Eventos

E Agora Maria? Exposição de Zi Reis

Rua Tomé de Souza, 1418 - Savassi

Galeria da Aliança Francesa

(31) 3291.5187

Consultar

29/11 a 20/12


E se Maria também fosse, o tempo todo, a personagem central das histórias? E se o sujeito existencialista mais famoso da poética de Carlos Drummond de Andrade fosse uma mulher? E se a arte, o pensamento, a política contemplassem igualitariamente a existência feminina na construção da realidade? Provocando o universo dessas perguntas, a exposição “E Agora Maria?”, da ativista e artista visual mineira Zi Reis estreia na próxima quinta-feira (29) em Belo Horizonte, na galeria da Aliança Francesa, com entrada franca. O trabalho, composto por 17 obras em vários formatos, é uma reflexão sobre o corpo feminino como espaço de resistência, insubmissão e transgressão.

Motivada pelo momento político e social que as mulheres atravessam no país, Zi Reis reuniu um conjunto de pinturas, instalações, vídeos, fotografias, frames e poemas. A exposição marca o oitavo e último evento da da programação anual da galeria Georges Vincent, com o tema geral “Arte na Luta”. As obras ponderam sobre temas como violência doméstica, feminicídio e trabalhos de cuidado no lar e com a família. Por meio de memórias pictóricas e autobiográficas, intervenções sobre frames de vídeo, fotografias em uma ocupação urbana de Belo Horizonte, a artista provoca, ainda,o questionamento sobre os padrões de beleza muitas vezes impostos aos corpos femininos.

A abertura da exposição acontece às 19h e contará com um sarau de poesia. Entre as poetisas convidadas estão Norma souza, Vênus, Thais Kauls e Lelê Cirino. As obras estarão expostas para o público até o dia 20 de dezembro, de segunda a sábado. A entrada é franca. A exposição “E Agora Maria?” é uma realização da Aliança Francesa Belo Horizonte, dentro do projeto “Arte na Luta”. Tem apoio da Embaixada da França no Brasil e Instituto Francês e apoio Institucional do FIQ! E Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

“Há muito tempo as mulheres vêm se organizando e lutando para terem seus direitos reconhecidos, desde a luta pelo voto e pelo ingresso em escolas e universidades, até para decidir sobre os rumos de seu próprio corpo. Meu trabalho atravessa todas essas questões. É uma representação sobre o que é ser mulher, sobre a violência e a dor, sobre os laços de família e sobre o empoderamento feminino”, descreve Zi Reis.


SOBRE A ARTISTA

Zi Reis é artivista (artista + ativista) visual, poeta, produtora cultural e arte-educadora. Graduada em Artes Visuais, com habilitação em Pintura, pela Escola de Belas Artes da UFMG, tem também formação em Direção e Produção Audiovisual pela Escola de Arte e Tecnologia Oi Kabum! BH. Seu

trabalho transita por múltiplas áreas, especialmente arte urbana, fotografia, cinema, pintura, performance e escrita literária. Integra os coletivos Pé vermelho, Amargem crew e Filme de Rua.

Foto: Divulgação


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.