Eventos

Festival de Inverno de Vilas e Favelas

Pelo Instagram @arebeldia, pelo FACEBOOK.COM/AREBELDIA, e pelo YouTube da produtora Casulo Cultura

Online

Gratuito

De 18 de julho a 2 de agosto


A 5ª edição do Festival de Inverno de Vilas e Favelas, promovida pela ONG Arebeldia, acaba de entrar em sua reta final e conta com uma série de atrações e novidades agendadas especialmente para esta semana. Até domingo (2 de agosto), crianças, jovens e adultos poderão assistir vídeo-aulas gratuitas com novas edições que ensinarão a tocar pandeiro, entender melhor o universo do hip hop e fazer bonecas artesanais e bolos deliciosos com receitas super fáceis.

A cada dia, o público poderá assistir uma atividade virtual diferente, com instrutores como o músico Marcos Suzano, membros do Família de Rua, a artesã Dulcinea do Carmo e a cozinheira Tia Meire (de Uberlândia). Tudo será transmitido gratuitamente pelo Instagram @arebeldia, pelo FACEBOOK.COM/AREBELDIA, e pelo YouTube da produtora Casulo Cultura, responsável pela produção do Festival.

As edições do Festival de Inverno de Vilas e Favelas sempre tiveram como foco o intercâmbio cultural da comunidade com outras partes da cidade. A proposta dessa troca tem como inspiração o poema “O morro e o asfalto”, do rapper Flávio Renegado, um dos fundadores da ONG, que incentiva a aproximação das classes sociais sem qualquer tipo de preconceito. No formato online, essa essência não mudou.

“Tivemos que nos readequar devido ao isolamento social, e isso deu certo. Elaboramos atividades diferentes com uma linguagem atual, buscando uma aproximação da juventude, e trouxemos para a plataforma digital um número considerável de artistas, palestrantes e convidados. O desafio é grande, mas sabemos que boas ações são fundamentais neste momento de crise”, destaca Danusa Carvalho, produtora cultural e também fundadora da ONG.

O evento começou no dia 18 de julho e vai até o dia 9 de agosto. A cada semana, a programação apresenta atualizações, novidades e novos episódios das vídeo-aulas das oficinas. Confira agora como as atrações serão organizadas até 2 de agosto:

Sábado (01/08)

Oficina gastronomia infantil

Horário: 10h

Tia Meire é uma cozinheira de mão cheia e é bastante conhecida em Uberlândia e cidades aos arredores. Dona de receitas de quitutes deliciosos e super querida entre as crianças, ela decidiu para fazer um vídeo exclusivo para o Festival de Inverno de Vilas e Favelas para ensinar a meninada a fazer de fazer biscoito sequilhos de um jeito fácil e divertido. Ela mostrará com carinho e de forma didática todos os ingredientes necessários para a receita (todos são bastante simples) e como será o passo a passo. A gravação será ideal para entreter os pequenos em casa, dando a eles uma atividade produtiva e, ao mesmo tempo, lúdica.

Palestras do Família de Rua sobre elementos que constituem a cultura hip hop

Horário: 15h

Ainda no sábado, o público poderá conhecer um pouco mais sobre a cultura hip hop com o grupo Família de Rua. A vídeo-aula ficará por conta do MC Monge, que vai falar sobre a função do MC no hip hop. O vídeo é ideal para quem busca aprofundar os conhecimentos sobre o universo do estilo, a sua importância, seus desafios e responsabilidades numa apresentação.

Domingo (02/08)

Circo Irmãos Simões

Horário: 16h

Nesse dia, o circo chega trazendo toda a sua magia. O público de todas as idades poderá conferir uma apresentação adaptada para o online do Circo Irmãos Simões com malabaristas, palhaços e mágicos para divertir a todos. A companhia é uma das mais tradicionais do Brasil e está na ativa há 150. Foi criado no século IXX pelo patriarca João Simões e hoje o circo já está em sua sexta geração, levando alegria, encantamento e leveza para todos os seus expectadores.

Sobre o Festival de Inverno de Vilas e Favelas

O Festival nasceu em 2016 por meio da ação do coletivo de voluntários da ONG Arebeldia e se destaca por ser o único festival de inverno assumidamente periférico do estado. Além disso, esse é o primeiro ano que a iniciativa foi contemplada pelo Fundo Municipal de Cultura. Nos outros anos, as edições foram apoiadas por parceiros, por meio de trocas de experiências, provocando o encontro entre as classes sociais.

Sobre a Arebeldia

A Associação AREBELDIA CULTURAL foi fundada há 11 anos na comunidade Alto Vera Cruz pelo rapper e ativista Flávio Renegado e pela produtora cultural Danusa Carvalho. A associação tem como objetivo incentivar a educação, a formação profissional e a participação comunitária de pessoas de baixa renda expostas às vulnerabilidades relacionadas às condições de moradia, baixa escolaridade e acesso restrito ao mercado de trabalho. Conheça mais sobre a história e os projetos no site: HTTPS://WWW.AREBELDIA.ORG.BR/

Foto: Divulgação


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.