Eventos

Grupo Folclórico Lavadeiras da Prainha – Reconhecendo as Origens

Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias

Auditório do Memorial Vale

gratuito

Data: 10 de novembro (sábado) Horário: 15 horas


Um grupo formado por vinte senhorinhas vai sair de São Gonçalo do Rio Abaixo, no dia 10 de novembro, sábado, especialmente para apresentar, às 15h, no Memorial Minas Gerais Vale o show: “(Re) Conhecendo as Origens”, em que elas cantam, dançam e encenam o antigo ofício de lavar roupas na beira do rio. Elas integram o Grupo Folclórico Lavadeiras da Prainha, formado por idosas com idades entre 60 a 82 anos, acompanhadas pelas Lavadeiras Mirins, que são crianças e adolescentes. No repertório, músicas compostas durante as vivências das mulheres que antigamente lavavam roupas nas águas do Rio Santa Bárbara, que corta São Gonçalo do Rio Abaixo. O evento é gratuito, com entrada sujeita a lotação. O Memorial Minas Gerais Vale fica na Praça da Liberdade, 640, esquina com Gonçalves Dias. Interessados devem retirar senhas uma hora antes da apresentação.

 

“A ideia de ter as crianças junto com as idosas é para preservar e transmitir a tradição. Algumas delas já foram realmente lavadeiras da beira do rio, num local em São Gonçalo do Rio Abaixo chamado Prainha. Hoje esse ofício, em que elas lavavam roupas delas e para outras pessoas, não existe mais. Enquanto trabalhavam, cantavam e conversavam. Essas histórias têm sido contadas para as meninas do grupo mirim e são encenadas na apresentação. É uma forma de preservar a memória dessas tradições antigas do povo. E o encontro de gerações faz muito bem ao grupo, traz alegria”, explica uma das coordenadoras do Lavadeiras da Prainha, Silvana Teixeira da Costa.

 

Duas músicas do repertório foram escritas pelas integrantes do Lavadeiras da Prainha - Maria Fernandes Honório e Genivalda Zeferina de Souza. Outras músicas são da senhora Geraldina Antunes Rodrigues, já falecida, e que deixou importante legado cultural. Elas são acompanhadas por um acordeonista e também por um percussionista. Bastante reconhecido na região do Médio Piracicaba, o Lavadeiras da Prainha se apresenta em festas folclóricas, religiosas e escolares. O grupo foi fundado pela Associação do Bem Viver Terceira Idade (ABEVITI) de São Gonçalo do Rio Abaixo em 2009. A entidade promove diversas atividades culturais e sociais de promoção do bem-estar físico e social para as pessoas dessa faixa etária.

 

O evento integra o projeto Gerais Cultura de Minas do Memorial Minas Gerais Vale, que visa valorizar artistas e tradições da cultura mineira. O projeto Lavadeiras da Prainha “(Re) Conhecendo as origens” é um dos contemplados pelo Edital Reconhecer da Fundação VALE em 2017.

 

Link para o vídeo:

https://drive.google.com/file/d/1kghtUh8PPy1y82axPROSfR0aQES08QQD/view?usp=sharing

Foto:  Fernando Martins 


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.