Eventos

Exposição Retornamento de Braulio Bittencourt

Rua Alagoas 851 - Savassi - BH

Attelier Savassi 851

(31) 988010149

Livre

dia 17 de outubro, das 13 às 15h, e ficará em cartaz até 12 de dezembro e de segunda a sábado das 11 às 14:30h


Retornamento é a nova coleção de pinturas de Braulio Bittencourt em cartaz no Attelier Savassi 851 marcando um retorno às exposições após mais de meio ano de reclusão. Retornamento quer dizer retorno, fazendo alusão a uma retomada ou reinício a partir de um ponto já visitado. Nesta exposição Braulio Bittencourt mostra a sua produção artística realizada durante a pandemia. Admirador dos conceitos da física quântica, que já foram fonte de inspiração da sua exposição individual Paralelo Quântico que celebrou a inauguração da P.S. Galeria em Belo Horizonte, novamente o artista busca nesta temática a ponte para restabelecer a conexão com a pintura. O artista brinca com a multiplicidade de planos no aqui–agora, usando a superposição de cores para indicar simultaneidade de existências, indicar trilhas alternativas e explorar possibilidades de escolhas. Linhas paralelas que parecem gritar pelo reencontro, mas que precisam prosseguir no isolamento e recriar seu significado no mundo. Linhas que parecem aprisionar e tolher a passagem. Ilhas apartadas que clamam por conexão à unidade. Elementos e partes que flutuam na vastidão do universo ao sabor do ornamento do caos. Retornamento é um convite para cada um vivenciar o seu momento presente.

Braulio Bittencourt tem uma trajetória artística marcada pela celebração da vida e das cores. O artista descreve suas pinturas como “prece por elevação buscando a beleza que vem da fonte da vida”. O crítico de arte Werner Krapf comenta que “Braulio Bittencourt se mostra, através do seu percurso criador, um artista que vem buscando uma coerência expressiva que se alimenta de um senso profundo de necessidade de busca interior como fonte de autoconhecimento e de sublimação do ser. Neste sentido, há uma retroalimentação entre expressão artística e sua senda interior que se manifesta através de uma intensa pesquisa colorística. Há, em todas suas séries, uma constante no uso profícuo da cor e sua relação com a luz. Algumas de suas obras se mostram tão indeléveis e luminosas, que se tornam como vias de meditação transcendental, pois são capazes de nos suscitar estados de espírito que enlevam e nos conduzem a patamares de contemplação próximos das práticas de meditação espiritual. Suas temáticas confluem, da mesma forma, a preocupações próprias de quem se utiliza das ferramentas que lhe são próprias, no caso, da expressão da arte, para refletir sobre seu ser-estar-no-mundo e utilizar de seus frutos como elemento motivador para transcender seu estado de ser ao mesmo tempo em que oferece ao espectador a materialização de seu processo de crescimento interior”.

A exposição será inaugurada dia 17 de outubro, das 13 às 15h, e ficará em cartaz até 12 de dezembro de 2020, podendo ser conferida à Rua Alagoas 851 no Attelier Savassi 851 que oferece primorosa gastronomia, de segunda a sábado das 11 às 14:30h.


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.