Eventos

Litografia – Lotus Lobo - Galeria de Arte do CCMTC

Rua da Bahia, 2.244, CF5 – Lourdes - BH

Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube

(31) 3516-1360

Entrada Gratuita

17 de outubro/18 a 13 de janeiro/19.


Entre 17 de outubro e 13 de janeiro de 2019, a Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube (CCMTC) recebe a exposição “Litografia – Lotus Lobo”, que reúne matrizes litográficas de pedra e zinco e obras de diversos períodos da trajetória artística de Lotus. Com mais de 50 anos de carreira, a premiada artista belo-horizontina tem obras em museus do Brasil e da Europa e já apresentou seu trabalho em mais de 40 exposições coletivas e individuais. A mostra pode ser visitada de terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h.

Lotus Lobo escolheu a litografia de forma natural. “Conheci o ateliê de litografia da escola Guignard, na década de 1960, quando a Imprensa Oficial levou sua oficina de litografia para lá. Em 1963, conheci o artista litógrafo João Quaglia em um curso que ministrou em BH. Em 1966, já lecionava a técnica”, relata.

Na exposição, será possível observar o trabalho de Lotus na apropriação dos desenhos das embalagens antigas,ressignificando-os para o campo da arte, observando aspectos do design, como tipologia, cores e estilos. A fusão da arte com a marca comercial é traço do trabalho de Lotus há mais de 50 anos, inserindo um diálogo com a pop art (movimento artístico da década de 1950).

Vitor Gorino, professor da Unicamp, afirma que Lotus reconhece valor estético em diferentes objetos comerciais. “Ela se apropria deles na criação de suas obras, através de sobreposições de fragmentos das marcas industriais. Portanto, promove o trânsito das imagens de rótulos de produtos ao ambiente das artes”, constata.

André Rubião, diretor de Cultura do Minas, destaca a presença do acervo na Galeria do CCMTC. “Pela primeira vez, o espaço recebe uma mostra completa de litografias, com um acervo tão importante. Lotus Lobo apresenta um trabalho que remete às lembranças de tempos que vivemos, ou não, por meio de recorte de embalagens antigas”, afirma.

Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:
Facebook: /mtccultura
Instagram: @mtccultura

  Foto: Lucas Galeno


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.