemora o aniversário da cidade. No dia 4 de outubro de 1862 a vila foi elevada à condição de município que, em 1882, recebeu o nome de Itapecerica, que em tupi-guarani significa “pedra lisa e escorregadia".

O 25º Festival de Inverno de Itapecerica é realizado pela Prefeitura Municipal de Itapecerica e pelo Ministério da Cidadania / Governo Federal “Pátria Amada Brasil”. O evento conta com patrocínio master da Nacional de Grafite e patrocínio da Cemig / Governo de Minas “Governo Diferente, Estado Eficiente”. A gestão do Festival é feita pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes de Itapecerica e pela empresa Espaço Ampliar.

Foto: Divulgação


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.