Eventos

Espetáculo Circus – A Nova Tournée

No Facebook do Diversão em Cena (@diversaoemcena) e no Youtube da Fundação ArcelorMittal

Online

Gratuito

No dia 2 de agosto, domingo às 16h


No dia 2 de agosto, domingo, a Cia Circo de Bonecos (SP) apresenta seu espetáculo Circus – A Nova Tournée, em formato de live. A transmissão acontece com intérprete de libras, às 16h, no Facebook do Diversão em Cena (@diversaoemcena) e no Youtube da Fundação ArcelorMittal. Esta live tem a curadoria e produção da Lima Produções (BH/SP) com patrocínio da ArcelorMittal, e é viabilizada por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

No picadeiro, três saltimbancos apresentam números inusitados: a Família Ovos com equilibrismo, as Minhocas Trapezistas, o Árabe e seu Camelo abusado, a Mosca Dançarina e muitos outros bonecos fazem de tudo para divertir e entreter plateias de todas as idades. “A peça tem humor sutil e elaborado. Ela transcorre com uma sequência de quadros curtos onde nada dá certo: o homem-bala fica entalado no canhão, o dromedário foge do controle de domador, a mosca tenta improvisar um strip-tease, o faquir é um fiasco. É tão mágico quanto uma tarde no circo!”, explica Marcelo Carrusca, curador e produtor da Lima Produções.

Vencedor do Prêmio APCA 2000 de Melhor Espetáculo de Animação, “Circus – A Nova Tournée” com a peculiar linguagem cênica forte da Cia. Circo de Bonecos (1996), o espetáculo presta homenagem ao universo circense. Na montagem a palavra é substituída pelo gesto do clown e pela trilha musical circense, a partir da manipulação precisa de Claudio Saltini e Teka Queiroz, que faz os bonecos ganhar vida própria.

Em cena, uma mistura de fantoches, marionetes e bunraku – técnica na qual um mesmo boneco é manipulado simultaneamente por mais de uma pessoa. O diferencial é que os manipuladores ficam sempre à vista do público, deixando o espetáculo ainda mais divertido. “Apesar de ser um espetáculo dedicado às crianças, ele não se restringe somente ao público infantil. O roteiro foi construído de forma a envolver também os adultos”, explica Claudio Saltini.

Durante a live será disponibilizado um QR Code para realização de doações ao programa ARTE SALVA, que apoia artistas de Minas Gerais em situação de vulnerabilidade social no período da pandemia.

FICHA TÉCNICA

Elenco: Cláudio Saltini e Teka Queiroz | Criação e Roteiro: Cláudio Saltini, Marco Lima e Eduardo Amos | Direção Original: Eduardo Amos | Direção da Adaptação: Cláudio Saltini | Bonecos e Adereços: Marco Lima | Cenário: Cláudio Saltini | Trilha Sonora: Marco Lima

SOBRE A CIA. CIRCO DE BONECOS (SP)

Cia. Circo de Bonecos foi fundada por Saltini e sua esposa Teka Queiroz com a remontagem do espetáculo Circus Nova Tournée, cuja primeira versão, em 1996, foi criada por uma das mais importantes companhias de teatro de animação do Brasil: Cidade Muda. Este espetáculo deu início a pesquisa da Cia Circo de Bonecos no universo do Teatro de nimação, que vem resultando na criação de espetáculos, oficinas para formação de novos artistas e educadores e exposições dos bonecos da companhia. Estes trabalhos proporcionaram à companhia o reconhecimento de público e de crítica especializada.

Nesta primeira década de existência podemos citar alguns indicadores da qualidade e do reconhecimento dos trabalhos da Cia: cerca de 3.600 apresentações, nas principais capitais e em mais de 170 cidades do interior do Brasil, atingindo, aproximadamente, 1.800.000 espectadores; esteve em cartaz nos principais teatros dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, como o Teatro Alfa (SP), Teatro Folha (SP), Teatro do Shopping D. Pedro (Campinas/SP), Teatro do Leblon (RJ), Teatro Laura Alvin (RJ); participou dos mais importantes festivais de teatro de bonecos e de teatro para infância e juventude no Brasil; esteve por sete vezes na Mostra do SESI de Teatro de Bonecos e Formas Animadas e Viagem Teatral Infantil, Mosaico Teatral, FITO – Festival Internacional de Teatro de Objetos, Caravana Cultural, Virada Cultural, Circuito Cultural; e apresentou-se em todos os SESC's do estado de São Paulo.

Atualmente a Cia. Circo de Bonecos conta com a colaboração de seis artistas, entre eles: Sandro Gattone e Nilton Marques. Essa equipe é responsável pela pesquisa contínua na linguagem do Teatro de Bonecos e pela produção dos espetáculos, garantindo a constante qualidade nas produções da Cia. Circo de Bonecos.

Foto: Divulgação


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.