Eventos

Exposição "Damasceno & Dionísio – Tio Tonho"

Rua Curitiba, 1862 - Lourdes, Belo Horizonte

Errol Flynn Galeria de Arte

(31) 99889-1515

Gratuito

Até 25 de agosto de 2022


A Errol Flynn Galeria de Arte abre nesta segunda-feira, 8 de agosto, exposição coletiva dos artistas Damasceno e Dionísio-Tio Tonho. No total, 24 pinturas de Damasceno e 20 de Dionísio poderão ser apreciadas até 25 de agosto, de segundas às sextas-feiras, de 9 às 18 hs e aos sábados das 9 às 14 hs. Os dois artistas são mineiros e apresentam uma linguagem focada na valorização da cultura popular brasileira e construíram trajetórias vitoriosas.

Damasceno nasceu em Belo Horizonte em 1947 e faleceu em 2019. Sua descoberta para arte se deu na adolescência, após conhecer e trabalhar com a artista Marlene Trindade. Embora Marlene o incentivasse somente em 1974 Damasceno criou coragem de expor seus trabalhos, estimulado por Palhano Júnior, Diretor Social e Cultural do Minas Tênis Clube em Belo Horizonte. Damasceno participou de várias exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, inúmeros salões de arte, incluindo participação em bienais naifs, além de ter sido agraciado com vários prêmios como por exemplo o "Prêmio Talentos da Maturidade", categoria Artes Plásticas, do Banco Real. Suas obras podem ser encontradas em inúmeras coleções particulares e embaixadas e consulados de países como Canadá, Estados Unidos, França, Inglaterra, Japão, Alemanha, entre outros.

Antônio Dionísio da Cruz, nome artístico Dionísio Tio-Tonho, nasceu em Pitangui/MG, em 1937 mas veio morar em Belo Horizonte dois anos mais tarde. Infelizmente o artista veio a falecer na véspera desta exposição no dia 6 de agosto de 2022. Nos anos 70, Dionísio Tio-Tonho resolve dedicar-se à pintura, sem, no entanto, abandonar a profissão de marceneiro. Completou o curso primário, casando-se por volta dos 40 anos com uma professora bem mais jovem do que ele, com a qual teve duas filhas. A temática de Dionísio abrange o folclore, a vida rural, procissões e a rotina dos bares. O artista manifesta um verdadeiro gosto pelo boteco, pelo freguês no balcão e nas mesas, pelos casais dançando de rosto colado. Entretanto, essa afeição pela boemia não decorre de alguma afinidade pessoal, mas de sua postura de observador arguto: "Nunca bebi, nunca pus uma gota de álcool na boca, e adoro pintar bares, aquela gente caindo; mas esou sempre do lado de fora. Não sei se você já reparou meu trabalho mas eu enxergo tudo de cima. Não enxergo nada nem no próprio plano, nem no plano de baixo". O artista também contempla participação em diversos salões, exposições individuais e coletivas além de premiações por todo Brasil.

No texto de apresentação "Breve divagação sobre a arte moderna brasileira" publicado no convite da exposição, o jornalista Walter Sebastião acentua que "a expressividade e arrojo das obras dos artistas são tão explícitos que sugere mais: eles seriam os fundadores de um modernismo popular, matricial para toda cultura brasileira.  Que não pode e nem deve ser capturado por consideração "caridosa" e paternalista absolutamente imprópria à compreensão do que estes autores realizaram e significam. A exposição da galeria Errol Flynn, que reúne trabalhos de Dionísio Tio Tonho (Antonio Dionísio da Cruz) e Damasceno (José Damasceno Telles Camilo), convida ao conhecimento de dois artistas que, mais uma vez, reafirmam a potência radical da arte popular do Brasil". Por fim, Walter Sebastião releva alguns dos motivos da importância destes artistas: "Às vezes, encantado com o que pude ver dos autores, desconfiado com cronologias (regionais?) mais afeitas a marcos de pioneirismo do que a obras realmente realizadas, penso que só hoje temos um acervo realmente moderno em suas diferentes estéticas. Um "alto" modernismo que se iniciaria por volta dos primeiros anos da segunda metade do século XX e vai até os anos 1990, quando as novas tecnologias trazem transformações para a arte. E, importante, ainda devemos aos artistas populares o reconhecimento de que são eles que ostentam, sem timidez, as muitas liberdades, a contundência e as conquistas trazidas pela modernidade".

A relação completa das obras e suas respectivas descrições e todas as demais informações relativas à exposição podem ser acessadas no site www.errol.com.br ou através do QR CODE indicado abaixo.

Serviço: Exposição "Damasceno & Dionísio – Tio Tonho"
Local: Errol Flynn Galeria de Arte
Data: 8 a 25 de agosto de 2022
Horário: De segunda a sexta-feira das 9 às 18 h e sábados das 9 às 14 h
Endereço: Rua Curitiba, 1862, Lourdes -  BH /MG – 30170-127
Entrada franca
Estacionamento privativo

www.errol.com.br
[email protected]

Foto: Divulgação


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.