Eventos

Duo Confeitaria lança série de clipes com diretores de todo o Brasil

Transmissão: Youtube

On-line

Gratuito

dia 15 de setembro


O duo de post-rock instrumental Confeitaria, formado por Gabriel Murilo e Lucas Mortimer, se prepara para uma série de lançamentos. A dupla, que lançou o disco “Confins” em 2018, com shows nos festivais Transborda, Morrostock e uma turnê pelo sul do país, apresenta agora uma nova etapa do projeto. Atravessados pela pandemia, os músicos fazem, a partir do próximo dia 15 de setembro, a estreia de 5 videoclipes para as músicas do álbum, mais o lançamento de uma cerveja, que traz o nome da Confeitaria.

Com a participação de diretores de diferentes estados brasileiros, a produção dos videoclipes foi realizada à distância, já que a dupla reside em Belo Horizonte. A série de trabalhos foi proposta a partir de um conceito comum: usar imagens de arquivo das artistas audiovisuais convidadas, ou produzir novas imagens seguindo protocolos rígidos de segurança, para dar vazão às propostas estéticas e narrativas das diretoras.

Com sonoridade psicodélica, o álbum “Confins” é fruto de viagens por terra entre países fronteiriços do Brasil e imersões em locais ermos, longe do contato humano e tecnológico. Sua sonoridade é reflexo de experiências que envolvem “limites” e “continuidades”, entre o campo e a cidade, mente e paixões, corpo e natureza. Assim, as imagens dos clipes dialogam com esses sons e, também, com o atual contexto político e histórico mundial.

Na lista de diretores estão: Leticiahf, de Curitiba/PR, que já produziu clipes para Tuyo e Mulamba; Ana Moraes, de João Pessoa/PB, que já realizou vídeos com Pablo Vittar e Francisco El Hombre; Thiago Dezan, de Cuiabá/MT, fotógrafo e documentarista, integrante da Agência Farpa, co-fundador da Mídia Ninja, hoje cinegrafista na Comissão Interamericana de Direitos Humanos; Paula Dante, de Belo Horizonte/MG, cinegrafista e editora que já produziu clipes para o violonista Luis Leite e o festival “Inhotim em Cena”; e o premiado grupo de teatro mineiro Pigmentar Companhia, de Allan Calisto, Dudu Melo e Vinícius Guedes, com forte trabalho na luta antirracista e pela inclusão de pessoas cegas.

Junto com a série de videoclipes, que estreia no dia 15 de setembro, às 18h, no YouTube da Confeitaria, com o clipe da música “Lollipop”, o duo lança também uma cerveja artesanal, em parceria com a Cervejaria Rup Beer, de Matozinhos. O lançamento da bebida é na sexta-feira, dia 17. Nas semanas seguintes, serão lançados também vídeos para as canções “Brisa”, “No Fio da Navalha”, “Genki Dama” e “Granadilla”.

Vale lembrar que todos os clipes lançados contam com audiodescrição, destacando o caráter de acessibilidade dos trabalhos. Para a sua realização, o projeto contou com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, por meio do apoio de pessoas físicas e empresas.

 

SOBRE DUO CONFEITARIA

O duo de post-rock instrumental formado por Gabriel Murilo e Lucas Mortimer têm dois álbuns lançados “Enero” (2016) e “Confins” (2018), já circulou por mais de 30 cidades do Brasil e da América do Sul, e se apresentou em importantes festivais: Morrostock (2018), Transborda (2018), Música Quente (2019), Céu Aberto (2018, 2016), Lado BA (2016) e Festival de Inverno de Guaranhuns/PE (2019).

Entre a Patagônia e a Serra do Espinhaço, o mais recente álbum “Confins” apresenta sonoridade psicodélica, reflexo de experiências em limites e continuidades entre campo e cidade, mente e paixões, corpo e natureza.

 

SOBRE OS VIDEOCLIPES

Lollipop - Imagens de uma mulher dançando em vários locais - externos, fechados, durante o dia e à noite - são apresentadas alternadamente, em momentos de alegria, euforia e também de introspecção, retratando um estado amplo de “estar bem consigo mesma”.

Produzido por LETICIAHF, de Curitiba/PR, @leticiahf, produtora cultural, comunicóloga, fotógrafa e diretora de videoclipes. Sua contribuição para a música começou em 2016, com a criação da HAI Studio, projeto de produção audiovisual para a música. Entre 2017 e 2020, integrou a equipe da banda Tuyo, como produtora executiva e de conteúdo. Em 2019, fundou o RROOMM, plataforma de conteúdo musical contemporâneo, atuando como produtora executiva e diretora criativa.

