Eventos

Grupo Popular Caboclo Surubim - Cantigas de roda, danças e versos

Canal da Diretoria de Ação Cultural da UFMG, no YouTube

Online

Gratuito

Dia 15/9, às 19h


O grupo de cultura popular Caboclo Surubim, constituído por residentes das comunidades quilombola de Poções e Porto Alves, apresentam-se no Circuito Cultural UFMG da próxima quarta-feira, 15 de setembro. A apresentação acontece às 19h, no canal da Diretoria de Ação Cultural da UFMG no YouTube (youtube.com/culturaufmg). O evento integra as comemorações dos 25 anos do programa Polo Jequitinhonha UFMG e conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Chapada do Norte. Até o dia 30, shows e rodas de conversa celebram a região do Vale e o aniversário do programa. Saiba mais em www.ufmg.br/cultura.

O grupo Caboclo Surubim existe desde 2012, na zona rural de Chapada do Norte, município do Médio Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. Contudo, suas apresentações remontam a tempos ancestrais, com cantigas de roda, danças e versos que foram aprendidos em transmissão oral e repassados de geração em geração dentro dos quilombos.

Corina Costa, uma de suas fundadoras, conta que o nome do grupo se refere a um local de redemoinho e muito profundo no rio Araçuaí, que corre à margem dos dois quilombos. Ao todo, são 40 mulheres e homens de todas as idades, que brincam e cantam a força e beleza da natureza e da cultura que os rodeia.

Polo Jequitinhonha

Completando 25 anos de existência em 2021, o Programa Polo Jequitinhonha UFMG nasceu com o objetivo de articular as iniciativas de desenvolvimento regional da Universidade no Vale do Jequitinhonha. Ao longo desse período, desenvolveu mais de 120 ações de ensino, pesquisa e extensão com a população da região, atuando nas mais diversas frentes: saúde, educação, cultura, comunicação, desenvolvimento e geração de renda, direitos humanos e meio ambiente. Ao privilegiar os saberes e a mobilização dos moradores locais, o Polo criou uma rede de articulação na qual os próprios habitantes da região são os agentes das mudanças sociais.

Programação comemorativa

15/9, às 19h | Grupo Popular Caboclo Surubim - Cantigas de roda, danças e versos

16/9, às 19h | Roda de conversa Cultura e Artesanato do Vale do Jequitinhonha - Convidados: Angela Freire (Araçuaí); Adriane Coelho Drica (ARCA/Chapado do Norte); Terezinha Maria Furiati (UFMG); Bárbara Alencar (UFMG) e Luidy Siqueira Santos (UFMG). Moderação: Roberto Nascimento (UFMG)

23/9, às 19h| Roda de conversa Formação e experiências discentes no Programa Polo Jequitinhonha - Convidados: Emanuela São Pedro e Conrado Moreira. Moderação: Daniel Reis Silva (UFMG)

24/9, às 18h30 | Micropeça teatral Ô Bença! - Baixo Centro [En]Cena - Atuação: Bya Braga. Direção: Alexandre Brum Côrrea

29/9, às 19h | Mini-documentário Viver o Jequitinhonha - Direção: Felipe Matos

30/9, às 19h | Roda de conversa Programa Polo Jequitinhonha 25 anos: trajetórias e atuação - Convidados: Marcos Lemos (ALMG), Márcio Simeone Henriques (UFMG) e João Antônio de Paula (UFMG). Moderação: Maria das Dores Pimentel Nogueira (UFMG)

Foto: Divulgação


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.