Brisa - O enredo deste clipe é um percurso por várias emoções, num contexto global de intempéries e sensações humanas, o qual é visitado pelo espectador, como que em uma brisa inconstante passando pelas situações.

Produzido por Ana Moraes, diretora de fotografia, editora, produtora e roteirista da Moviola Mídia Livre, @moviola, em João Pessoa/PB. Ana já produziu clipes para Pabllo Vittar e Francisco El Hombre.

No Fio da Navalha - A tensão da música é abordada com imagens que retratam o atravessamento de limites da existência humana. Gravado na penitenciária de Segurança Máxima Izalco, em El Salvador, em dezembro de 2019, os privados de liberdade utilizam máscaras, pois há um surto de tuberculose. Na cena há 94 detentos numa cela feita para 28.

Produzido por Thiago Dezan, @thiagodezan, de Cuiabá/MT, fotógrafo e documentarista, integrante da Agência @farpa co-fundador da @midianinja e já produziu conteúdos para The Washington Post, AJ +, The New York Times, The Intercept. Atualmente é cinegrafista na Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

Genki Dama - O ponto central do clipe é a transformação. E duas coisas permeiam essas transformações: cores diferentes de tinta, óleo e água se misturando e metamorfoseando, e um corpo se contorcendo e se modificando a cada movimento. A luz incide diferente a cada canto que este corpo percorre de sua casa.

Produzido por Paula Dante, @pauladante, de Belo Horizonte/MG, cinegrafista e editora. Atualmente é autônoma, com foco em trabalhos de publicidade, arquitetura e design. Já produziu clipes para o violonista Luis Leite e, recentemente, participou como uma das cinegrafistas do festival “Inhotim em Cena”.

Granadilla - Fruta da paixão é como algumas culturas chamam o maracujá. Em um trocadilho, a canção faz referência a este sentimento humano, invocando a fruta como nomeada na Colômbia e outros países latinoamericanos. A música é ilustrada pelo poema “A Paixão”, de Luísa Bahia, e o enredo do clipe ilustra este sentimento que move a humanidade. Contará com a participação do elenco da premiada peça “Glauco”, da companhia Pigmentar, de Belo Horizonte, que usou a música como parte de sua trilha sonora.

O nome “Pigmentar” vem da doença “retinose pigmentar” que levou Dudu Melo à cegueira, além da ideia de “pigmento de cor” trazido pelo ator e diretor negro, Allan Calisto. A proposta de Allan e Dudu é que a Pigmentar Companhia atue como uma plataforma artística, onde possam se agregar diferentes artistas, em diferentes linguagens. Com o espetáculo “Glauco”, a Companhia participou de festivais como: Virada Inclusiva de São Paulo, Segunda Preta, Mostra de Arte Negra Aquilombô, Mostra InMinas, Festival Primavera do Espaço Luiz Estrela, Verão Arte Contemporânea, Mostra Reencontro - Galpão Cine Horto, entre outros. Nesta trajetória, a companhia foi contemplada com Prêmio Arte Inclusiva, concedido pela Secretaria de Inclusão Social de São Paulo.

 

SOBRE CERVEJA CONFEITARIA

Fruto de uma parceria que celebra música, cerveja e arte, surge a edição especial da cerveja Sapiens APA, que leva o nome do duo de post-rock Confeitaria e a pintura de Priscila Amoni no rótulo. A Sapiens APA é uma cerveja American Pale Ale da Cervejaria Rup Beer. Tem cor âmbar, aroma frutado e suave amargor. É produzida em Matozinhos, MG, e inspirada nas pinturas rupestres da região.

O rótulo da cerveja apresenta “Plegaria”, quadro de Priscila Amoni que é uma das criadoras do festival CURA de arte urbana. Amoni também fez a capa do primeiro disco da Confeitaria, Enero de 2016. A obra foi feita a partir de uma estátua de mesmo nome, que existe em um parque em Buenos Aires e representa uma índia Tehuelche - antiga etnia ameríndia da Patagônia - em estado de oração ou plegaria. A cerveja é produzida em Matozinhos/MG pela cervejaria Rup Beer: instagram.com/cervejariarupbeer

 

SERVIÇO

Lançamento do clipe “Lollipop”

Dia 15 de setembro, às 18h, no canal do YouTube do Duo Confeitaria

https://linktr.ee/confeitaria.musica

https://www.youtube.com/channel/UCjcNaFW45jU8DE1DMbJCxrg

Lançamento da Cerveja Confeitaria dia 17 de setembro

Pedidos pelo número (31) 98621-5054 (Rup Beer), entrega em Belo Horizonte, Contagem, Matozinhos, Pedro Leopoldo e região.

Foto: Moviola Midia Livre


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.